terça-feira, 20 de março de 2012

SOU LIVRE REALMENTE DE FATO??? QUAL O REAL VALOR DA MINHA CULPA?


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Adentremos em nova FORMAÇÃO PESSOAL. Hoje a Formação será desenvolvida sobre real o valor das minhas AÇÕES. Questionemos: O VALOR DE MINHA VIDA CONSISTE NO QUE DEUS ME CONFIOU OU NAQUILO EM QUE DESEMPENHO PARA AS PESSOAS? SOU CAPAZ PORQUE ATENDO OS PADRÕES DO MUNDO OU PORQUE DEUS ME FEZ CAPAZ? QUANTO CULPA TENHO POR VIVER? OS VALORES DE CULPA REFLETEM O QUE SOU OU PENSO OU O QUE O PADRÃO MUNDANO CONCEITUA? Tais questionamentos poderão ajudar-me a inserir o porque de minhas capacidades em relação ao ambiente em que vivo. Sabe-se que possuimos RESPONSABILIDADES ou FUNÇÕES que devem ser cumpridas. Porém, é absurdo agregar valores as mesmas e me abandonar por inteiro em prol delas. Se assim efetivar integralmente em minha Existência, NÃO VIVO, mas sou, simplesmente, VIVIDO. De forma biologica muitas coisas em minha vida são agregadas por outras pessoas (genetica, psicologia, cultura). Porém, mesmo estes condicionamentos podem e devem ser modificado, da melhor forma para desenvolver os verdadeiros aspectos de minha própria vida. Não se deve trabalhar contra a própria natureza, mas COM ELA. Posso, se assim desejar, transformar toda o arcabouço de uma vida, posicionar-me e observar e analisar situações e trabalhar todas as feridas e moldá-las de tal forme que se transformem em energias positivas para meu crescimento. TUDO DEPENDE DE MIM. Eis a grande dádiva vinda do CÉU. SOU CAPAZ DE MODIFICAR A AQUARELA DE MINHA VIDA. CONTINUA A FORMAÇÃO!!!


Meu verdadeiro chamado primordial será a de DAR NOVA CONFIGURAÇÃO HUMANA a este mundo, fazendo com que brilhe muito mais a AFABILIDADE DIVINA. Muitas pessoas, antecipadamente se preocupam em que são chamadas por uma VOCAÇÃO. Mas, esquecem que o primeiro trabalho a ser desenvolvido é na própria VIDA, e o dito chamado é agregado ao sentido da primeira. Uma VOCAÇÃO se concretiza, verdadeiramente, quando se TEM CERTEZA DE QUEM SOMOS de verdade. O SER PADRE, RELIGIOSA, ou CONSAGRADO(A) será um valor agregado quando na verdade se TEM PLENA CIÊNCIA DA PRÓPRIA IDENTIDADE, ou melhor, da IMAGEM e SEMELHANÇA REFLETIDAS. Disto desenvolve-se as experiências de CULPAS, em que todos possuimos. Na verdade, mesmo quando se assumem responsabilidades  pela vida e ideais, acaba-se percebendo que NÃO ACONTECE A INTEGRA SATISFAÇÃO da IMAGEM IDEALIZADA. Sempre acontece que, apesar de todo o esforço, paira no ar um sentido de débito não cumprindo, e tal situação promoverá o sentimento de desespero, que se desenvolve na CULPA. Porém, não é obrigatório tal sentido. Quando assumo meu ESTADO de SER, reconheço minhas limitações e apresento-me diante de DEUS, sentindo-me desta forma, TOTALMENTE ACEITO. Tal sentido, de forma automática, ME LIBERTA das AUTO-ACUSAÇÕES de que tenho feito muitas coisas erradas, e que tenho culpa de tudo o que acontece em minha vida.
Desenvolvendo este estágio de vida, baseado na culpa, sempre estaremos promovendo feridas alheias, pelo fato de não as satisfazer, por que acabamos, muito mais, girando em nós mesmos e, simplesmente, ANULAMOS ESTA VIDA, não tendo um olhar para as pessoas que convivem conosco e suas necessidades. Se tornam pessoas AUTO-FRAGELADORAS DE VIDAS, que não conseguem se perdoar, e aos outros também. É o que visualizamos na passagem do Evangelho e S. João (Cp. 5,1-16). Os sinais dos portões descritos, dão novo sentindo para a situação vivenciada por JESUS CRISTO. O Pórtico das Ovelhas, era local em que as ovelhas e Cordeiros entravam, eram purificadas e conduzidas para o Sacrifício. JESUS efetiva, de início, um sinal de sua decisão na vontade de DEUS, que se cominará com seu Sacrifício em prol da humanidade. Mas, em outro sentido, ELE agrega valor ao que anunciará: "... EU SOU O BOM PASTOR ...", confirmado nos salmos: "... O SENHOR É O MEU PASTOR, E NADA ME FALTARÁ ...". Desta forma o Pastor vem ao encontro de suas ovelhas, carentes de purificação, feridas em si mesmas, pelas culpas impostas pelo sistema social vigente. Eram alijadas de direitos, escanteadas, reprimidas e AUTO-EXECUTADAS, como podemos verificar no depoimento do Homem doente para JESUS (Jo. 5,7). CRISTO, vem ao seu encontro, e automaticamente, lhe concebe salvação: "... QUERES FICAR CURADO? ...". Necessário, em estado de culpa, CRER NO PERDÃO DE DEUS, que nos LIBERTA das AUTO-ACUSAÇÕES e da DILACERAÇÃO causados pelo sentimento de culpa. Esta verdadeira experiência do PERDÃO DIVINO me conduz a um estado de PERDÃO PRÓPRIO (Perdoa a TI mesmo - Anselmo Grum). Tal atitude possui significado de que ABANDONAMOS A ELEVADA IMAGEM IDEAL que criamos a nosso respeito. Com isto, gerados um estado de humildade (humilitas), ou seja, a coragem de descer dos próprios céus e tornar-se um igual aos outros, aceitando a condição humana e terrena (humus = chão). Sendo Humilde, nos tornamos MISERICORDIOSOS com os outros. É o que visualizamos no Evangelho joanino, DEUS se aproxima de quem cometeu um erro. concede-lhe a ESPERANÇA de se PERDOAR e assim, PODER ANDAR com as próprias PERNAS ("... levanta-te e pega tua cama ..."). E apenas, efetiva seu Estado de AMOR ao pronunciar: "... NÃO VOLTES A PECAR ...". Porém, muitas vezes somos abarcados por aqueles que SEQUER CONSEGUEM SE PERDOAR, e de imediato, vem impedir-nos de nos curar: "... É SÁBADO! NÃO TE É PERMITIDO ...". Desde já, renuncie a este malogro de INÉRCIA. RENUNCIE A TODO O ESTADO DE CULPA IMPELIDO EM SUA VIDA. Pois o ÚNICO que pode julgar, já perfez teu julgamento, LIBERTANDO-TE da tua paralisia. E se existe uma CULPA em tua vida SERÁ A DE NÃO PERMITIR A DEUS QUE TE AME PROFUNDAMENTE. QUE DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com