quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

O CONHECIMENTO DO 'BEM' E DO 'MAL'

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Na temática LIDERANÇA estaremos buscar desenvolver uma análise profunda da Asseriva acima. Conquanto, poder-nos-ia questionar: O QUE CONSITTUIRIA A ESSÊNCIA DO QUE É BOM, E DO QUE É MAL? Se colocassemos duas questões basilares de Liderança, SERÁ QUE PODERÍAMOS CONCEITUÁ-LAS DIGNAMENTE, COMO BEM OU MAL? Será que a busca desenfreada pelo PODER ou TÍTULOS HIERÁRQUICOS ME TORNAM UM LÍDER? como já definido anteriormente, todo LÍDER, per si, possuem uma natureza agressiva, são persuativos, observadores, agéis, ou seja, o poder de iniciativa lhes é bastante peculiar, faz parte de seu estruturação genética e psicologica. Desta forma, agregar-lhes cargos ou posições, de forma consciente ou inconsciente, será-lhes bastante lógico e peculiar. Portanto, a graduação conceitual de 'BEM' ou de 'MAL' dependerá muito mais do "SUJEITO", do que o objeto. Então, ser um 'BEM' ou um 'MAL', dependerá do OBJETIVO, do CONTEÚDO e do GRAU de AÇÃO disponibilizado.
Mas, se nos orientarmos a um novo Paradigma: GALGAR A LIDERANÇA, SERÁ MAIS IMPORTANTE DO QUE SE RELACIONAR COM PESSOAS? CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

De início, se formos avaliar este desejo de subir a montanha, bem característico de um Líder, não admoesta-nos um SENTIDO NEGATIVO. O desejar progredir não pode ser considerado como um 'MAL'. Igualitariamente, a busca de INTERAÇÃO sócio-psico-espiritualmente, em determinados parâmetros, estaria longe de se conceitar como um 'BEM'. Ora, toda a ação de se RELACIONAR é bastante peculiar da natureza humana, pois não fomos desenvolvidos para VIVER ISOLADAMENTE. Necessitamos avidamente de uma INTERAÇÃO e COMUNICAÇÃO com outras pessoas. Agora, de forma analítica, a GRADUAÇÃO de 'BEM' ou de 'MAL' desta AÇÃO "RELACIONAR", dependerá do MODO e do OBJETO deste ATO. Em suma, novamente, seu conceito estará agregado muito mais ao SUJEITO, do que ao OBJETO.
Então, o verdadeiro sentido de nossa caminhada sempre será dar ênfase ao conceito "NÓS", nunca, em hipótese alguma, privilegiar o 'EU'. Deve estar agregado em nossos Paradigmas ou Valores uma disposição de ESTABELECER RELACIONAMENTOS, nunca se limitando a superação hierárquica. Portanto, fica-nos claro que possuimos dois caminhos que poderão ser trilhados: 1) HIERÁRQUICO e o 2) RELACIONAL.
Mas O QUE SERIA, NA REALIDADE, ESTE CONHECIMENTO do 'BEM' e do 'MAL' e QUAL O DESDOBRAMENTO PRÁTICO NA LIDERANÇA? Significaria a POSSE do DOM DO DISCERNIMENTO. Válido esclarecer a natureza deste 'DOM', e o sendo, não é de nossa propriedade, mas cedida do alto. Logicamente, pela bondade infinita Divina, subsiste um processo interativo de nossa humanidade, em que DEUS molda-nos com seu DOM a nossa lógica e observação, favorecendo-nos a melhor avaliar cada obejtivo ou meta a ser traçada em nossa caminhada. Com esta análise poderemos nos questionar: QUE TIPO DE LÍDER 'EU SOU'?
A formula primordial de análise da questão sustenta-se na nomenclatura "EU SOU", que designa o NOME DIVINO de DEUS (cf. Êxodo). Desta forma, a reflexão correta seria baseada no QUANTO A ESSÊNCIA DIVINA (IMAGEM e SEMELHANÇA) resplandece em nossa vida.
O SER DE DEUS deve compor, também, nosso LIDERANÇA. Para tanto a minha atitude deve ser RELACIONAL. Ora, a LIDERANÇA RELACIONAL direciona seu pensamento na ESFERA HORIZONTAL, ou seja, em direção as outras pessoas. Deve-se pensar, muito mais, a respeito da pessoa que está ao nosso lado e na forma de unidade na caminhada. Portanto, o contexto principal dos objetivos devem ser as RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ou seja, a construção de pontes de comunicação. Como consequência dese desenvolvimento relacional, cria-se um ESTADO DE COOPERAÇÃO, sublime combustível de uma comunidade verdadeira. A partir deste ponto, desenvolve-se equipes e Lideranças altamente competentes e qualificadas, que buscaram objetivos de aproximação de pessoas, descobrindo áreas de interseções dos quais todos podem trabalhar unidos. Viver como reflexo de DEUS neste mundo significa, por base: DEMONSTRAR RESPEITO; DEMONSTRAR CONFIANÇA; IDENTIFICAR VISÕES; OUVIR AS PESSOAS; SER SENSÍVEL AO AMBIENTE e TER CORAGEM DE AGIR. Como deveríamos saber, o SUCESSO É PASSAGEIRO, e os RELACIONAMENTOS SÃO DURADOUROS. Ter a capacidade de se relacionar será um grande passo para o sucesso, pois ninguém jamais efetivou algo relevante sozinho.
Portanto, reinicie-se, favoreça uma verdadeira transformação de vida. Favoreça uma nova meta em sua caminhada: COMO POSSO APRENDER A ME RELACIONAR COM AS PESSOAS? Este será um grande e decisivo passo na vitória de sua vida. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com