sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CAMINHOS PARA A SANTIDADE (1ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, concluindo o 3º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos falar sobre os OS CAMINHOS PARA A SANTIDADETais Caminhos transcorrem exatamento dentro da Igreja, que é santificada por CRISTO (UNIÃO), e o sendo, torna-se SANTIFICANTE. E por tal fator, poderemos adquirir nossa Santidade pela Graça de DEUS, pois na Igreja está depositada os meios de salvação (CIC, n.º 824).
Desta feita, os Caminhos de santidade e de salvação, podemos citar: os Sacramentos, a Palavra de DEUS, a Oração, os Sacramentais, as Obras de Misericórdia, os Atos da religião, etc. Os Sacramentos são a expressam máxima na COMUNICAÇÃO dos Dons de DEUS na Obra da Criação, na Redenção e Santificação. Será através destes que nos tornamos renascidos, como "FILHOS de DEUS" (Jo. 1,12; 1ª Jo. 3,1), "PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA" (2ª Pd. 1,4). Tendo ciência desta nova vida, somos chamados a levar uma 'vida digna do Evangelho de CRISTO' ( Fl. 1,27), e a conquistamos perante o recebimento dos Sacramentos e pela oração, na graça de Cristo e dos Dons do ESPÍRITO SANTO (CIC, n.º 1692). Portanto, os Sacramentos fundamentam-se na pessoa de JESUS (Alfred LAPPLE, Nossa fé está mudando?, p. 144). E, assim o sendo, age pelos sacramentos (instituídos) para comunicar a sua graça. Desta feita, os SACRAMENTOS SÃO SINAIS SENSÍVEIS, ACESSÍVEIS  a cada um de nós, que realizam eficazmente a GRAÇA PLENA, em virtude da ação de CRISTO e pelo poder do ESPÍRITO SANTO. CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!
 
Será nos SACRAMENTOS que JESUS age pelo ESPÍRITO SANTO e para a Igreja. Eis a missão de salvação confiada aos apóstolos e através deles (sucessores) que recebem o ESPÍRITO SANTO de JESUS para agir em Seu nome e na Sua Pessoa. Assim o Ministro ordenado é o elo sacramental entre a Ação Litúrgica, os Apóstolos, e CRISTO (Fonte e fundamento dos sacramentos - CIC, n.º 1120). Disto entendemos que o SACRAMENTO é realizado pelo poder de DEUS. Será na execução do Sacramento, conforme a intenção Eclesial, acontece a emanação do PODER de JESUS e do ESPÍRITO SANTO, independentemente da santidade pessoal do ministro. Entretanto, para a eficácia plena dos frutos dos mesmos, dependem da disposição (preparação) de quem os recebe (Idem, n.º 1129).
Constituindo-se SINAIS perceptíveis da GRAÇA de DEUS, os SACRAMENTOS destinam-se à santificação dos homens, à edificação do Corpo de CRISTO e à adoração a DEUS (CONCILIO ECUMÊNICO VATICANO II, Sacrossanctum Concilium, n. 59 - CIC, n.º 1120). A forma desta execução acontece por AÇÃO do próprio ESPÍRITO de DEUS que transforma a vida de quem é submetido ao seu poder (CIC, n.º 1128), santificando todas as coisas, levando à plenitude a obra de CRISTO (Idem, n.º 2818). Portanto, de forma indiscutível, os "SETE SACRAMENTOS atingem todas as etapas e momentos da vida do cristão (Origem, Crescimento, Cura e Missão.” (CIC, n.º 1210).
Desta feita, estarão dispostos os SACRAMENTOS da seguinte forma:
1) SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ (Batismo, Confirmação e Eucaristia): São lançados os fundamentos da Vida cristã, recebe-se a Vida nova em CRISTO. Emanam-se vocações diversas: vocação à santidade e a missão de evangelizar o mundo. Conferem as graças necessárias à vida segundo o Espírito nesta vida de peregrinos (Ibid, n.º 1212);
2) SACRAMENTOS DE CURA (Reconciliação e Unção dos Enfermos): Tendo o poder de restabelecer nossas almas e corpos, JESUS desejou que sua Igreja continuasse, na força do ESPÍRITO SANTO, sua obra de Cura e de Salvação (CIC, n.º 1421);
3) SACRAMENTOS DO SERVIÇO DA COMUNHÃO (Ordem e Matrimônio): Eles estão ordenados a salvação de outrem, contribuindo para a salvação pessoal. É através do serviço aos outros, que eles agem. Conferem uma missão particular na Igreja e servem para a edificação do Povo de DEUS (Idem, n.º 1534). Na próxima semana declinaremos especificamente sobre estes tipos de "SACRAMENTOS". QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com