terça-feira, 22 de maio de 2012

DOCUMENTO DE APARECIDA (Cp. X - Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! GRAÇAS A DEUS! Antes de tudo. VENHO PEDIR DESCULPAS, pela não publicação do texto referente no dia de segunda feira. Devido a excessivo trabalho, que impossibilitou a publicação deste texto ontem. PERDOEM-ME OS ASSÍDUOS(AS) LEITORES(AS). Novamente, relembrando do Quinquagéssimo ano, o Concílio Ecumênico do Vaticano II, podemos dizer que chegamos ao fim deste belíssimo documento, estamos no último capitulo. A sua temática será "NOSSOS POVOS E A CULTURA". Dando continuidade ao tema, observar-se-á a existência, ainda, de muitos âmbitos em que muitos missionários, com sua presença ética e coerente, favorecem o desenvolvimento dos valores evangélicos. Em que se preza pela evangelização da cultura, mas dando respaldo a opção preferrencial aos pobres e pelo compromisso com a realidade. Por isto, é fundamental, sempre, dar valor a formação de pensadores e pessoas que estejam nos níveis de decisão (empresários, políticos e formadores de opinião). O que se pode observar que se abrem muitos novos campos de evangelização e pastoreais (Pastoral do Turismo e Entretertimento!!!). Pois a Igreja reconhece uma afinidade, não uma discripância, entre a FÉ  e a CIÊNCIA. Pois sabe a Igreja que 'A FÉ NÃO É IRRACIONAL'. Necessário abrir novos espaços para o diálogo entre a FÉ e a CIÊNCIA (meios de comunicação). Uma destas formas será a divulgação de grandes pensadores católicos, como referência para a justa compreensão da ciência. Por ser DEUS A SUMA VERDADE, o É A SUMA BONDADE E A SUPREMA BELEZA. Desta forma, podemos valorizar os artistas, cientistas, especialistas, professores, etc., que garantam o crescimento da pessoa e o progresso da comunidade. Portanto,s eria bom propagar os valores evangélicos de forma positiva e propositiva:

1) FAVORECER A FORMAÇÃO DO LAICATO;
2) OTIMIZAR O USO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO CATÓLICOS;
3) ATUAR COM ARTISTAS, ESPORTISTAS, JORNALISTAS, COMUNICADORES(AS) E APRESENTADORES(AS);
4) RESGATAR O PAPEL DO SACERDOTE COMO FORMADOR DE OPINIÃO.
Deve-se promover, pelas Universidades Católicas, grupos de dialogos entre a Igreja e tais formadores de opiniões de diversos campos. Além, de privilegiar a arte nos ensinos catequéticos e pastorais. Igualmente, possa acontecer nas liturgias a incorporação, desde que possível, de manifestações artisticas que possama gregar valores evangélicos na assembléia.
Também deve-se desenvolver a participação efetiva no projeto preferencial pelos pobres e necessitados na esfera pública. O que se observa é uma ausência efetiva de liderança católica nos meios universitários, politicos, comunitativos em prol da divulgação destes valores essenciais para a vida humana. É grave a preocupação referente a concepção do estado humano (Homem e Mulher). O respeito à vida, pobreza, e exclusão social, corrupção e relativismo ético. Deve-se, portanto, INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO DOS LEIGOS nesta esfera pública. Pois a coerência entre FÉ e VIDA no âmbito político, econômico e social perpassa por esta consciência, que se traduz no conhecimento da Doutrina Social da Igreja. Este Discípulo e Missionário, que se encontra nestes meios essenciais da vida, prescinde desta formação basilar para suportar todo o assédio do materialismo e do egoísmo, para que cosntrua em volta de si valores fundamentais de moral para que se tornme possível a justiça dentro desta sociedade.
Como se sabe vivemos em um meio societário, do qual sofremos certas influências. A cidade se tornou um local de gestação e imposição de novas culturas (linguagem e simbologia novos). Subsiste uma necessidade de adequação do desenvolvimento, que geram novas e complexas tansformações sócio-econômicas, culturais, políticas e religiosas. Ademais, subsistem neste meio social as camadas econômicas, sociais e políticas distintas, que sempre desenvolverão binômios diversos (globalidade-particularidade; inclusão-exclusão; tradição-modernidade, etc.). Em muitos casos, tendo dado origem as cidades, a Igreja observa que deve ser assídua na evangelização destas novas cidades. Podendo se expressar na renovação ds paróquias, setorização, novos ministérios, associações, grupos, comunidades e MOVIMENTOS. Tendo ciência a IGREJA, que o Projeto de DEUS É A CIDADE SANTA, e estando aquela a serviço desta, se propõe e recomenda:
a) REPOSTA AOS DESAFIOS DA CRESCENTE URBANIZAÇÃO;
b) ATENDIMENTO AS MAIS DIVERSAS CATEGORIAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E CULTURAIS;
c) DESENVOLVIMENTO D EUMA ESPIRITUALIDADE DE GRATIDÃO, MISERICÓRIDA E SOLIDARIEDADE FRATERNA;
d) DESENVOVLIMENTO DE NOVAS EXPERIÊNCIAS, ESTILOS E LINGUAGENS;
e) GERAÇÃO DE NOVAS COMUNIDADES ECLESIAIS E NA AMBIENTAÇÃO DAS MESMAS EM NÍVEIS SUPRA-PASTORAIS E DIOCESANO;
f) INTEGRAÇÃO DOS ELEMENTOS BÁSICOS DA VIDA CRISTÃ AOS MAIS CARENTES;
g) DIFUSÃO DA PALAVRA DE DEUS DE ACORDO COM AS NOVAS EXPECTATIVAS DA SOCIEDADE;
h) FOMENTAÇÃO DA PASTORAL DE ACOLHIMENTO (VISITAÇÃO DE CASAS, USO DOS MEIOS DE COMUNICAÃO, ETC.);
i) OFERTA ESPECIAL AO MUNDO DO QUE SE ENCONTRAM EM ESTADO DE SOFRIMENTO E EXCLUSÃO URBANA;
j) IMPLANTAÇÃO DE NOVAS PARÓQUIAS E CAPELAS, COMUNIDADES CRISTÃS E CENTROS PASTORAIS NAS PERIFERIAS URBANAS.
Bem, com este texto damos por fim, ESTE RESUMO, deste importantíssimo texto do Encontro de APARECIDA, que estará completando 05 (cinco) anos. Espero que este conteúdo expresso de forma bem singela possa elucidar aos leitores o intuito maior da IGREJA NESTE MILÊNCIO: FORMAÇÃO. Se somso DISCÍPULOS e MISSIONÁRIOS DE JESUS CRISTO devemos, cada vez mais, procurar nos FORMAR ADEQUADAMENTE, para que o EVANGELHO possa ressoar nos corações de todos os Irmãos batizados, resgatando os que estão afastados. Desta forma, possamo PEDIR, neste período de PENTECOSTES, que o ESPÍRITO SANTO possa nos abençoar e nos dirigir de forma coerente a nossa MISSÃO PRIMORDIAL: IDE PELO MUNDO EVANGLIZAR. AMÉM. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com