quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

REUNIÃO! MOMENTO DE AGREGAR VALORES! SERÁ?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Hoje sobre o tema LIDERANÇA estaremos desenvolvimento acerca do sentido de efetivar uma REUNIÃO. Portanto, alocaremos espaço para alguns questionamentos iniciais: O QUE SERIA, PARA VOCÊ, UMA ÓTIMA REUNIÃO? SÃO NECESSÁRIAS AS REUNIÕES? COMO VOCÊ AVALIARIA AS REUNIÕES QUE PARTICIPA? SÃO ELAS PRODUTIVAS? SÃO CANSATIVAS, ESTRESSANTES, DECEPCIONANTES? O QUE VOCÊ TEM PROPORCIONADO PARA QUE SUAS REUNIÕES SEJAM MAIS PRODUTIVAS? SUA CONDUTA EXTERNA SERÁ A MESMA DA INTERNA 9BALANÇAR A CABEÇA COMO ASERTIVA, NEGANDO DENTRO DO CORAÇÃO)? COMO VOCÊ SE PREPARA PARA UMA REUNIÃO? Teríamos uma infinidade de questionamentos acerca deste tema, atualmente, importantíssimo, pois deste momento é que se agregam pensamentos e definem-se ações e planejamentos, ou no pior caso, assim deveriam ser. Entretanto, REALMENTE ACONTECE?. Sabe-se na doutrina administrativa, que o teor de uma boa reunião deveria durar alguns minutos, porém, em nossa vida prática este momento alcança o teor de HORAS A FIO! PASMEM, pior do que este acontecimento estressante é tomarmos ciência de que o resultado da reunião é o agendamento de uma nova, ficando-nos uma certeza de que a ocorrida fora INEFICAZ. Subsiste uma sensação de que muitas reuniões se tornam campos de batalha, em em determinada situação acabamos nos tornando reféns de uma embosca planejada contra nós, pelos próprios constituintes da reunião! TRÁGICO. Mas, QUEM GANHA COM ESTA SITUAÇÃO? O que sabemos é que uma REUNIÃO será um ótimo momento de INTERAÇÃO COM PESSOAS. Momento de OBSERVAÇÃO e ANÁLISE de comprotamentos e descobertas de até que ponto EXISTE UM COMPROMETIMENTO COM O OBJETIVO CENTRAL, e neste ponto, o Verdadeiro LÍDER deve possuir a CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO e DISCERNIMENTO. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

 Sabe aqueles questionamentos: "As minhas reunião não são PRODUTIVAS; As pessoas não costumam COLABORAR; As Reuniões são LONGAS demais". Mas a grande questão seria: 'COMO TORNAR REUNIÕES PROVEITOSAS?'. A Ciência da Administração nos apresenta duas causas para a improdutividade ():
1) O LÍDER não apresenta um planejamento definido;
2) Os componentes já possuem objetivos próprios.
Uma das soluções encontradas seria efetivar uma, poderíamos chamar, 'Reunião Preliminar', com cada integrante do Núcleo, ou com pequenos grupos que possuem interação direta., ou enviar antecipadamente a cada componente o teor objetivo da Reunião, para que avaliem e possam construir seus pensamentos. Com esta atitude, teriamos a segurança de compreender cada pensamento e na Reunião 'oficial' estaremos todos falando a mesma linguagem, evitando-se as ditas 'Surpresas'. Desde já, retire de seu pensmento a idéia de que uma boa Reunião 'POUPAR TEMPO'. Este NÃO É O OBJETIVO CENTRAL DE UMA REUNIÃO.
Sendo comum de nossa própria natrueza, pessoas se estabilizam sobre determinados assuntos que tem conhecimento, caso contrário, desconhecendo o rumo de uma conversa ou objetivo, simplesmente protegem-se criando barreiras, e este fator poderá ocasionar o fracasso de uma reunião, criando uma paralisia. Por isto, a essência desta Reunião preliminar é salutar, principalmente, quando efetivada com as pessoas mais influentes do Núcleo. Temos consciência de muitos vêem as coisas a partir de sua própria perspectiva. Então, será necessário ao LÍDER projetar suas perspectivas na consciência dos Liderados, auxiliando-os a visualizarem o mesmo ponto de vistaNINGUÉM NOS SEGUE, SÓ PORQUE ESTAMOS NA POSIÇÃO DE LIDERANÇA. AS PESSOAS NOS SEGUEM PORQUE AGREGAMOS VALORES E CONQUISTAMOS SUA CONFIANÇA (Pequeno Princípe).
Bem, a solução propícia será a de ofertar as pessoas mais influentes no Grupo a nossa perspectiva, para que estas nos ajudem a disseminá-las aos demais participantes. Como dito acima, para desenvolver um pensamento deve-se efetivar uma CONQUISTA de CONFIANÇA. A abordagem desta ação se inicia concedendo o NOSSO TEMPO. É O DOAR A NOSSA VIDA, NOSSOS PENSAMENTOS, NOSSOS SENTIMENTOS, todo este aspecto gera um SENTIMENTO DE VALORIZAÇÃO. Portanto, pode-se agregar valores e adaptar a mensagem principal à pessoa que se está comunicando. Como auxílio, possamos estabelecer um cronograma básico de categorais dos itens da Reunião ():
a) ITENS INFORMATIVOS: São aqueles assuntos recentes e que não necessitam discussão ou comentários;
b) ITENS DE ESTUDO: São os assuntos que devem ser discutidos abertae francamente. Mas, que não necessitam de decisão ou votação. Atente-se que estes itens possam, em concenso comum, ser classificados para a categoria a seguir;
c) ITENS EXECUTÁVEIS: São assuntos que NECESSITAM de uma DECISÃO ou VOTAÇÃO.
De forma geral devemos prescindir da idéia: "... O bom planejamento sempre custa menos do que uma boa reação ..." (Wayne Schmidt).
Espero que este artigo possa auxiliar na elaboração de uma Reunião PRODUTIVA em seu Núcleo ou Grupo. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com