segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CIC (SEÇ. 2ª - CAP. 1º - ART. 1º - § 4º - 1ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade a nossa FORMAÇÃO sobre o CATECISMO, adentraremos no  4º §: "O CRIADOR", DO 1º aRT., Cap. I". A temática versa sobre o PODER CRIADOR DE DEUS (Gn. 1,1). Sgundo o que se possui ciência, será a CRIAÇÃO o FUNDAMENTO dos desígnios salvíficos de DEUS, ou o COMEÇO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (DCG 51), que possui seu FIM em CRISTO. Subtende-se que desde as origens, DEUS tinha planejado que a constituição da sua GLÓRIA na NOVA CRIAÇÃO gerada iniciada em JESUS (Rm. 8,18-23), do qual será sua luz de revelação do Mistério.
Portanto, demonstra-se a importância da CATEQUESE SOBRE A CRIAÇÃO, pelo fato desta explicitar a resposta da FÉ CRISTÃ as perguntas elementares humanas: DE ONDE VIEMOS? PARA ONDE IREMOS? QUAL A NOSSA ORIGEM? QUAL O NOSSO FIM? DE ONDE VEM E PARA ONDE VAI TUDO O QUE EXISTE? Agora, mesmo sendo alvo de inúmeras pesquisas científicas, a busca destas respsotas, cada vez mais, favorecem-nos a admirar a grandeza do CRIADOR, e consequente ação de Graças a DEUS por nos beneficiar com tamanha capacidade de sabedoria (Sb. 7,17.22). Entretanto, devemos permear que o verdadeiro sentido de tais pesquisas não devem se baseaar, apenas, no quando e no como originou-se o Cosmo e o próprio Homem.  Do contrário, objetiva a busca do SENTIDO DAS ORIGENS, no sentido de identificar se tudo fora objeto de um acaso, de uma necessidade anônima, ou se tudo fora desenhado, conforme o desejo ou vontade de um Ser transcedente, inteligente e bom (DEUS). CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Independentemente de possuir suas respostas, entende a Igreja a existência de uma vasta gama de outras respostas, advindas de religiões, culturas e pensamentos, que norteiam acerca das origens, ou seja, a Inteligência Humana, em si, pode encontrar seuas respostas para a questão 'ORIGENS'. Porém, de forma coerente, é-nos visível que a existência do CRIADOR é perceptível por intermédio das obras (utilizando a Razão - DS 3026). Agora, infelizmente, mesmo tendo a capacidade de vislumbrar este sentido, ele, o é obscurecido e desfigurado por uma vasta gama de pensamentos errôneos, e, portanto, a importância da nossa FÉ, que é capaz de iluminar, através da própria razão, a compreensão correta da verdade (Hb. 11,3). Eis o sentido da VERDADE do Mistério da CRIAÇÃO para nós, disponibilizada de forma progressiva ao seu Povo eleito (Israel), desde a sua constituição (Is. 43,1), até os tempos atuais, e que todos povos da terra e tudo que nela existe pertencem à aquele que TUDO CRIOU (Sl. 115,15; 124,8; 134,3). disto, subtende-se que a REVELAÇÃO DA CRIAÇÃO É INSEPARÁVEL DA REVELAÇÃO E DA REALIZAÇÃO D ALIANÇA DE DEUS COM O SEU POVO ELEITO. Assim a CRIAÇÃO é o primeiro passo de AMOR DIVINO profundo em direção a ALIANÇA (Gn. 15,5; Jr. 33,19-26). Este magnífico aspecto nos é revelado nos três primeiros capítulos do primeiro Livro da Biblia, expressando de forma solene as Verdades da Criação, da sua origem e de seu fim, de sua Ordem e de sua bondade, da vocação do Homem, e, por fim, do drama do pecado e da esperança da Salvação. Nas primeiras palavras do Primeiro Livro da Bíblia, podemos vislumbrar que fora DEUS que deu um INÍCIO a tudo que existe fora DELE. Desta forma, APENAS DEUS É CRIADOR ('Bara' = Criar) e que TUDO depende do próprio CRIADOR (Gn. 1,1). Agora, no NT, observamos (Jo. 1,1-3) a revelação de que DEUS criou TUDO por meio do VERBO ETERNO (Filho Unigênito - Cl. 1,16-17). E pela FÉ, confirma-se a AÇÃO CRIADORA do ESPÍRITO de DEUS (Símb. Niceno-Constantinopolitano).
Agora, a Igreja assim professa em seus Símbolos a AÇÃO CRIADORA de um ÚNICO DEUS: "SÓ EXISTE UM DEUS ... ELE FEZ TODAS AS COISAS POR SI MESMO, ISTO É, PELO SEU VERBO E SABEDORIA, PELO SEU FILHO E PELO ESPÍRITO, QUE SÃO COMO 'SUAS MÃOS' " (Sto. Irineu, Adv. haer. II,30,9; IV, 20,1). Em suma, observamos, de forma velada, a presença da AÇÃO CRIADORA  UNA do PAI no AT, do FILHO e do ESPÍRITO (Sl. 33,6; 104,30; Gn. 1,2-3). Agora, a função da CRIAÇÃO do MUNDO fora para MANIFESTAR E COMUNICAR A GLÓRIA DE DEUS (Conc.Vat. I: DS 3025 - Sto. TOMÁS de AQUINO: In II Sent. I,2,2,1; prol.). Por que a ÚNICA RAZÃO PARA DEUS CRIAR é o seu AMOR e BONDADE (Sto. TOMÁS de AQUINO: In II Sent. prol.).
QUAL A ESSÊNCIA DESTA GLÓRIA? Para nos TORNAR FILHOS ADOTIVOS por intermédio de JESUS CRISTO (Ef. 1,5-6). Pois a GLÓRIA de DEUS é o Homem vivo, e a sua vida é a VISÃO de DEUS (Sto irineu, Adv. haer. IV,20,7). Na próxima semana concluiremos este parágrafo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com