quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CAMINHOS PARA A SANTIDADE (2ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, daremos continuidade ao 4º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos falar sobre os SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTÃ. O PRIMEIRO, e mais importante, será o BATISMO, e seu significado (Batizar), advêm do grego 'BAPTIZEM', que é mergulhar, imergir, lavar, purificar. Portanto, o BATISMO será um banho que purifica, santifica e justifica, através da AÇÃO do ESPÍRITO de DEUS (1ª Cor. 6,11). Será neste SINAL de DEUS que somos libertos ou mortos do pecado e adquirimos vida ou ressurgimos para DEUS. Sendo o primeiro e mais essencial dos demais SACRAMENTOS, não se pode receber os outros SACRAMENTOS sem ser batizado. O fator primordial para este conceito, substrata no sentido de que no BATISMO recebemos a VIDA DE DEUS, que nos TORNA SEUS FILHOS, e nos incorpora a Igreja (Corpo de Cristo), dai, advem-nos a VIDA mencionada. Automaticamente, no BATISMO se apaga a mancha original do pecado, e somos selados no ESPÍRITO, disto advem-nos a LIBERTAÇÃO. Neste ato solene, como qualquer um que consista em ALIANÇA, somos obrigados a professar diante dos homens a FÉ que pela Igreja recebemos. .CONTINUA FORMAÇÃO!!!

Como reação, de forma autonoma. recebemos as seguintes GRAÇAS DIVINAS:
1) TODOS OS PECADOS SÃO PERDOADOS (Original e Pessoais, e suas penas - CIC, n.º  1263). Agora, frisa-se que determinadas conseqüências temporais do pecado, podem, ainda, permanecer (sofrimento, doença, morte, fragilidades, fraquezas do caráter, a concupiscência, etc. - Idem, 1264);
2) TORNAMOS NOVA CRIATURA (2 Cor 5,17). Constitui-se como FILHO Adotivo de DEUS (participação da natureza divina - Ibdem, 1265). disto nos advêm a obrigação de participar da atividade apostólica e missionária do povo de DEUS (CIC, n.º 1270);
3) SOMOS UNIDOS EM UM VÍNCULO SACRAMENTAL DE PERTENÇA DE CRISTO, pelo ESPÍRITO SANTO (Idem, 1271-1272);
4) RECEBEMOS A GRAÇA SANTIFICANTE (JUSTIFICAÇÃO), ou seja, recebemos as VIRTUDES TEOLOGAIS (capacidade de crer, esperar e amar); os DONS do ESPÍRITO (vencer e agir - Ibdem, 1266).
O Segundo SACRAMENTO da INICIAÇÃO será a CONFIRMAÇÃO (CRISMA). Neste SACRAMENTO consiste em uma celebração da vida (Graça de Cristo), como também, celebração da vocação do homem para viver a comunhão. Ligada diretamente ao BATISMO, para a consumação da Graça Batismal é necessária a recepção do Crisma.
Torna-se a EFUSÃO em plenitude do ESPÍRITO SANTO, realiazando uma Conversão de coração e a inserção na assembléia dos reconciliados. Aqui, imprime-se um sinal espiritual (indelével), e, portanto, só pode receber uma única vez (CIC, n.º 1317). As Graças da CONFIRMAÇÃO:
1) PRODUZ UM CRESCIEMTNO E APROFUNDAMENTO DA GRAÇA BATISMAL;
2) APROFUNDA-NOS NA FLIAÇÃO DIVINA (Rm 8,15);
3) UNIÃO COM CRISTO;
4) AUMENTA OS DONS DO ESPÍRITO SANTO;
5) APERFEIÇOA A VINCULAÇÃO COM A IGREJA (Torna-nos verdadeiras Testemunhas)(Idem, 1318).
Por fim, o Terceiro SACRAMENTO da INICIAÇÃO, o SACRAMENTO dos SACRAMENTOS. A EUCARISTIA (Ibdem, 1322), será a fonte de LIBERTAÇÃO e SANTIFICAÇÃO. É a renovação sacramental do sacrifício do calvário, materializa a presença de DEUS entre nós (ajuda, sustento, realização promessas, libertação). Efetiva em nós a progressão na graça e no amor e na maior união com JESUS (Jo. 6,56), com a Igreja (seu Corpo) e com os irmãos. Na Eucaristia Jesus fortifica-nos e concede-nos maior vitalidade cristã (graça santificante), aumentando-nos nossas VIRTUDES (semelhante a ELE). Debilita nossas más tendências e nos ajuda na prática da virtude. É uma realização do ESPÍRITO SANTO, pois será quem dará sentido e eficácia aos gestos, símbolos e palavras (Ação direta). Portanto, na EUCARISTIA, pelo ESPÍRITO somos SANTIFICADOS, purifica-nos dos pecados, faz-nos assimilar a Palavra de DEUS, e incorpora-nos a Cristo. Assim, somos anima-nos a refletir o CRISTO em suas atitudes (serviço, doação e obediência). A virtude própria desse alimento divino é uma força de união que nos une ao Corpo do Salvador e nos faz seus membros (CIC, n.º 1392). Como frutos da Eucaristia (Idem, 1391-1398):
1) UNIÃO COM O PRÓPRIO CRISTO;
2) CONSERVAÇAÕ, AUMENTO E RENOVAÇÃO DA GRAÇA;
3) SEPARAÇAÕ E PURIFICAÇÃO DOS PECADOS (prevenção dos futuros);
4) FORTALECIMENTO DA CARIDADE (apaga os pecados veniais);
5) PRESERVAÇÃO DOS PECADOS MORTAIS FUTUROS;
6) UNIÃO DA IGREJA;
7) COMPROMETIMENTO COM OS MAIS POBRES;
8) PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS.
Na próxima semana adentraremos nos SACRAMENTOS de CURA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.



Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com