quinta-feira, 12 de julho de 2012

O SER LÍDER (3ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! ORA ET LABORA. Desenvolvendo a temática de LIDERANÇA, declinaremos sobre o capítulo 31, da Regra de SÃO BENTO, que logo, logo, comemoraremos nes dia 11 de JULHO:
Cap. 31. “Seja escolhido (...), maduro de caráter (2), (...)”.
Neste primeiro plano iremos nos debruçar nesta qualidade de SER MADURO. Geralmente esta característica, de imediato, nos remeterá a um senso com os FRUTOS, pois em sua plenitude, sempre buscaremos FRUTOS MADUROS para experimentar e degustar todo o seu SABOR e, também, suas qualidades. Compreende-se através de uma análise da qualidade e da aparência de uma fruta, pois quanto maior o estado de sua maturidade mais a é apreciável externa (Beleza) e internamente (Sabor). Na vida em si, nunca buscaremos FRUTOS que não sejam MADUROS. E se por ventura, o fazemos, é porque estes FRUTOS VERDES nos remetem maiores qualidades dos MADUROS. Agora, em relação as qualidades humanas, o SER MADURO, remete-nos a uma qualidade de aperfeiçoamento, ou seja, é um verdadeiro polimento de uma pedra bruta. Traduz-se por uma perfeita análise dos erros, desenvolvida em uma esplêndida vontade de superá-los. Portanto, aquele que administra deve ser apreciado por todos, valor este apenas alcançado através de diversos processos para adquirir um perfeito amadurecimento. Em relação ao Homem, estes processos de maturidade são designados de Critérios, dos quais podemos identificá-los como: Paz interior, Serenidade, Integridade, Identidade consigo mesmo.


Nossa existência se perpassa por todas as experiências vivenciadas e dos apredizados adquiridos, e desta forma, começamos a entender uma relação intrinseca entre SABEDORIA e MATURIDADE. O saber degustar a VIDA requer a associação destas duas primordiais características humanas, porque, em suma, são pontos de conquista que desembocam na formação de nosso caráter. Ao saber OBSERVAR e ANALISAR todas as situações de vida, acaba-se por somar diversos conceitos positivos, do qual serão a forma básica da cosntrução humana, ou seja, nossos TIJOLOS ou PEDRAS. Serão a nossa base forte da compreensão interior, e que darão o refino acabamento de nossa estrutura. Será através do que vivenciamos, colocamos em prática todos esses conceitos.
No aspecto psicológico poderemos afirmar que será uma grande experiência de vida e uma visão melhor dessa no seu sentido filosófico. Desta forma, já poderíamos afirmar que NÃO ESTÁ AGREGADA DIRETAMENTE a IDADE HUMANA. Neste sentido, não é o desenrolar do tempo, que vai se direcionando para a frente, que perfaz alguém como maduro. Não será uma pessoa de cabelos grisalhos, em si mesmo, que o perfaz ser MADURO(A). Será, isto sim, a sua capacidade de estabelecer o bom convívio consigo e com o seu redor. Esta pessoa, sabe agregar todos os valores experimentados no seu tempo, recebendo-os de forma bruta e inacabada, analisando-os, saboreando-os, dando-lhes valores interiores, nunca superficiais, e concedendo-lhes, se necessários, novos e grandiosos valores. Desta forma, os transforma em condutas práticas  e ativas que demonstram, de forma irretocável, a própria alteração da vida, em seu pleno sentido no seu âmago, de forma de colocá-los em prática. Já nos enfatizava um grande sábio chinês, CONFÚCIO: “A experiência é uma lanterna dependurada nas costas que apenas ilumina o caminho já percorrido..".
Conota-se que o asepcto da SABEDORIA é algo que utiliza o SENTIDO da VISÃO, melhor afirmando, será algo contido no íntimo de alguém, que por possuir uma conotação pura e simples, efetiva uma transformação externa, que se torna, desta causa, SENSÍVEL e PERCEPTÍVEL aos outros (gestos concisos e simples, retos e humildes). O SER MADURO esta no fato de darmos ao mundo o VERDADEIRO SABOR HUMANO. O de demonstrarmos o valor das escolhas e a responsabilidade destas decisões, sem medo ou angústia das possíveis possibilidades de erro. Do contrário, a alegria de TOMAR tais decisões, e o esforço contínuo de refazer e reconstruir as estruturas, quando houver algo de errado. Sempre será a força de escolha, da melhor maneira de como agir, de uma capacidade de antever situações, e a serenidade em cada ação. Todo este fator sempre estará agregado a forma de lidar com o próximo, a complacência com o seu igual. Tudo isto, DEVE SER CONQUISTADO. Pois possui um preço! PACIÊNCIA, RESIGNAÇÃO, e OBSERVAÇÃO são as estruturas básicas de TODA e QUALQUER MATURIDADE. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com