terça-feira, 17 de julho de 2012

MEU MAIOR ANSEIO: É AMAR OU SER AMADO.


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, viajaremos neste céu que se chama FORMAÇÃO PESSOAL. Imaginemos a seguinte situação! Você neste instante se encontra no Golgotá, e seu olhar esta direcionado para alguém que esta sendo, neste exato momento, crucificado. Talvez, você saiba o motivo, ou NÃO, nunca tenha visto ou conhecido esta pessoa. Agora, olhando tal fato, QUAL O SIGNFICADO DE TAL SITUAÇÃO PARA TUA VIDA? Para aqueles que nunca perceberam ou não entendem tal situação, vem na mente, a busca de uma resposta do 'por que' esta pessoa se encontra desta forma punido. QUAL A EXTENSÃO DE SEUS ATOS PARA SUA PUNIÇÃO SOFRIDA? QUAL SERIA SUA CULPA AFINAL? A resposta singela seria a sua GRANDIOSA CAPACIDADE DE NOS AMAR! Muitos poderiam até duvidar que o AMOR seria a causa da graduação da punição, por muitas vezes terem uma compreensão, um pouco, equivocada do sentido do 'AMOR'. Mas. a grande verdade é que neste momento, de dor e solidão, JESUS fora extremamente CAPAZ, LIVRE e CONSCIENTE, de expressar o seu AMOR por nossas vidas. Naquele momento, um pouco sobrio, permeado de ceticismo e descaso, de uma frieza e obscura multidão de pensamentos e palavras, o que observamos que CRISTO de forma singela abre o seu CORAÇÃO para todos nós, que na verdade somos o que mais sofremos pela escassez de um AMOR VERDADEIRO. Ao se entregar neste AMOR (... PAI, em tuas mãos, EU entrego o MEU ESPÍRITO ...) ELE nos acolhe dentro de sua proteção e AMOR. O CORAÇÃO SAGRADO de JESUS se transforma em NOSSA MORADA. A beleza do momento e situação, é que ELE se deixa ferir, e deste coração de AMOR, chagado e aberto, brota em nosso benefício uma fotne de sangue e água, de VIDA genuína, que não cessa e é corrente. Na verdade, se abriu para nós um VERDADEIRO ESPAÇO para vivermos CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


O coração de CRISTO não possui conceituação sentimental, do contrário, possui conotação EXISTENCIAL. Se caracteriza como um espaço concreto, perceptível e sensitivo onde podemos viver e morar. Porém, de forma única e incompreensível, esta mesma morada, deve ser estendida a outros, por intermédio de minha própria experiência. Em suma, DEUS nos concebe uma experiência viva de seu AMOR, em nossa existência, para que sejamos elo de ligação, para que outros também possam vivenciar a amplitude do AMOR, ou seja, NÃO PODEMOS SER EGOISTAS E DESFRUTARMOS SOLITARIAMENTE DESTE AMOR DIVINO. Assim como o sangue que corre me nossas artérias, devemos dar passagem para que possa circular em outras áreas, do contrário, o mesmo coagulo, e em vez de vida se traz a morte, e a casa do AMOR construída, pode ser desmoronada. Olhando para a Cruz de CRISTO, acabamos por entender que a nossa vida não se restringe em nós mesmos. Somos reflexos do que DEUS é e representa para nós. Então, o sentido real da vida perpassa em DOAÇÃO. Devemos viver em comunidade. Não consigo viver pensando apenas em mim, e se o fizer, acabamos por descobrir que não estamos vivos. E tal fato se demonstra no dia-a-dia de nossas vidas. O quanto gostamos de compartilhar nossos sentimentos e experiências. O quanto sempre desejamos chamar outras pessoas para vivenciarem o que consideramos necessários. o quanto gostamos de ter AMIGOS. A AMIZADE definida por um grnade Santo, AGOSTINHO é: "UM AMIGO representa a METADE de minha ALMA". E se faz parte de minha vida, é porque eu necessito dela, e se necessito é porque eu a AMO. Então, AMIZADE e AMOR possuem intrinseca relação vivencial. E se AMAMOS somos capazes de conceder ao outrem vida, e a vida que brota de nós mesmos. Não se tem AMIZADE quando retiramos a LIBERDADE de alguém, mas por AMAR sou capaz de DOAR VIDA, ou melhor, conceber ao outro a capacidade de SER LIVRE em si mesmo. Ninguém é nossa criação, muito menos os nossos filhos(as). Do contrário, todos são criações de DEUS, e se ELE é capaz de dar a LIBERDADE, PORQUE QUEREMOS FAZER O CONTRÁRIO NA VIDA DO OUTRO?
A CRUZ de JESUS nos ensina o real valor do AMOR;"É INCONDICIONAL". ELE nos mostra o real valor de nossa constituição, ELE nos concebe uma capacidade de ACEITAÇÃO única. Na verdade, CRISTO nos relata em seu AMOR que temos uma vida, seria como sentir a respiração de cada pessoa. E quem AMA de verdade, só o ouvir a respiração da outra pessoa JÁ BASTA. Sentir que ela(ele) esta VIVO, JÁ BASTA. POR QUE? Simples, porque acabamos por estar VIVOS nela(e). Estamos perpetuados nesta mesma ALMA. Faço parte dela, sou sua METADE, SOMOS UM. Seria como um ótimo perfume, quando colocamos em nosso corpo, exala um aroma perfeito, mas quando alguém nos toca, parte deste aroma fica impregnado na pessoa também. E desta forma, a pessoa ao sentir o aroma, o cheiro, logo diz: 'É de ...", ou seja, somos lembrados. viviemos a vida eterna, na vida de quem amamos e somos amados. Nunca seremos esquecidos, mas eternamente lembrados.
Porém, para expereimentar toda esta situação, tenho que me dispor a adentrar na minha real morada. Necessito entrar na minha casa, no CORAÇÃO de JESUS. Assim se pronuncia Santa Tereza D'Ávila: "... Nossa alma é o aposento suntuoso, para qual apenas DEUS tema  chave. E se ELE não entrar, o aposento permanece vazio ...". O que nos constitui, a nossa verdadeira essência é o AMOR. Não adianta buscar explicações cientificas, quando o nosso próprio ser nos responde o que somos e desejamos. É o que DEUS prenuncia no 1º Capítulo do Evangelho de s. João. DEUS desejou e deseja firmar em nosso meio sua 'TENDA DE ENCONTRO'. Na verdade, quer fazer de cada um, sua MORADA. Deixar DEUS morar em nosso íntimo se torna uma experiência curadora. Exatamente, porque buscamos em muitos outros amores o sentido de realmente viver. E mesmo tendo uma gama enorme de várias paixões  e amores, acabamos por sentir que algo nos falta. Assim definia Ernesto Cardenal: "... Meus primeiros amores me ensinaram o que este amor significa. Eu sei como você me ama, pois eu amei e sei o que é paixão e obsessão. você me ama com todas as minhas fraquezas, como todos os erros, herdados e adquiridos, com meu jeito de ser exatamente como é, com minha hipersensibilidade e meu temperamento, com minhas manias e mesu complexos. VOCÊ me ama como EU SOU ..." (ANSELMO GRUM, O ESPAÇO INTERIOR). Muitas vezes, mesmo que acompanhado de uma gama de pessoas, voltamos para nós mesmos, e nos sentimos SOLITÁRIOS, SOZINHOS, e quando suspiramos tudo cai no nosso próprio vazio. Desta forma, te CONVIDO, se permita DEIXAR DEUS MORAR EM TUA VIDA, deixe-se permear no ENCONTRO COM DEUS, que quer firmar sua 'TENDA DE ENCONTRO' contigo. Assim terás a experiência única de se SENTIR e de ESTAR VIVO. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com