quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. 1º - 1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje estaremos iniciando a temática acerca do GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica). O QUE REPRESENTA ESTE ORGANISMO NO SEIO DE NOSSO MOVIMENTO ECLESIAL? Como temos a ciência é a CÉLULA, é a base fundamental. Cosntituído por três elementos básicos, a saber: 1) NÚCLEO; 2) REUNIÃO dE ORAÇÃO; e 3) GRUPO de PERESEVERANÇA. O objetivo priordial do Grupo será o de proporcionar um concreto e vivo PROCESSO de RENOVAÇÃO ESPIRITUAL (PENTECOSTES PESSOAL), que consiste em uma verdadeira METANÓIA, ou seja, uma MATURIDADE DA VIDA CRISTÃ pelo ESPÍRITO SANTO em relação à DEUS, ao PRÓXIMO (Família, Igrejae Comunidade) e CONSIGO MESMO: "... Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância ..." (Jo 10, 10b). Na verdade o que mais representa o GRUPO de ORAÇÃO, é o sentido de COMUNIDADE. Está presente em vários ambientes existentes em nossa sociedade (diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência, etc), e possui um contexto de ORAÇÃO, PARTILHA e EXPERIÊNCIA do BATISMO no ESPÍRITO SANTO. A constituição de suas reuniões será baseada nos momentos espontaneos de alegria, meados de orações de Louvor e uma Evangelização Querigmática. Desta forma, promovendo a cada constituinte seu, uma nova experiência de SER IGREJA, moldando-o no espírito de comunhão, participação, obediência e serviço, favorece seu ingresso em sua Diocese ou Paróquia.
"... Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor..." (Col 3, 23-24). CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!



Segundo o preceito da palavra acima, observamos a figura importante de um ente que será embuido de direcionar os caminhos do GRUPO de ORAÇÃO diante do Projeto Divino de EVANGELIZAÇÃO do Povo de DEUS. Será o COORDENADOR do GRUPO o responsável em velar pelo patrimônio singular da Vida de Oração na Igreja, através de seu TESTEMUNHO  de ORAÇÃO, de ESPERANÇA fundada e SOLICITUDE cuidadosa em sua própria vida. Cujo o objetivo será de revelar e aplicar na vida dos seus irmãos uma renovação espiritual, por intermédio da meditação da palavra de DEUS. Desta forma, já podemos caracterizar a figura do Coordendor como uma pessoa que tenha: "intimidade com DEUS; intensa vida de oração e de escuta". Portanto, fica claro que seu maior TESTEMUNHO é o de ORIENTAR e CONDUZIR, jamais dominar, ou querer fazer tudo (AUTORITÁRIO). Pois no processo de Oração e Escuta, o Coordenador recebe direcionamentos a partir do Modelo maior de Líder, JESUS CRISTO, que esteve sempre à serviço para AMAR (Mt 20, 25-28), e tornar o GRUPO uma só unidade: "... Para que todos sejam um, assim como tu, PAI, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em NÓS e o mundo creia que TU me enviaste ..." (Jo. 17, 21).
Desta forma define Alírio J. PEDRINI: "... A sabedoria do Coordenador alimenta-se permanentemente de sua experiência de DEUS e do relacionamento pessoal e profundo com ELE ... Aliás, a experiência de DEUS PAI, de JESUS vivo e do ESPÍRITO SANTO é o fundamento da vida cristã e a graça maior do batismo no ESPÍRITO SANTO ..." (Grupos de oração, p. 25-26). Traduzindo, o coordenador necessitará pedir os Dons do ESPÍRITO (Sabedoria, Entendimento e Discernimento).
Outro fator importante é que observe outros coordenadores e troque experiências, visitando outros grupos para absorver os frutos da oração comunitária de maneira mais livre. Por isto, a característica primordial da Coordenação é a UNIDADE. Em que o Grupo de Oração deve possuir um Coordenador e um Núcleo de serviço, que devem trabalhar em conjunto. Em resumo, afirmamos que o coordenador é um Líder: "... Não fostes vós que me escolhestes, mas EU vos escolhi a vós e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. EU assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao PAI em meu nome, ELE vos conceda ..." (Jo 15, 16).




Desta forma poderemos caracterizar a figura do Coordenador como:
1) Aberto, acolhedor, não se abate facilmente, é artífice da unidade e da paz (2ª Tm. 1, 6- 9);
2) Organizado, obediente, de boa intenção (Bc. 6, 59-62);
3) Tem consideração com os outros (1ª Ts. 5, 12-13);
4) Caminha no ESPÍRITO (GI. 5, 24-26);
5) Trabalha em equipe;
6) Tem domínio;
7) Tem zelo, ordem, compromisso e pontualidade;
8) É conhecedor da doutrina da Igreja.
São ações primordiais advindos desta Liderança:
a) Oportunidade a todos;
b) Apoio e reconhecimento;
c) Formação de servos líderes;
d) Abertura às mudanças (Rm 12, 2);
Como enfatizamos, é na unidade da coordenação com seu núcleo de serviço que advirão o crescimento do Grupo de Oração. Por isto, deve efetivar:
I) Usar criatividade nas reuniões de oração;
II) Proporcionar seminários, retiros de primeira experiência, aprofundamentos de finais de semana;
III) Encaminhar para eventos da RCC e outros;
IV) Aproveitar todas as oportunidades para o crescimento, a perseverança e a santidade;
Espero que este início da nossa FORMAÇÃO SOBRE GRUPOS DE ORAÇÃO possa auxiliar na condução e desenvolvimento desta célula primordial do Movimento Eclesial da RCC. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com