terça-feira, 17 de janeiro de 2012

ARMADILHAS DA VIDA! EXISTEM??? (1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Adentremos em nossa FORMAÇÃO PESSOAL. A nossa vida se desenrola em uma eclética e variada gama de situações, que podem nos proporcionar um amadurecimento ESPIRITUAL, SOCIAL E PSICOLÓGICO. Logicamente, desde que EU POSSA RESGATAR e ANALISAR tais situações. Entretanto, tais momentos podem se tornar em minha vida como VERDADEIRAS ARMADILHAS. Pois, em vez de alavancar minha história em direção a um caminho de vitória e felicidade, apenas a amordaçam-na. Serão estas as conhecidas, no meio psicologico e pedagógico, as armadilhas mentais, que são construídas sem a nossa percepção e conssentimento, e que formam a personalidade humana.

Tais armadilhas da mente humana, possuem como objetivo premente bloqueiar a capacidade de viver em harmonia, tudo isto gera distúrbios dos mais diversos tiposSão em número de 04 (quatro) as armadilhas A primeira é o CONFORMISMO que é a arte de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades psíquicas, sociais e físicas. O Teor deste tipo de Aramadilha,  coloca a pessoa como INEPTAASSUMIR a RESPONSABILIDADE de se tornar um(a) AGENTE TRANSFORMADOR(A) deste mundo. O conceito do desenvolvimento das coisas e pessoas neste ambiente, sempre será obra de um destino, mas esquece que tudo, também, possui conotação de escolha, da nossa parte de agir. Sendo reconhecida pela psicologia como uma alteração da personalidade, este tipo de pessoa será vítima do passado, prioritariamente, do SEU PASSADO. se posiciona, como vigia, para observar as tempestades das dificuldades e se amedronta (PRISÃO). CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!
Neste processo psicologico, ocorre o soterramento de possíveis habilidades, anula dons, contrai competências e bloqueia funções. Tudo isto conduz a pessoa a viver na superficialidade de sua vida.
Já temos ciência da necessidade humana do RECONHECIMENTO. Todo este estágio de amadurecimento psíquico, possui origem na fase dos cuidados na Infância. Desenvolve-se esta dependência na Juventude, e por fim, acaba, se não for bem lapidada, como fonte de ansiedade, baixo estima e complexo de inferioridade na fase Adulta. A pessoa Conformista reflete uma imagem inerte e mentalmente preguiçosa. Exatamente por não exercer suas escolhas, exatamente pelo medo de assumir riscos. Nunca expande seu espaço por medo da crítica e sempre se coloca na figura de vítima do que a de agente.
Os conformistas transformam fracassos em medos. Em nenhuma hipótese, transformará situações desagradáveis, em momentos de desenvolvimento interior, nunca sairá para lutar e reagir, não ficará incomodado, nem debaterá as idéias. Sua vida será transofrmadas em prisões, em diversos graus, latitudes e especificações. Pois, em sua mente TODO O DESTINO SE ENCONTRA TRAÇADO. Transformará mentiras em verdades, acreditará ser incapaz, limitado, destituído de inteligência e inferior. Todos sabemos que ninguém pode asfixiar, anular um ser humano, mais do que ele mesmo.
Destaca-se que são pessoas capazes de criar desculpas, permeados de plenas justificativas, e disto perpassam uma imagem de desapego a preconceitos, mas na verdade são intimamente ligados a imagem de vida estreita e as suas manias (amam no silencio). Disfarçam muito bem suas emoções, mas não assumem suas reais dificuldades, por terem medo de ser criticados. São ótimos em resolver problemas dos outros, mas péssimos para com os seus. Estimulam de forma organizadas os outros, mas suas vidas não passam de uma paralisia.
No próximo artigo, desenvovleremos o segundo tipo de Armadilha que o mundo nos presenteia. Espero que este conteúdo possa-nos auxiliar a analisar  nossa vida psicologica e espiritual. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com