segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CIC (SEÇ. 2ª - CAP. 1º - ART. 1º - § 4º - Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade a nossa FORMAÇÃO sobre o CATECISMO, adentraremos no 4º §: "O CRIADOR", do 1º aRT., Cap. I". Hoje, no dia de SANTA MÔNICA, grande INTERCESSORA e Padroeira de todas as MÃES, adentraremos na temática sobre o O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO (Tópico IV). O que sabemos é qeu DEUS CRIA por SABEDORIA e por AMOR (Sb. 9,9). O mundo não é consequência de uma simples necessidade (ACASO). Do contrário, é originado da LIBERDADE de DEUS,  que simplesmente designou a participação de suas criaturas no seu SER, SABEDORIA e BONDADE (Ap. 4,11 - Sl. 104,24. 145,9). Desta vontade DEUS criou do 'NADA' toda a CRIAÇÃO, não necessitando de algo PRÉ-EXISTENTE (Conc. Vat. I, DF, c. 1: DS 3002), e sequer, da EMANAÇÃO necessária da SUBSTÂNCIA DIVINA (Idem, DS: 3023-3024). Ora o "... PODER de DEUS demonstra-se a partir da CRIAÇÃO do NADA, para FAZER o TUDO ..." (S. Teófilo de Antioquia, Ad Autolicum II, 4: PG 6,1052s). CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!



A orientação e a certeza de FÉ neste ponto sobre a CRIAÇÃO se valida na passagem do 2º Livro de Macabeus (2ª Mc. 7,22-23.28), em que a própria Mãe de sete filhos os encoraja para o MARTÍRIO. Em que DEUS, CRIADOR do NADA, no ESPÍRITO SANTO, dar vida a alma pecadora, concebendo-lhes um coração puro (Sl. 51,12 - Rm. 4,17), e assim, o sendo pode DAR LUZ a FÉ á aqueles que o desconhecem? (2ª Cor. 4,6). Agora criado mundo pela SABEDORIA DIVINA o é BEM ORDENADA, pois sua função é direcionada ao Homem (Imagem e Semelhança de DEUS - Sb. 11,20; Gn. 1,26). Em suma, é querida por DEUS por se tornar um DOM ao Homem, na forma de herança (destinada e confiada - DS 286; 445-463; 800; 133; 3002). Por sua essência magnífica, fica-nos claro que DEUS transcende a toda a CRIAÇÃO, e nela está presente (Eclo. 43,30; Sl. 145,3). Como nos revela Sto. AGOSTINHO: "... maior do que o que há em mim e mais ítimo do que o que há de mais íntimo em mim ...". E estando Nela (Criação), concebendo-lhe seu SER e EXISTÊNCIA, a SUSTENTA constantemente (Sb. 11,24-26). Desta feita, observamos que a CRIAÇÃO tendo sua beleza ínfima, fora gerada em um ESTADO DE CAMINHADA, (in Status viae), ou seja, destinada uma PERFEIÇÃO ÚLTIMA a ser atingida (DEUS). Portanto, serão as denominadas PROVIDÊNCIAS DIVINAS todos os aspectos que buscam conduzir a CRIAÇÃO para este Estado de PERFEIÇÃO (sB. 8,1; hB. 4,13). Este estado é CONCRETO e DIRETO, em que tudo (mínimo e máximo) perpassa pelo cuidado Divino (Sl. 115,3; Ap. 3,7; Pr. 19,21). Eis o sentido do pedido de JESUS na confiança da PROVIDÊNCIA DIVINA do PAI (Mt. 6,31-33. 10, 29-31).
Agora, mesmo sendo SOBERANO, DEUS espera o CONCURSO de suas Criaturas, que demonstra a própria força de DEUS, em confiar na VONTADE HUMANA. Ao conceder ao Homem sua dignidade de EXISTIR e de AGIR LIVREMENTE (causa e efeito), e, portanto, de cooperar no cumprimento do Desígnio Divino. Desta forma, entendemos o significado de nossa responsabilidade em 'submeter' a terra e 'dominá-la' (Gn. 1,26-28). Somos chamados a darmos causa inteligente e livre  na complementação da Obra da Criação, ou melhor, somos COOPERADORES diretos (insconscientes) do Projeto de Salvação de DEUS (ações, orações e sofrimentos - Cl. 1,24). Disto, entendemos que DEUS é a CAUSA PRIMEIRA que age nas e pelas CAUSAS SEGUNDAS (Homem - 1ª Cor. 12,6).
Agora, se tudo tem este fim, POR QUE EXISTE O MAL? Sabendo que por sua natureza, DEUS PODERIA e PODE criar um mundo PERFEITO. Porém, sua ação baseia-se na SABEDORIA, em que seria melhor criar o mundo "EM ESTADO DE CAMINHADA", exatamente para que este possa SER um agente ativo direto nesta busca e execução da PERFEIÇÃO. Desta forma, permite-se a ocorrência de pontos contraditórios (forte-fraco; perfeito-imperfeito; construção-destruição; bem-mal, etc.). Enfim, os Anjos e os Homens, sendo CRIATURAS INTELIGENTES e LIVRES, devem caminhar para seu DESTINO ÚLTIMO, por OPÇÃO LIVRE e AMOR preferencial. Isto não os impede de DESVIAR-SE. Eis o MOTIVO REAL da existência do MAL MORAL no mundo, ou seja, o DESVIO VOLUNTÁRIO, ou melhor, a DESOBEDIÊNCIA ao Projeto Divino original. Desta feita, DEUS NÃO É CAUSA (direta e indireta) do MAL. Mas, PERMITE sua presença, exatamente por conceber a LIBERDADE TOTAL as suas Criaturas. Entretanto, desta PERMISSÃO, ELE (DEUS) sempre tirará um BEM: "... Pois o DEUS TODO-PODEROSO (...) POR SER SOBERANAMENTE BOM, NUNCA DEIXARIA QUALQUER MAL EXISTIR EM SUAS OBRAS SE NÃO FOSSE BASTANTE PODEROSO E BOM PARA FAZER RESULTAR O BEM DO PRÓPRIO MAL ..." (SANTO AGOSTINHO, Enchir. 3,11: CCL 46,53). Em si, DEUS é capaz de retirar de um mal causado por suas criaturas, um SUMO BEM (Gn. 45,8; 50,20; Tb. 2,12-18). Exemplo maior: JESUS CRISTO (Crucifixação, Morte e Ressureição). Disto dão extremados testemunhos vários Santos e Santas (Sta Catarina de Sena, Sto. Tomás More, Lady Juliana DE Norwich). Portanto, os Caminhos da PROVIDÊNCIA DIVINA nos são desconhecidos. Apenas no término de nosso conhecimento parcial de DEUS, é que teremos o pleno conhecimento dos caminhos experimentados. Terminamos este 4º §. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com