terça-feira, 2 de outubro de 2012

A CRUZ: SINAL PODEROSÍSSIMO DO PURO AMOR (Conclusão)


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS! Nesta 'FORMAÇÃO PESSOAL' declinaremos sobre o que une as DUAS RETAS ou LINHAS (Vertical e Horizontal) da CRUZ: o próprio JESUS (ponto ou centro). Agora, certa vez quiserem desmitificar os entido da SANTA CRUZ efetivando um questionamento: ONDE ESTAVA DEUS NO MOMENTO DA CRUCIFICAÇÃO DE CRISTO? Bem, a singela resposta é que na CRUZ se REVELA A TRINDADE, ou seja, a TEOLOGIA da CRUZ deve ser Doutrina da TRINDADE, vice-versa (J. MOLTMANN, Teologo Protestante, IL Dio crocifisso, Brescia, 1972, pg. 282):
"... Abandonando o FILHO, o PAI abandona também a si mesmo (...) De fato, se JESUS sofre a agonia do abandono, não sofre, porém, a morte mesma, porque a morte não pode ser sofrida, porquanto o sofrimento supõe a vida; o PAI, ao invés, que o abandona e o entrega, sofre a morte do FILHO na dor sem fim do Amor. (...) Parra compreender o que sucedeu na CRUZ entre JESUS e seu PAI será preciso exprimir-se em termos TRINITÁRIOS ..." ()RANIERO CANTALAMESSA, Contemplando a Trindade, Loyola, pg 27). CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!



 Observamos a magistral essência da figura de CRISTO na SANTA CRUZ. Olhando para Ela podemos, inicialmente, retirar a figura negativa da mesma, e vislumbrar o maior de todos os sentidos, quer seja 'O AMOR PLENO'. Não existe nenhum outro paralelo, em que no "... ato de gerá-lo, o PAI expropia-se totalmente de sua Divindade para doá-la ao FILHO, em uma renúncia absoluta a ser DEUS sozinho. Há um TEO-DRAMA, um drama divino, que se desenvolve no seio do próprio DEUS; o movimento infinito das DIVINAS PESSOAS de doar-se uma à outra implica também um movimento de separação, ambos mantidos e superados graças ao ESPÍRITO ..." (H. U. VON BALTHASAR, Teologo Católico, Teodrammatica). Desta feita, o "ESPÍRITO SANTOque é o AMOR de DEUS em PESSOA, é, em consequência, também a DOR de DEUS em PESSOA na CRUZ de JESUS (H. MUHLEN, Theologie und Glaube, 1988). Olhando-se para este valioso símbolo, vislumbrando-se para o centro, começamos a entender todo o significado de um sentido verdadeiro do AMOR DOAÇÃO. E, respondendo a questão acima, fica facil declinar que DEUS está com o Homem no sofirmento, desde o início (Pecado Original), até o momento da SANTA e LIBERTADORA CRUZ. Então, DEUS não é impassível, do contrário, ELE sofre pelo o Homem e com o próprio Homem {CRISTO É VERDADEIRAMENTE HOMEM também (RANIERO CANTALAMESSA, Contemplando a Trindade, pg. 28)}, ou melhor, DEUS PAI SOFRE UMA PAIXÃO DE AMOR {ORIGENES, Homilias sobre Ezequiel, 6,6 (GCS 1925, pg. 384)}. Mediante tal situação, acontece uma forte epopéia, em que buscando a plena reunião, efetiva o estado e MISTÉRIO da RESSURREIÇÃO, que será o TRIUNFO sobre o sofrimento e a Morte, em si, simboliza a Entrega do Reino ao PAI. Este fato, pode ser desnvolvido no sentido de que o 'ESPÍRITO SANTO será o BEIJO que trocam o PAI e o FILHO entre si mesmos', e ao olhar para a CRUZ começamos a vislumbrar que a ALEGRIA e a DOR se mesclam (cf. a mlher no parto). "... NÃO SE VIVE EM AMOR SEM DOR ..." (IMITAÇÃO DE CRISTO, III 5,33). Desta feita, ao olharmos para a CRUZ devemos concatenar o seguinte pensamento: "... esta imperscrutável e inscindível dor de PAI irá gerar sobretudo a admirável economia do AMOR Redentor em JESUS CRISTO, a fim de que, por meio do Mistério da Piedade, o AMOR possa revelar-se, na história do Homem, mais forte do que o pecado. Para que prevaleça o DOM ..." (PAPA JOÃO PAULO II, Dominum et vivificantem, n.º 39).  A CRUZ É PARA NÓS SALVAÇÃO. AMÉM. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com