segunda-feira, 13 de agosto de 2012

CIC (SEÇ. 2ª - CAP. 1º - ART. 1º - § 3º)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Estaremos dando continuidade ao 2º SEÇÃO, especificamente ao Cap. I: "CREIO EM DEUS PAI", Art. 1º, 3º §: "TODO-PODEROSO", do nosso CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, (C.I.C). Neste tópico, relataremos acerca do atributo de DEUS: TODO-PODEROSO. O que se sabe é que este é o ÚNICO ATRIBUTO DIVINO que consta no SÍMBOLO. Possui características de UNIVERSAL (interação direta com tudo e com todos - Mt. 6,9) e MISTERIOSA (na FÉ tem seu discernimento - 1ª Cor. 1,18; 2ª Cor. 12,9).
Nas Sagradas Escrituras esta amplamente difundida o poder UNIVERSAL de DEUS, denominado-o de várias formas (Gn. 49,24; Sl. 24, 8-10; sl. 135, 6), em que NADA lhe é IMPOSSÍVEL (Jr. 32,17; Lc. 1,37), e sempre dispõe, na forma que desejar, de sua obra (Jr. 27,5). Todo o Universo lhe esta INTEIRAMENTE SUBMISSO e DISPONÍVEL (Sb. 11,21). CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

Sendo seu PODER único, DEUS É PAI também, e ambas ações se completam e iluminam mutuamente. Todo este PODER é demonstrado, exatamente, na forma de COMO DEUS cuida de nossas necessidades (Mt. 6,32). Também, por nos ADOTAR como seus FILHOS(AS) (2ª Cor. 6,18). E mais, demonstra seu imenso PODER  sempre estar disposto a nos PERDOAR de forma LIVRE, os nossos pecados. O que se observa, através destes simples atos é que, de forma alguma,  esta ONIPOTÊNCIA é ARBITRÁRIA (TOMÁS DE AQUINO, Suma Theol. I, 25,5, ad. 1).
A ONIPOTÊNCIA de DEUS estará sempre a prova em nossa FÉ mediante as situações de sofrimento e diante de todo o mal que experimentamos. Será a percepção (não real) da AUSÊNCIA e INCAPACIDADE DIVINA diante de algumas situações. Agora, a real prova de sua ONIPOTêNCIA é a oferta de CRISTO, que de forma misteriosa rebaixa-se voluntariamente, e na sua Ressurreição vence todo o mal (1ª Cor. 1,25). Será na RESSURREIÇÃO e na EXALTAÇÃO de JESUS, que o PAI demonstrou, de forma inequívoca, o vigor de sua força, e manifestou a grandeza de seu poder (Ef. 1,19-22). Eis o sentido da FÉ na ONIPOTÊNCIA de DEUS. Por seu intermédio dela, gloriamo-nos de nossas fraquezas, para sermos envoltos no poder de CRISTO (2ª Cor. 12,9). O grande modelo desta FÉ será MARIA, nossa Mãe, porque acreditou neste PODER (nada é impossível a DEUS - Lc. 1,37).
De forma análoga, devemos também depositar na FÉ esta convicção, de que NADA É IMPOSSÍVEL para DEUS em nossas vidas. em que tudo o que o CREDO nos proporá (coisas incompreensíveis; que ultrapassam as leis ordinárias da natureza), devemos admitir sem nenhuma hesitação (Catech. R. I, 2,13). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com