sexta-feira, 10 de agosto de 2012

VOCAÇÃO: "SERVO MEU" (Is. 44,1-2)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Neste dia debateremos a temática deste MÊS de Agosto: VOCAÇÃO. É comum a percepção de que muitas pessoas sempre estarão à PROCURA, 'de QUE', 'de QUEM', 'do COMO'. Aquilo que nos preenche plenamente, algo que nos enriquecerá, nos dará a certeza de uma vitória. Na verdade, a palavra 'RIQUEZA' é a melhor forma de qualficar este estado de procura. O NOSSO TESOURO. Bem, na verdade, já somos algo de valor para um SER ONIPOTENTE (Is. 44,1-2). Portanto, a VOCAÇÃO será  nossa RESPOSTA a este VALOR depositado em nossas vidas, configurado em nossa ação de obsservar o teor do valor agregado em nós, e, de forma automática, efetivarmos o abandono de nossas próprias riquezas, indo ao encontro do nosso REAL BEM, AQUELE que verdadeiramente é o nosso TESOURO: DEUSCONTINUA A REFLEXÃO!!!

A certeza deste pensamento sobrevêm da figura de JESUS CRISTO? ELE será a manifestação do HOMEM ao próprio Homem. O que se entende é que a IMAGEM DIVINA é restabelecida em sua beleza original, a nossa plena garantia de VIDA ETERNA. Enfim, a verdadeira VOCAÇÃO HUMANA será a compreensão e a conquista das BEM-AVENTURANÇAS! As BEM-AVENTURANÇAS nos desvendam o nosso real objetivo existência, a nossa resposta ao DESEJO de FELICIDADE, depositado por DEUS em nossos corações, exatamento para nos atrair para o encontro perfeito. disto entendemos o significado da palavra VOCAÇÃO (VOCATIO), que seria CHAMAR ou EVOCAR.
Porém, para se consubstanciar em sua plenitude, deve ser efetivada a partir de nossa LIBERDADE, ou seja, de nossa LIVRE INICIATIVA. Disto entendemos que este CHAMADO possui natureza DIALOGAL, em que duas partes fomentam um RELACIONAMENTO. Neste momento, DEUS oferta-nos sua GRAÇA e busca apenas com que possamos correspondé-la, ou melhor, RESPONDER. Nesta ação, fica claro que em nenhum momento se PERDE A PRÓPRIA LIBERDADE. SOMOS LIVRES PARA RESPONDER. Então, será a PARTICIPAÇÃO PESSOAL que configurará a própria VOCAÇÃO. Por AMOR, nos chama do nada para, envolvido em sua ação pura, experimentarmos uma mediação de FÉ e na capacidade de discernimento, gerar algo novo, a SANTIDADE. O que se visualiza é que existe uma AÇÃO DIVINA de ELEIÇÃO ou ESCOLHA. Porém, o maior beneficiado é o próprio ESCOLHIDO, recebe deste chamado o seu TESOURO: FELICIDADE. Agora, POR QUE NOS CHAMA? Exatamente, para que experimentando a FELICIDADE, possamos nos tornar instrumentos para a FELICIDADE do Outro.
Agora, entendemos o porque é uma INICIATIVA LIVRE. É LIVRE desde o nascidouro, de quem provoca o CHAMADO (DEUS). Bem como, de quem RESPONDE (NÓS), por possuirmos a LIBERDADE, que será a prática de atos deliberados, pela razão e pela vontade.
Desta feita, poderemos classificar dois TIPOS de VOCAÇÃO. Uma que representa a nossa capacidade de se aproximar da única fonte de vida, e desta ação gerar uma SANTIDADE (pois tudo que DEUS toca se torna SANTO). E a segunda, que subtende um estado de busca da VIDA DIVINA, só que de maneira um pouco mais específica, de forma individual e especial. Diante de tais fatos, poderemos discriminar a VOCAÇÃO como: PESSOAL (chamado íntimo); DEFINITIVA e IRREVERSÍVEL (Rm. 11,29) e INTRANSFERÍVEL.
Espero que tal texto possa auxiliar na meditação de teu chamado, neste Mês dedicado às "VOCAÇÕES", pois o nome 'EK-KLESIA', significa "CONVOCAÇÃO". Então, "... QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA O QUE ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS ..." (APOCALIPSE). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com