quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CAMINHOS PARA A SANTIDADE (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Dando continuidade ao 4º Capítulo do 5ºMódulo da Formação Básica: SANTIDADE, iremos versar sobre os SACRAMENTAIS, OBRAS DE MISERICÓRDIA E ATOS DA RELIGIÃO. São INSTRUMENTOS instituidos pela Igreja e se tornam SINAIS SAGRADOS, cujo objetivo é proporcionar ao homem receber o efeito principal dos Sacramentos e o de santificar cada momento da vidaConfiando na Providência Divina, ao utilizar os SACRAMENTAIS nos colocamos sob a proteção da Igreja. Desta feita, subsiste uma similitude entre os SACRAMENTOS e os SACRAMENTAIS:
SACRAMENTO: 1) INSTITUÍDOS POR CRISTO; 2) SÃO SETE (BATISMO, CRISMA, EUCARISTIA, MATRIMÔNIO, ORDEM, RECONCILIAÇÃO e UNÇAÕ DOS ENFERMOS); 3) CONFERE A GRAÇA DIRETAMENTE (APTO A RECEBER); 4) FONTES DE GRAÇA SANTIFICANTE; 5) DECLARAÇÃO DIRETA DE QUE DEUS AGE NA ALMA. CONTINUA FORMAÇÃO RCC!!!

SACRAMENTAIS: 1) INSTITUÍDOS PELA IGREJA; 2) SÃO AÇÕES, ORAÇÕES, SINAIS SAGRADOS, CERIMÔNIAS, BENÇÃOS E EXORCISMOS (BISPOS E SACERDOTES - CONCILIO ECUMENICO VATICANO II, Sacrossanctum concilium, n.º 60); 3) CONSTITUIÇÃO DE OBJETOS PIEDOSOS, MAS SEU MÉRITO NÃO ESTÁ NO MESMOS (CÍRIO, ÁGUA, CRUCIFIXO S. BENTO, MEDALHA MILAGROSA); 4) NÃO CONFERE A GRAÇA SANTIFICANTE (OFERTA UM CAMINHO A SEGUIR), AJUDA A SANTIFICAR AS SITUAÇÕES; 5) AUMENTAM O AMOR E A FÉ; 6) SUA EFICÁCIA DEPENDE DA ABERTURA INTERIOR E ACREDITA EM SEU VALOR; 7) OBTEM-SE A GRAÇA ATUAL. Em fim, sua finalidade é nos SANTIFICAR, nos atraindo para as cosias de DEUS.
As OBRAS DE MISERICÓRDIA possuem base na MISERICÓRIDA DE DEUS (Lc. 6,36). Será o SER SENSÍVEL AO SOFRIMENTO do outrem (Sl. 36,26; 40,2; 111,5; Eclo. 7,32-36). Significa SER terno, compassivo, solidario, comprometido, fiel, justo, bom, em suma é o se abrir ao outro. Será a prática daquilo que recebemos da Misericórdia de DEUS (Tg. 2,17). são demonstraçãoes caritativas de ir ao socorro do próximo, de foram semelhante como DEUS nos ajuda, em suas necessidades CORPORAIS e ESPIRITUAIS (Tb. 4,5-11; Eclo. 17,22; Mt. 6, 2-4; CIC, n.º 2447). Portanto, estas Obras se complementam, e se dividem em:
1) ESPIRITUAIS (1ª Ts. 5,14-15; Mt. 5,5.23s; Eclo. 7,37s. 28,2; Tg. 5,16b):
a) Ensinar a quem não sabe;

b) Dar bom conselho a quem precisa;
c) Corrigir os que erram;
d) Consolar os tristes;
e) Perdoar as ofensas;
f) Tolerar com paciência os defeitos do próximo;
g) Rezar a Deus pelos vivos e pelos defunto.
2) CORPORAIS (Tb. 4, 7-12; Is. 58, 6s; Sl. 40,1; Mt. 5,12; Eclo. 7,32-36):
a) Dar de comer a quem tem fome;
b) Dar de beber a quem tem sede;
c) Vestir os nus;
d) Dar pousada aos peregrinos;
e) Visitar os enfermos e encarcerados;
f) Redimir os cativos;
g) Enterrar os mortos.
Por fim os ATOS DE RELIGIÃO. As Escrituras e o Padres antigos nos revelam os três tipos: JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA (Penitência interior - Tb. 12,8; Mt. 6,1-18), que exprimem a CONVERSÃO em relação a DEUS, a SI e aos OUTROS (CIC, n.º 1434). Como já debruçamos sobre a ORAÇÃO iremos desenovlver os outros dois tipos.
1) ESMOLA: Significa um gesto de generosidade humana, expressa SOLIDARIEDADE. Não representa apenas dar dinheiro, roupa ou alimentos, que muitas vezes é sinal de DESENCARGO DE COSNCIÊNCIA ou LIVRAMENTO DE IMPORTUNAÇÃO. Do contrário, DEVE SER DOAÇÃO AO OUTRO (CONFERENCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, Vida sim, drogas não!, pg. 118).
2) JEJUM: Observemos que é abstinência de ALIMENTOS. Este tipo de ascese nos favorece uma maior intimidade com DEUS, é o que nos orienta a Igreja, principalmente, nas 4ª Feira de CINZAS e na 6ª Feira da PAIXÃO DE JESUS CRISTO (OBRIGAÇÃO). Na 4ª Feira de CINZA (Mt. 6,1-6; 16-18) porque inicia-se um CAMINHO PENITENCIAL para a QUARESMA. Este tipo de externalização de nossa FÉ deve nos trazer uma SAÚDE ESPIRITUAL, gerando uma atitude concreta de CONVERSÃO INTERIOR (Renovação interior, mudança de atitude e comportamento - Is. 58, 6-7). Outra demonstração desta prática, é doar o alimento que não esta sendo consumida para os que nada tem (Dimensão fraterna). Que fique bem claro, esta atitude é uma forma de AGRADAR A DEUS (Ato de Louvor), nunca uma demonstração de força pessoal. Tipos de jejum: a) Jejum da Igreja: Não comer nada além das três refeições do dia; b) Jejum a pão e água; c) Jejum à base de líquidos; d) Jejum completo (com água). HORÁRIO PARA O TÉRMINO? DEPENDE DA PESSOA, pois desde que tal situação nos leve a uma maior intimidade com DEUS, o tempo é secundário. Por fim, após o término, NÃO SE DEVE EXAGERAR NA INGESTÃO DE ALIMENTOS (NÃO GULA), devemos ser moderados.
JESUS volta para o PAI e nos convida a refazermos o seu caminho que nos conduz ao seu Reino de AMOR e fraternidade, de justiça e de paz, onde todos os seres humanos são acolhidos como FILHOS(AS) de DEUS e encontram a verdadeira felicidade. ELE volta ao PAI mas não nos deixa órfãos. Ele nos dá o sustento para seguirmos em frente. Indica-nos a via dos SACRAMENTOS, da PALAVRA de DEUS e da Oração para que possamos seguíLo e estar em união com ELE. Cocnluimos esta formação. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.




Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com