sexta-feira, 25 de maio de 2012

AOS OLHOS DE DEUS. O QUE SIGNIFICA O SOFRIMENTO (2ª parte)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Envolvido pela MISERICÓRIDA SUPREMA de CRISTO, pelo AMOR ÚNICO e INESGOTÁVEL de suas GRACIOSAS CHAGAS, desenvolveremos a temática do "SOFRIMENTO". Outrora descobrimos o contexto do seu conceito basilar. Mas antes de iniciarmos, possoamos, assim ORAR:
QUE A CRUZ SAGRADA SEJA SEMPRE MINHA LUZ. NÃO SEJA O DRAGÃO, JAMAIS, O MEU GUIA. AFASTA-TE DE MIM SATANÁS. NUNCA ME ACONSELHAES COISAS EM VÃO. É MAL QUE TU ME OFERECES. BEBE TU MESMO OS TEUS VENENOS. AMÉM!
Muitos sempre nos dirão que nunca será fácil entender o SOFRIMENTO, e por isto ser-nos-à melhor aprender a SUPORTAR! Porém, quem perpassa por uma situação tão dificil e angustiante, será melhor ENTENDER (PORQUE; QUAL A RAZÃO). O sofrer estar interligado com a RAZÃO da compreensão do fato ou situação. Uma análise profunda da situação, baseado na Teologia (Gisbert Greshake), prediz-nos: "... A liberdade do ser humano é para que ele possa amar a DEUS. Pois sem liberdade nenhum amor é possível. O sofrimento (...) é consequênciada tomada errada de liberdade ..." (Anselmo Grum, 'O que fiz para merecer isto'). diante de tal premissa, poder-nos-ia enfatizar que o SOFRIMENTO será um preço a ser pago, pela capacidade do Ser Humano querer obter uma LIBERDADE. E sendo que a LIBERDADE ÚNICA  e VERDADEIRA apenas se consegue através do AMOR, coibir qualquer forma de SOFRIMENTO, subtender ANULAR o AMOR. Agora, fica-nos uma questão: SE É ASSIM! DEUS QUER O SOFRIMENTO? CONTINUA A REFLEXÃO!!!


Se entendermos o real SIGNIFICADO DO AMOR DE DEUS, acabaremos por esclarecer que o SOFRIMENTO não é desejado por DEUS, tão pouco será ELE que o mandará. Mas, para o nosso crescimento e desenvolvimento, DEUS aceita. SIM! ACEITA, por que maior do que tudo, sempre será A LIBERDADE NOSSA de poder SER AMADO POR DEUS, e de responder a este AMOR na mesma proporção de LIBERDADE. A Teologia sempre buscará respostas, no sentido de entender a relação entre SOFRIMENTO e DEUS, e pairando nesta dicotonia, poder-nos ia questionar: "POR QUE DEUS, HÁ NECESSIDADE PARA A SALVAÇÃO DOS TERRÍVEIS DESCAMINHOS, DO SOFRIMENTO DOS INOCENTES DA CULPA?". A resposta mais concreta sempre será: O INCOMPREENSÍVEL DEUS EM SUA LIBERDADE. Porque a INCOMPREENSIBILIDADE DO SOFRIMENTO FAZ PARTE DA INCOMPREENSIBILIDADE DE DEUS (Anselmo Grum).
Uma das formas resolutas de tentarmos compreender o SOFRIMENTO, sempre será enxergar a CRUZ. JESUS na Cruz não é SIMPLESMENTE UM SOFREDOR. Do contrário, o olhar para a CRUZ, nos dá um significado ÍMPAR de CRISTO. ELE SE TORNA PARA NÓS ALGUÉM, EXTREMAMENTE, SOLIDÁRIO CONOSCO NA DOR. Só se sabe ou conhece alguém ou alguma coisa, quando a EXPERIMENTAMOS. Em JESUS, observamos um DESEJO ÍMPAR de observar a VONTADE DE DEUS, no AMOR, de experimentar o que passamos e vivenciamos no dia-dia. JESUS É UM AMIGO, NOSSO AMIGO PERFEITO. Que tem coragem de sentir o que sentimos para PODER nos CARREGAR EM SEUS BRAÇOS, dizendo: 'EU ENTENDO SUA DOR'. ELE PODE NOS DIZER ISTO. Em JESUS prenunciamos, na 'DOR', que DEUS esta sempre próximo de Nós no SOFRIMENTO (ELE pode dizer isto - EXPERIMENTOU). Neste momento, somos carregados nos braços (parábola dos passos na praia), não somos abandonados a nossa sorte. Em CRISTO, DEUS vem a nós para nos curar e consolar. A resposta fundamental sobre o SOFRIMENTO, é ver que JESUS se deu espontanea e resolutamente, por AMOR, para sofrer por nós.
Em CRISTO, aprendemos que a escuridão e trevas do SOFRIMENTO são ANIQUILADAS no AMOR DE DEUS, quando ao aprender com JESUS a saber e aceitar o SOFRIMENTO. No nosso íntimo, acaba gerando uma LUZ poderosa que destroi a ESCURIDÃO de nossa humanidade. Portanto, o SOFRIMENTO acaba-nos favorecendo, ajudando-nos a sermos abertos para DEUS (escancarrar). Desta forma, DEUS não nos livra da dor, mas nos torna FORTES contra ela, capazes de efetivar o MILAGRE de TRANSFIGURAÇÃO, das trevas para A LUZ. Assim, EXPERIMENTAMOS A DEUS DE FORMA ÚNICA. POR QUE? Porque na CRUZ, se ABRIU O ACESSO A DEUS, rasgando o vé de separação da verdadeira Experiência Divina. Será da EXPERIÊNCIA que nos tornamos sábios para falar aos irmão, de que na CRUZ a DERROTA VISÍVEL, se transformou em uma VITÓRIA ETERNA.
No SOFRIMENTO, DEUS se revela e nos estende sua MÃO de MISERICÓRDIA, para que não caiamos de suas MÃOS PRECIOSAS. O SOFRIMENTO e a DOR NÃO SÃO AS ÚLTIMAS PALAVRAS. "... CORAGEM! SOU EU! NÃO TENHAS MEDO ..." (Mt. 14,27). Nesta condição de trevas, necessitamos de muita FÉ. CRER, que em nenhum momento, por pior que seja, estaremos SÓS! POR QUE? Porque, JESUS SIGNIFICA: "DEUS CONOSCO" (Mt. 28,20). Olhar CRISTO na Cruz acabamos por ter a certeza do que o Homem é capaz. Contemplar a PAIXÃO (Amor profundo) de JESUS nos faz entender que somos capazes de encarar o mal do SOFRIMENTO e dar novo entendimento para o mesmo. Melhor, DAR CORAGEM DE ENFRENTAR OS 'INIMIGOS MEUS'. Na próxima semana concluiremos esta REFLEXÃO. DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com