quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

GRUPO DE ORAÇÃO (Cp. IV - Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje concluiremos o Capítulo IV da Formação Básica GRUPO DE ORAÇÃO (3º Módulo da formação Básica), que seja a PREPARAÇÃO E CONDUÇÃO DA REUNIÃO DO GRUPO DE ORAÇÃO. Como outrorra aludido, o Condutor da Reunião de Oração, deve possuir uma destreza necessária para contornar diversas situações que poderão atrapalhar o bom andamento deste momento propício de oração Pessoal e Comunitária. Deve possuir um amplo DISCERNIMENTO no ESPÍRITO SANTO, quer para "dar respostas simples e diretas" ou, "voltar prontamente à atividade de louvar e partilhar". Portanto, seria salutar discriminar certos momentos que se deve EVITAR:
a) INTRODUÇÕES LONGAS: São situações que podem e irão promover um cansaço físico e mental. Deve-se compreender que a maneira de conduzir um Povo que já tem certa noção de esepiritualidade básica, e um povo que busca algo que ainda não compreende o desenvolvimento desta mudança de vida. As orações inciais deverão ser SEMPRE BREVES e com teor SIMPLIFICADO, para que todos da Assembléia possam acompanhar; CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!

b) ORDENS INCOMPREENSÍVEIS: Todos os direcionamentos devem SER COMPREENSÍVEIS, ou seja, devem ser claras e direcionadas, evitando-se qualquer tipo de tumulto (perguntas, conversas paralelas,e tc.). Sabendo que gramaticalmente um VERBO significa uma AÇÃO, as frases anunciadas pelo Dirigente, deve conter apenas um verbo de ação, evitando-se distrações desnecessárias, ou seja, toda e qualquer ORDEM deve ser direcionada para apenas uma ação singular (LOUVAR, INTERCEDER, PEDIR PERDÃO, etc.);
c) FRAGEMENTAÇÃO DAS MOÇÕES: Todas as fases do momento de oração devem estar agregadas, seguidas de um único sentido. Deve-se determinar a inteção, a moção deve ser precisa, NUNCA GENÉRICA. Em que conteúdos advindo de manifestações de carismas devem estar interligados com a moção original, nunca adentrar em outros temas, o que significaria, de imediato, um sentimento e necessidade pessoal. Deve-se FILTRAR os direcionamentos e desenvolvê-los, agregando novas moções que sejam compatíveis com as primeiras. Em relação ao conteúdo biblico, "... a atitude dos ouvintes, em vez de procurar os textos na sua bíblia, há de ser a de CONCENTRAR toda a sua atenção em escutar a Palavra, deixando-a penentrar como a chuva que entranha na terra, fecunda-a e a faz germinar ..." (J. H. FLORES, As Reuniões de Orações, pg. 33). Tendo sentido de LIBERDADE, a Reunião de Oração deve ser autônoma no Senhor, permitindo-se que a própria Assembléia sigam os impulsos do ESPÍRITO SANTO. Atente-se, é necessário OBSERVAR QUE SEJA O SENHOR A SE EXPRESSAR através da pessoa. Neste caso, e somente neste caso, o Dirigente EVITARÁ INTERFERIR o máximo possível. Caso aconteça qualquer tipo de excessos, dever-se-a o Dirigente tomar prumo da situação e comandar seu restabelecimento. Em suma, caberá ao Dirigente propor a oração conforme o momento vivenciado pela Assembléia.
Segue-se o caminho comum, após a oração, segue-se a pregação e depois Testemunhos (importante). Neste momento, é necessário enfatizar que o teor dos mesmos devem estar ligados aos momentos vivenciados no dia, quer seja nas orações, quer seja no teor da Pregação. Evite-se colocar conteúdos de semanas passadas, pois glorificar a DEUS é o hoje, nunca 0 'Ontem'. Por fim, abra-se espaço para alguns avisos (curtos e claros). Por fim, caberia ao Coordenador efetivar uma SÍNTESE de toda a moção (recurso de memorização) que transcorreu na Reunião, que ajudará aos participantes a compreenderem e aplicarem na vida o que DEUS realizou e propôs naquele momento.
Abre-se diversas sugestões que poderão favorecer o encaminhamento da Reunião de Oração:
1) Direção semanal: leitura orientada da Bíblia, de um livro, de um tema, etc;
2) Panfletos de orientações: Sobre os eventos da RCC, com o funcionamento do Grupo de Oração, da Paróquia, Capela, etc;
3) Convites para as reuniões;
4) Panfletos de Indicação de Serviços do Grupo de Oração (formação, acompanhamento, juventude, casais, música, etc.) como oportunidade de engajamento dos participantes.
Enfatizamos que a devida PREPARAÇÃO e CONDUÇÃO das Reuniãos são de suma importância. Como colocado, a escolha do Dirigente é importantíssimo também, pois deve ser uma pessoa ungida pelo ESPÍRITO, e desta forma, atenta-se que é um carisma a ser confirmado, no qual demonstra-se a intimidade do Dirigente com DEUS. Para tanto, dev possuir três qualidades necessárias: ESTABILIDADE EMOCIONAL; INTIMIDADE COM ESPÍRITO SANTO e SENSIBILIDADE à AÇÃO de DEUS. Que o conteúdo possa auxiliar aos Coordenadores na elaboração e condução dos Momentos de Oração no GO. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com