quarta-feira, 25 de julho de 2012

O SER LÍDER (5ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Na descrição da figura do LÍDER, avançaremos mais um degrau de sua definição e caracterização. Neste tópico, descreveremos a característica da HUMILDADE.
Cap. 31. “Seja escolhido (...)não seja ORGULHOSO (4) ...".
Discursa S. BENTO sobre a diferença entre o ORGULHOSO (Elatus) e O HUMILDE (Humilitas). Na construção do parágrafo, observamos o seguinte termo: "... não sejas ...". Tal situação indica a explanação de que é possível ser tentado o LÍDER a se analisar acima dos outros componentes do grupo. Porém, deixa-nos altivo BENTO, de que se deve PROCURAR, ou melhor, LUTAR com constância na procura desta qualidade. Na espiritualidade beneditina, o que se busca será a visão da escada de 'Jacó', como forma de caminho até DEUS. Desta forma, entende-se que o caminho espiritual de alcançar a DEUS passa em primeiro lugar pelo nosso rebaixamento, ou seja, encontrar nossa realidade (Lc. 14,11; 18,14). O Homem de DEUS descendo para dentro de sua condição terrena consegue um real contato com o céu, para tanto deve buscar uma verdadeira coragem de revelar as suas preciosas paixões, consegue, enfim, ser transportado até o PAI. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

 
Define BENTO que aquele(a) que almeja o céu mediante as facilidades da vida, apenas encontrará sua própria IMAGEM PESSOAL sobre o 'SEU' deus, e suas próprias projeções. É o lógico, ou seja, para subir, deve estar abaixo. Para alcançar o topo ou céu, devemos, antes, olhar através de nossos pecados, mergulhar no profundo de sua essência, e desta forma, partindo do que nos é mais baixo ascender até o céu sublime de DEUS. Agora, deve-se observar que nos foi dado um exemplo, JESUS. A filosofia platônica entendia este pressuposto, em que o Homem só ascende até DEUS por intermédio de seu Espírito. O melhor modelo é JESUS CRISTO, por ter sido o PRIMEIRO A SE REBAIXAR, que não se apegando a sua grandeza, amou e experimentou em amplitidão a nossa NATUREZA HUMANA (Ef. 4,9; Fl. 2). Apenas o HUMILDE é capaz de abraçar sua humanidade, pois será o VERDADEIRO CAMINHO DE DEUS, por ser a verdadeira medida Divina. Se a LIDERANÇA não possui este aspecto de HUMILDADE, sempre estará colocando DEUS a seu SERVIÇO, pois esta característica se torna condição prévia para que se deixe DEUS SER DEUS em nossas vidas. Portanto, quanto mais próximo de DEUS um LÍDER se encontra, mais reflete esta qualidade. Assim se questiona: "O QUE É HUMILDADE?". A resposta: "... REALIZAR TRABALHOS CORPORAIS, CONSIDERAR-SE UM HOMEM PECADOR, SUBMETER-SE A TODOS ...". E de novo perguntar: "O QUE É SER SUBMISSO A TODOS?". A resposta: "... NÃO PRESTA ATENÇÃO AS FALHAS DOS OUTROS, MAS ANTES ATENTA PARA AS PRÓPRIAS ..." (ANSELMO GRUM, O Céu começa em Você. Vozes. 11ªEd. Petrópolis. 2004).
Se nos é necessário descermos em nossa essência humana para realizarmos o céu em nossa vida, fica claro que o LÍDER nunca poderá sentir-se um todo-poderoso, e evidentemente não deve e não pode menosprezar ninguém. Apenas o ser humilde possui a capacidade de abraçar suas fragilidades e inconstâncias, ou seja, sua humanidade.
É o se ver como ‘Humus’ (barro), nunca acima dos outros, ver-se no outro, sendo a característica mais manifesta de que um homem se tornou uma medida de DEUS {'O sucesso é a incubadeira da presunção' (Psic. John O'Neil)}'. E ainda: "O homem necessita da humildade e do Temor de DEUS, como necessita da respiração que lhe sai das narinas" (Patriarca Poimem). O contrário da Humildade é a falsa modéstia. C. S. Lewis advertiu: “a verdadeira humildade dispensa a modéstia”.
Vivenciando a humildade, todas as nossas realizações positivas são atribuídas ao Criador (Sl. 33). Enquanto na falsa modéstia, embora possa aparentar que o sucesso é negado, ele é gerado no orgulho interior de saber que as ações foram produzidas pelo o ‘Eu’ do individuo, ou seja, o sucesso é todo meu.
Uma das formas de se observar como está a nossa humildade, é a avaliação de alguns fatores na minha conduta diária, como por exemplo: a) atribuição de qualidades especiais (ex.: infalibilidade da nossa avaliação dos outros); b) atribuição e pobreza intelectual, de inveja, de incapacidade, de toda proposta contrário ao nosso pensamento; c) Isolamento e tornar menor o círculo de confiança (sufocar opiniões). A arrogância faz parar o aprendizado, inflamando o ego, poder de tudo realizar o que quiser, ocorre à repressão da sombra (ANSELMO GRUM. A Sabedoria dos Monges na Arte de Liderar Pessoas. 11ªEd. Petrópolis. 2006). Assim como DEUS preconiza seu aviso aos 'Falsos Pastores', fica-nos o prenúncio de BEM OBSERVAR A ESCOLHA DE NOSSA LIDERANÇA. Devemos ANALISAR de forma racional quem deveremos escolher para ocupar a posição que o CRISTO bem desempenhou, ou seja, o de "BOM PASTOR". QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com