quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AS VIRTUDES DA LIDERANÇA (3ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Continuando a FORMAÇÃO de LIDERANÇA (MANUAL DO LÍDER SERVIDOR). Descreveremos mais uma das VIRTUDES de um VERDADEIRO LÍDER, seguindo a orientação da Regra Benditina (Art. 31), falaremos sobre a VALORIZAÇÃO.
Cap. 31. "... desprezando-o ...".
Uma Liderança consistente deve ser respaldada na CONCESSÃO DO DIGNO RESPEITO AO OUTREM. O VERDADEIRO LÍDER busca reconhecer em seu Liderado sua própria IDENTIDADE, INDIVIDUALIDADE, AUTONOMIA e VALOR. A visão primordial é a de moldar uma estrutura de caracterização da pessoa como um ente humano único, distinto. Escavando as ruinas humanas na tetativa de vislumbrar o tesouro enterrado, o seu potencial, que podem ser revelados a partir de ritmo e velocidade próprias. Existe uma premissa singular que a LIDERANÇA deveria aperceber-se: "... O que você é ecoa em meus ouvidos com tanta força que não cosnigo ouvir o que você próprio diz ..." (Emerson). De foram singela, este enunciado representa o seguinte pensamento abstrato da FILOSOFIA, em que O QUE SOMOS COMUNICA COM MUITA MAIS FORÇA  E ELOQUÊNCIA DO QUE O QUE DIZEMOS OU FAZEMOS. Em suma, o estado de CONFIANÇA é algo de explendor único e profundo, em que, analogicamente, sempre depositaremos ou agregaremos tal valor a uma pessoa, pelo motivo singular de CONHECERMOS SEU CARÁTER. CONTINUA FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!




Agora buscando a dimensão humana, SER É VER, desta forma começamos a entender que a base de nossos paradigmas (valores) estarão associados ao nosso CARÁTER. E baseado neste PRESSUPOSTO, todos os nossos valores serão a fonte de nossos comportamentos e atitudes, e, assim, de nossos relacionamentos com os outros. Assim, a LIDERANÇA deve vislumbrar no Liderado a visão exclusiva e única de seu SER, em que o mesmo é constituído em dignidade, por ser ‘Filho de DEUS’ (boa semente), em que, hipótese alguma, jamais, deve se sentir desvalorizado, afligido, tão pouco ferido pelos irmãos. Subtende-se uma exigência de que cada pessoa humana é a própria imagem de CRISTO, independente de possuir falhas, o que devo fixar são as suas qualidades de ‘FILHO (discípulo) AMADO’. A visão do LÍDER é sempre olhar as qualidades através das fraquezas e dos pontos obscuros do caráter do Liderado, ajudando-o a acreditar em sua boa semente. Frisa-se que toda e qualquer imagem pessimista induz a um desejo autoritário de controle sobre os Liderados, que automaticamente despertará uma oposição significativa.
Neste contexto, Liderar deve significar MOTIVAÇÃO, não apenas ocupar cargos. A verdadeira LIDERANÇA deveria levar em consideração as pessoas que estão conosco e incentivá-las, sempre ajustando as tarefas às pessoas, jamais ajustando às pessoas as tarefas. Isto não significa que deva satisfazer todos os desejos, ou seja, deve e pode dizer “NÃO”, pois sempre será confrontado com desejos e reivindicações irracionais. Porém, nunca deve ignorá-las, mas falar abertamente sobre o que pode ser negativo e irracional. Subtende-se a sensatez da conversa de advertência, que favorece o aumento da MOTIVAÇÃO, não para repreender a pessoa, mas seu comportamento inadequado. Por isto a relação de comportamentos que devem ser adotados nas conversas: Reparar na pessoa; Ter complacência; Serenidade; Compreensão; Concordar com novas possibilidades de decisões. Em suma, devemos começar a MUDAR OS NOSSOS PRÓPRIOS PARADIGMAS, para depois, expressar mudanças na LIDERANÇA. No próximo texto iremos avançar nas VIRTUDES DA LIDERANÇA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com