segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. III)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! NOVO ANO, adentrar nostrabalhos de Evangelização. Continuemos o nosso discernimento acerca do Documento de APARECIDA. Iniciaremos a temática do 3º Capítulo: "A ALEGRIA DE SER DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS PARA ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO". A temática inicia-se com uma questão basilar: Como vamos saber o Caminho? (Jo. 14,5). Como temos ciência o CAMINHO é o próprio JESUS CRISTO (Jo. 14,6). Poi sempre será baseado na FÉ que começamos a encontrar o CAMINHO, JESUS PORTA DE ENTRADA PARA A VIDA. (Jo. 6, 68 e Mt. 16,16). CRISTO  é PROVA DE AMOR DE DEUS AOS HOMENS. Deve-se entender que será na PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO que nos vem o auxilio na superação do pecado. e a conquista da VIDA NOVA. Sua VIDA, de JESUS, será uma ENTREGA RADICAL em favor das pessoas (CORDEIRO DE DEUS). O sentido encontrará resposta na presença do PAI em sua vida, porque quem conhece JESUS, conhece o PAI (Jo. 14,7). Portanto, devemos reconhecer que CRISTO É O PRIMEIRO E MAIOR EVANGELIZADOR ENVIADO POR DEUS (Lc. 4,44). E sendo Filhos, e OBEDIENTES, devemos e podemos ESCUTAR a JESUS, para sermos permeados da sua ALEGRIA de SER FILHO, e assim, transformados em Missionários para proclamar o Evangelho de JESUS CRISTO, com a mesma alegria. POIS SOMOS, e SEREMOS IMAGEM e SEMELHANÇA dE DEUS, eis a nossa grande dignidadeCONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

Por ser esta imagem, somos plenamente LIVRES, mesmo sujeitos a direitos e deveres, com inteligência e capacidade para extravassar o AMOR. Por isto será NOSSA OBRIGAÇÃO PROTEGER, CULTIVAR E PROMOVER tais dONS ETERNOS. Temos muito que agradecer à DEUS, pelo DOM da FÉ, que nos permite cultivar a aliança com ELE, fazendo-nos FILHOS(AS), redimidos de nossa escravidão pelo preço do SANGUE DO CORDEIRO, que nos concede um RELACIONAMENTO PERMANENTE. Eis a fonte de nossa real e absoluta dignidade, inegociável e inviolável (Rm. 5,12-21).
Mas que BOA NOVA SERÁ ESTÁ? DEUS nos mostrou seu AMOR RECONCILIANDO-NOS CONSIGO pela MORTE de SEU FILHO na CRUZ. E hoje, ainda, continua a DERRAMAR seu AMOR por nós, através de seu ESPÍRITO SANTO, e pelo nosso ALIMENTO PERMANENTE, a Sagrada EUCARÍSTIA (Jo. 6,35). Sabemos, que o MISTÉRIO do HOMEM se explica pelo MISTÉRIO do VERBO ENCARNADO, em que JESUS, "ROSTO HUMANO DE DEUS e ROSTO DIVINO DO HOMEM", será a manifestação plena do Homem ao próprio Homem. Tudo deve-se dar Graças à DEUS, pois será através de CRISTO que poder-se-ia chegar a descobrir o VALOR SAGRADO da VIDA HUMANA desde o seu início até seu fim. (Rm. 2,14-15). E m CRISTO podemos sentir, observear e aprender a VIDA ÍNTIMA DE DEUS, em seu mistério mais elevado, ou seja, A COMUNHÃO TRINITÁRIA. E vemos o teor deste AMOR PROFUNDO PELA HUMANIDADE, pois somos, em JESUS, transformados em sua morada perene (Jo. 14,23). Mesmo em um mundo caótico, que apenas observa o fim na morte em si, JESUS nos oferta a RESSURREIÇÃO e a VIDA ETERNA na qual DEUS será TUDO em TODOS. (1ª Cor. 15,28).
Em uma subjetividade hedonista, CRISTO propõe a entrega de si, para poder ganhar (Jo. 12,25). Portanto, fica-nos claro que como DISCÍPULOS de JESUS, temos que gastar a nossa vida (SAL e LUZ). Nos convoca a viver sua vida (COMUNHÃO) e a SERMOS O QUE SOMOS (IDENTIDADE DIVINA).
Observamos em CRISTO a defesa dos fracos e a vida digna de todo o ser humano. Desta forma, como Discípulos, devemos lutar contra todo o tipo de deseprezo da vida e da exploração da pessoa humana. Apenas o Senhor é autor e dono da VIDA. Disto, temos compreensão que o SER HUMANO, tão amado por DEUS, é SAGRADO, desde sua concepção até sua morte natural. JESUS nos compromete pela PROMOÇÃO DA DIGNIDADE HUMANA e nos relacionamentos  fundados na justiça. Bento XVI apregoa o valor da 'FAMÍLIA': "PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE". Verdadeira escola da FÉ, e portanto, insubstituível para a serenidade pessoal e para a educação dos filhos (DI 5). E CRISTO nos deu este exemplo do valor da 'FAMÍLIA', pois optou em viver em família em meio a nós, elevando-a a dignidade de "IGREJA DOMÉSTICA". Nisto propicia que é do Ser Humano que o Homem e a Mulher busquem um no outro sua RECIPROCIDADE e COMPLEMENTARIDADE. O AMOR HUMANO encontra sua plenitude quando participa do AMOR DIVINO. O AMOR CONJUGAL É DOAÇÃO RECÍPROCA (Homem e Mulher). É fiel e exclusivo até a morte e fecundo, aberto à vida e à educação dos filhos. Assemelha-se a SANTÍSSIMA TRINDADE. Assumido no Sacramento do Matrimônio para significar a união de CRISTO com a sua Igreja.
Na FAMÍLIA, a pessoa descobre os motivos e o caminho para pertencer à FAMÍLIA dE DEUS. Os Pais devem tomar consciência de sua ALEGRE e IRRENUNCIÁVEL RESPONSABILIDADE na formação integral dos Filhos. Por isto deve ser uma prática comum, invocar a presença de JESUS no seio Familiar, na oração conjunta para superar as dificuldades, curar as feridas e abrir novos caminhos de esperança.
Deve-se propagar a BOA NOVA no Trabalho humano, pois o mesmo garante a dignidade e a liberdade humana. O mesmo, unido a oração, promove o progresso terreno, a santificação pessoal e a construção do Reino de DEUS. Sendo, portanto, contrários aos desígnos divinos o desemprego, a injusta remuneração e o viver sem querer trabalhar. O Discípulo e Missionário devem proporionar a dignidade do trabalhador e do trabalho, o justo reconhecimento dos seus direitos e deveres. Salvaguardadno o domingo sagrado.
Deve-se , por fim, entender que o desantendimento das mútuas relações e o equilibrio que DEUS estabeleceu entre as realidades criadas, É UMA OFENSA AO CRIADOR. E cabe a nós, como Discípulos e Missionários de CRISTO, contemplar cuidar e utilizar toda a Natureza, respeitando-a na ordem de sua criação, promovendo, assim, uma ECOLOGIA HUMANA.
Concluimos mais um Capítulod est grande Documento para a Eclesia, espero que esteja auxiliando na compreensão do pensamento de nossa Igreja em relação as dirretrizes neste mundo. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com