quinta-feira, 13 de setembro de 2012

CAMINHOS PARA A SANTIDADE (3ª parte)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Hoje, daremos continuidade ao 4º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos versar agora sobre os SACRAMENTOS DA CURASe pelos SACRAMENTOS DA INICIAÇÃO CRISTàrecebemos uma VIDA NOVA em CRISTO (CIC, n.º 1420), ainda permanecem nossas FRAQUEZAS. Porém, era deejo de JESUS que sua obra de Salvação e Cura continuasse. Eis o objetivo central dos SACRAMENTOS DE CURA: RESTABELECER A SAÚDE DA IGREJA, ou seja, o CORPO de CRISTO. o 1º SACRAMENTO DE CURA será a da RECONCILIAÇÃO (PENITÊNCIA). Dele se obtêm, todos, o PERDÃO DAS OFENSAS A DEUS e paralelamente, reconciliados com a Igreja, ferida pelo pecado (corpo de CRISTO - CIC, 1422). Será o sacramento do PERDÃO e da CURA da ferida do pecado e foi o primeiro sacramento que JESUS instituiu após a sua ressurreição (Jo. 20, 19-23). Pode-se denominar de 'CONVERSÃO' também, por proporcionar a execução material do convite à conversão. A nomenclatura 'PENITÊNCIA', advêm por causa de um esforço pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação do cristão pecador. Já o termo CONFISSÃO, porque é uma declaração diante do sacerdote. E o de RECONCILIAÇÃO porque torna novamente apta a ALIANÇA DE AMOR entre DEUS e o pecador (CIC, n.º 1423-1424). CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!


Agora, a atitude de reconciliar-se com DEUS, Consigo e com os Outros requerem uma superação, uma ruptura radical com o pecado, e desta forma realizar uma transformação interior ou conversão, que gera atos de penitência. O SACRAMENTO é fundamentado no sentido de que o AMOR é maior, infinitamente maior que o pecado. Neste sentido o sacerdote é o sinal e o instrumento do amor misericordioso de DEUS para com o pecador (CIC, n.º 1465). Para que ocorra é necessário alguns requisitos: 1) Presencial (diante de um Sacerdote); 2) Deve a pessoa efetivar um exame em sua consciência; 3) Declarar espontaneamente seu arrependimento dos pecados e firmar o propósito de não pecar; 4) Cumprir a penitência. Como efeitos, este SACRAMENTO produz (CIC, 1468-1470):
a) RECONCILIAÇÃO COM DEUS;
b) RECONSTITUI-NOS A GRAÇA e nos UNE COM ELE;
c) CONCEDE PAZ e TRANQUILIDADE na CONSCIÊNCIA (CONSOLAÇÃO ESPIRITUAL);
d) RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL;
e) RESTITUIÇÃO DA CONDIÇÃO DA FILIAÇÃO DIVINA;
f) RECONCILIAÇÃO COM A IGREJA (comunhão fraterna);
g) RECONCILIAÇÃO CONSIGO, COM O OUTRO E COM A CRIAÇÃO.
Concluindo os SACRAMENTOS de CURA, falaremos da UNÇÃO dos Enfermos. Como se pode perceber que, quer na provação da doença e da velhice é sinal da definitiva conversão ao Senhor, bem como da total aceitação da dor e da morte como penitência pelos pecados. E nisto atua-se a suprema reconciliação com o PAI. Agora, os efeitos deste SACRAMENTO são (CIC, 1520-1523):
1) DOM DO ESPÍRITO SANTO;
2) CONCEDE UM RECONFORTO, PAZ e CORAGEM para vivenciar este estado de em fermidade grave ou à fragilidade da velhice;
3) CURA DA ALMA E CORPO;
4) UNIÃO COM A PAIXÃO DE CRISTO;
5) TORNA-SE PARTICIPAÇÃO NA OBRA SALVIFICA DE CRISTO;
6) CONTRIBUIÇÃO PARA BEM DO POVO DE DEUS E PARA A SANTIFICAÇÃO;
7) PREPARAÇÃO PARA A ÚLTIMA PASSAGEM.
Na próxima semana adentraremos nos SACRAMENTOS DO SERVIÇO. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com