quinta-feira, 24 de maio de 2012

ORAÇÃO DA IGREJA (Cp. VI - 1ª parte)



GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, iniciaremos o Capítulo do 5º Módulo da Formação Básica: ORAÇÃO. Neste tópico declinaremos sobre a ORAÇÃO DA IGREJA. Como se sabe, a Oração da Igreja denominamos de LITURGIA. O seu sentido significa ‘OBRA PÚBLICA’ (serviço da parte de/e em favor do povo). Traduz-se no sentido de que o povo de DEUS toma parte na ‘OBRA de DEUS’. Seu contexto se refere a CRISTO como REDENTOR e SUMO SACERDOTE, de forma continua na sua Igreja, promovendo a REDENÇÃO HUMANA (CIC. Nº 1.069). De forma especial, transcorreu-se no âmbito da Eclesia uma profunda RENOVAÇÃO LITÚRGICA, cujo intuito era a de contribuir para um maior alcance do Mistério de CRISTO e a genuína natureza da verdadeira Igreja (CONCÍLIO ECUMÊNICO VATICANO II, Sacrosanctum concilium, n. 2). A Liturgia engloba todo o ano civil, sendo constituido por toda a História da Salvação (Criação - Fim). Desta forma, a composição deste Ano Litúrgico é a de ser uma lembrança dramática, festiva e solene de todos esses acontecimentos (representação sagrada). Portanto, uma celebração litúrgica possui um significado de TORNAR PRESENTE e REAL os acontecimentos históricos do Povo de DEUS, e colocar, de maneira sensitiva, os MISTÉRIOS DIVINOS (D. Cada FIORI, Liturgia para o povo de Deus, pg. 184).



O Ano Litúrgico compreende 02 (dois) CICLOS: 1) CICLO PASCAL; 2) CICLO do NATAL.
Cada CICLO se constitui da seguinte forma: a) PREPARAÇÃO; b) CELEBRAÇÃO; e c) PROLONGAMENTO. Entre tais CICLOS transcorre o "TEMPO COMUM". Este TEMPO, percorre o período dos domingos após a Epifania e Pentecostes, que são conhecidos como os INÍCIOS do TEMPO COMUM, em que se vive o mistério da nova vida com o NASCIMENTO de JESUS e a vida transbordante do MISTÉRIO PASCAL e se prolonga sob a atuação do ESPÍRITO SANTO até o fim do Ano Litúrgico que se encerra com a Festa de CRISTO REI.
Declinaremos sobre o primeiro CICLO  e sua constituição organizativa. O CICLO NATALÍNEO, como já mencionado anteriormente, comprreende um momento de PREPARAÇÃO, que se denomina de ADVENTO (O Senhor vem). Neste momento, se relembra de escravidão vivenciado pela humanidade (PECADO, DOR, MORTE) e a espera do LIBERTADOR. Se torna para nós CATÓLICOS, um tempo de despertar nosso desejo de ENCONTRARMOS com JESUS (2ª VINDA GLORIOSA).
O segundo momento, será a da CELEBRAÇÃO (NATAL e EPIFANIA). No NATAL, vivenciamos a VINDA DO SALVADOR ao mundo. Com o NASCIMENTO de JESUS, celebramos também o nosso nascimento espiritual. Na EPIFANIA, a presença de CRISTO, como Luz, atrai todos os povos (Reis Magos).
O último momento, PROLONGAMENTO (Domingo depois da Epifania), constitui a ação profunda da pregação de CRISTO com autoridade divina.
O SEGUNDO CICLO, o PASCAL (Morte e Ressurreição do Senhor). Neste período, CRISTO liberta a humanidade da morte, ressuscitado pelo PAI no poder do ESPÍRITO SANTO.
O momento preparativo deste Ciclo será a QUARESMA. É um momento de caminhada que dura 40 dias de preparação para a Páscoa. Simboliza a LIBERTAÇÃO DEFINITIVA da humanidade, através de JESUS (Morte e Ressurreição). Reflete vários episódios bíblicos de preparação, em jejum, oração e penitência, para uma libertação (Ex. 16,35; 24,18; 1ª Rs. 19,8; Mt. 4,1-2). Quaresma é o tempo de purificação para a celebração da PÁSCOA.
O Momento Celebrativo será a própria PÁSCOA (SEMANA SANTA - Cristo Ressuscitou!). Consiste que CRISTO ressuscitou e todos ressuscitarão com Ele. NELE, são vencidos o Demônio, o pecado e a morte. A palavra PÁSCOA significa “PASSAGEM” (Ex. 12,13; 3,21; Rm. 6,4;). Os cinqüenta dias que transcorrem entre o domingo de PÁSCOA e o domingo de PENTECOSTES são celebrados com grande alegria (ALELUIA).
Por fim, é o momento Prolongativo, que serão os Domingos depois da PÁSCOA. Será o momento de VIVÊNCIA da AÇÃO do ESPÍRITO SANTO, o qual faz amadurecer nele os frutos de santidade.
Como auxílio profundo na caminhada, após o Batismo e a Crisma (SACRAMENTOS), celebra-se constantemente a EUCARISTIA. porém, subisistem momentos celebrativos diversos, como a própria Festa de 'CORPIS CHRISTI'. Será sendo alimentada pela EUCARISTIA, a Igreja caminha sob a direção do Papa, do qual se celebra em festa própria (São Pedro e São Paulo). Desta forma, foram também agregadas várias festividades de grandes santos, celebrações marianas (ex.: Assunção), a inclusão das memórias dos mártires e de outros santos que estão no céu (Carlo FIORI, Liturgia para o povo de Deus, p. 1823). No próximo texto adentraremos em outro modo de ORAÇÃO DA IGREJA (OFÍCIO DIVINO). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.


Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com