segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cat.Igr.Cat. (1ª PARTE - 1ª SEÇÃO - CAP. 2º - ART. 2º)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Continuaremos ao RESUMO DO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, (C.I.C). Neste 2º Artigo: "A TRANSMISSÃO DA REVELAÇÃO DIVINA", observamos que DEUS nos agraciou com todo o conteúdo de seu PROJETO de SALVAÇÃO, direcionado para TODOS os Povos. Cujo o objetivo era o de manter seu PLENO CONTEÚDO DA REVELAÇÃO INTEGRO, e que fossem transmitidos as gerações futuras. Portanto, fica-nos claro que o que CRISTO confiou aos Apóstolos deveria ser TRANSMITIDO através da PREGAÇÃO e de ESCRITOS, sob a égide do ESPÍRITO SANTO para as demais gerações. As Pregações, ou a SAGRADA TRADIÇÃO, e os Escritos, ou a SAGRADA ESCRITURA, constituem um SÓ SAGRADO DEPÓSITO da PALAVRA de DEUS (DEI VERBUM, n.º 10), no qual, como um espelho, a Igreja contempla a DEUS, fonte de todas as riquezas. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!



Cabe a Igreja, através da sua Doutrina, Vida e Culto, perpetuar e transmitir as diversas gerações futuras "tudo o que ela é, e tudo o que crê" (DEI VERBUM, n.º 8). Enquanto de um lado, a Sagrada Escrituraé a PALAVRA de DEUS, enquanto redigida sob moção do ESPÍRITO SANTO. A Sagrada Tradiçãoserá a transmissão continuada e perpetuada fielmente aos Sucessores Apostólicos, para que a conservem, exponham e a difundam. Será, portanto, apenas IGREJA CATÓLICA a detentora da RESPONSABILIDADE da TRANSMISSÃO e INTERPRETAÇÃO da REVELAÇÃO. Será este o "PATRIMÔNIO SAGRADO da FÉ" (Depositum fidei - DV n.º 10). Este será o legado ao qual se denomina de 'MAGISTÉRIO da IGREJA', em que se consiste o ofício de saber interpretar autenticamente a 'PALAVRA DE DEUS'. Entretanto, este MAGISTÉRIO não está acima da PALAVRA DIVINA, mas ao seu serviço, que consiste na ausculta, na guarda e exposição, e o seu conteúdo que nos será proposto, deve ser crido por nós, como divinamente revelado.
Subsiste que o MAGISTÉRIO nos propõe verdades contidas na Revelação Divina ou verdades que copõe uma conexão necessária, como forma de fomentar aos cristãos uma adesão irrevogável de FÉ, é o que chamamos de 'DOGMAS'. Estes serão luzes que nos orientam o caminho de FÉ, iluminando-o e tornando-o seguro. Os laços mútuos e a coerência dos 'DOGMAS' são encontrados no conjunto da 'Revelação do MISTÉRIO de CRISTO'. Sendo o seu nexo DIFERENCIADO, subsiste uma hierarquia destas verdades. O que devemos ter ciência é que todos nós participamos desta compreensão e transmissão das verdades reveladas, através da UNÇÃO do ESPÍRITO SANTO (Lumen Gentium 12), é o que chamamos e SENSO DE FÉ, que se torna uma adesão indefectivel. No próximo texto continuaremos o 3º Capítulo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com