quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O SER LÍDER (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Descreveremos a última característica de um VERDADEIRO LÍDER, será a demonstração da sua PATERNIDADE.
Cap. 31. “Seja escolhido (...), que seja como UM PAI ...".
Ser Paternal, possui um significado de ORIENTAÇÃO PARA A PESSOA. E seguindo este direcionamento, o Líder deve possuir um olhar profundo, buscando aprofundar a raiz do SER de um Irmão, desvelar a essência verdadeira da pessoa, aceitá-la como ELA O É, não da forma que gostaria que fosse, ou seja, o olhar crítico do LÍDER deve saber separar as fraquezas do seu SER (Parábola do joio e do Trigo). Ser PAI (na condiçaõ espiritual), é estar presente na vida do formando, apto a ser APOIO essencial no desenvolvimento da pessoa. Estar apto a AJUDAR a CARREGAR, conjuntamente o peso da pessoa, permeado, envolvido na esfera do AMOR. Agora, entende-se quem carrega é o outro, e não se carrega o PROBLEMA. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!


Desta forma a aptidão paternal significa um estado de apoiar, dar coragem para as aventuras e para o arriscar, em suma, significa encorajar os discípulos a atreverem-se, a correrem riscos de cometer erros, apoiar e incentivar os liderados. Para o Pai, o mais importante do que o prestígio é o BEM-ESTAR da FAMÍLIA. O Pai incentiva os filhos, concede coragem para ousar, protege a retaguarda, adianta a confiança. Daqui nasce Líderes que despertam a vida em seus liderados, os apóiam, encorajam a seguir novos caminhos e novas soluções.
O SENTIDO DE ARRISCAR será o de OFERTAR. MAS O QUE? A PRÓPRIA VIDA. Um LÍDER que NÃO OFERTA SEU BEM MAIS PRECIOSO, jamais poderá conceber ou carregar este emblema de LÍDER. Não passa de um GERENTE, cuidadoso de coisas e fatos, NUNCA DE PESSOAS. O LÍDER PATERNAL é aquele que inspira através de seu TESTEMUNHO e de sua HUMILDADE (Jo. 13,15-16). JESUS, por receber do alto toda a sua força compreendeu o maior e melhor sentido de AUTORIDADE. Era este ponto que CRISTO questionava os Fariseus, Mestres da Lei e Escribas. A AUTORIDADE somente ocorre quando SERVE, nunca quando é servida. Não possui significado a AUTORIDADE que apenas concebe ORDENS. O contrário, o LÍDER PATERNAL será aquele que pelo seu TESTEMUNHO de SERVIR, abre as comportas do céu, e possibilitam aos seus comandados uma NOVA EXPERIÊNCIA DIVINA, uma NOVA RELAÇÃO COM DEUS (PAI). Por que irradiam a verdadeira essência do AMOR DIVINO: "... TU ÉS O MEU FILHO AMADO ...". Quem Lidera parte sempre de uma imagem do Ser Humano, e será ela, a sua base do pensamento de SI mesmo. O LÍDER VERDADEIRO será aquele que conduz o Liderado a SER O QUE ELE É DE VERDADE, ELE MESMO, dar um valor de magnitude suprema na vida do outro. Dar-lhe sentido de vida e gosto pela mesma. Desta forma, se não houver nenhum tipo de censura, desemboca-se no AMOR ÁGAPE, e sendo assim, DEUS VIVENCIA NESTA RELAÇÃO de LIDERANÇA. O LÍDER PATERNAL é aquele que sabe enxergar o que há de BOM no outro, mesmo que este não consiga vislumbrar tal sentido de vida. Fica uma dica: SÓ SABE AMAR O OUTRO, QUEM PRIMEIRO SABE SE AMAR. Será a irradiação de sua bondade que o LÍDER conquistará seus colaboradores para si e seus objetivos. Agora, frisa-se o AMOR não pode POSSUIR SEGUNDAS INTENÇÕES. Deve consistir no lhes tratar bem porque possuo por eles uma estima profunda, amando-os do jeito que são, não da forma que pretendo ou desejo que sejam. EIS O LÍDER, EIS O PAI ESPIRITUAL. AMÉM. EIS O SIGNIFICADO DA FIGURA DE SANTO AGOSTINHO! PARA MIM, FORA UM VERDADEIRO PAI ESPIRITUAL, UM LÍDER VERDADEIRO, QUE SEMPRE AMOU E AMARÁ O QUE SIGNIFCA O SER HUMANO. ROGUEMOS SEMPRE SUA INTERCESSÃO. Damos conclusão a esta temática de Liderança, espero que auxílie no desenvolvimento e na concretização de uma LIDERANÇA salutar. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com