quinta-feira, 26 de julho de 2012

FELIZES E SANTOS (2º Cap. - F.B. - SANTIDADE - Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuemos o 2º Capítulo do 5º Módulo da Formação Básica: SANTIDADE. Daremos a conclusão acerca das características de sermos SANTOS por intermédio das BEM-AVENTURANÇAS.  Os "PACIFICADORES" (Mt 5,9). Serão aqueles que renunciam à violência, a agressão, ao tumulto, à confusão, e com tal proceder levam a têrmo a paz, a concórdia, a tranqüilidade, a justiça, e o direito. Carregam a  Cruz do CRISTO exatamente por ser o local da PAZ verdadeira, por ser um local onde as diferenças são aniquiladas. A CRUZ local da PAZ de DEUS.
Na PAZ obtêm-se o TESTEMUNHO de que a pessoa é a "TENDA DE ENCONTRO de DEUS" (TRINDADE). Serão estes Filhos de DEUS reconhecidos por se assemelharem a ELE (mesmas características, qualidades). Chamados a manifestar a PAZ de DEUS nas palavras, pensamentos, idéias, atos, reações de comportamento, e postura (Mq. 5,3). Desta forma, observamos o valor agregativo da PAZ com a própria JUSTIÇA (Sl. 72,7). CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!


Por fim, "OS JUSTOS" (Mt. 5,10). Serão os que sofrem pela JUSTIÇA. Estes sofrem por largaram todas as coisas para seguí-lo (casa, família, dinheiro, filhos, bens, propriedade, lazer, direito, justiça, honra, poder). Porque perfazem tal ato para auxiliar no anúncio do Reino. Desta feita, perpassam uma imagem de diferentes. Todas as ações e idéias são adversas da sociedade em que vivem (vida, valores, ações, esperanças, sonhos, planejamentos). Como resultado gera-se rejeição total, as vezes velada. Tal estado de 'perseguição' decorre do fato que o anúncio do Reino de JUSTIÇA, porque afronta os poderosos, que se sentem ameaçados em suas injustiças e explorações (questionados à mudança), em suma, o JUSTO incomoda. (Sl. 54,5)
Os discípulos são rejeitados, mas quem é atingido, é o próprio CRISTO. A injúria, a perseguição até a morte, a difamação selam a bem-aventurança dos discípulos na comunhão com JESUS (Mt. 5, 11-12). A voz destes humildes e mansos é por demais ameaçadora e audível.
Agora, o verdadeiro VALOR da SANTIFICAÇÃO não está no fato das muitas coisas que realizamos, mas, do contrário, o quanto realizamos na 'VONTADE DE DEUS'. É o negar a própria vontade (preocupações), para nos ocuparmos com as coisas de DEUS (Jo. 4, 31-34). 
Observe-se que a obra perfeita de DEUS estará na composição dos fatos e acontecimentos em que se confrontam a NOSSA VONTADE com a VONTADE DIVINA, e que esta última deve SEMPRE PREVALECER.
Portanto, o primeiro passo da SANTIFICAÇÃO será o de SER HUMILDE, abdicando TUDO o que se quer, para fazer o que DEUS quer (Jo. 6,38). Para alcançarmos este aspecto em nossa vida necessitamos efetivar um VERDADEIRO ESVAZIAMENTO (KÉNOSIS - Fl. 2,7). A SANTIFICAÇÃO desemboca no esvaziamento. Ela acontece sempre quando nos preenchemos da presença de DEUS, quando aceitamos seus pedidos e vontades, acabamos por nos tronar sua "TENDA de ENCONTRO". SER SANTO significa SER HUMILDE, porque SERVE, DOA (Mt. 23,12). Nossa AÇÃO será o de em cada dia renunciar a nós mesmos, para procurarmos fazer a vontade de DEUS. Enfim, A nossa vontade deve ser: fazer a vontade de Deus e amar a vontade de Deus. QUE DEUS NOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com