segunda-feira, 1 de outubro de 2012

CIC (SEÇ. 2ª - CAP. 1º - ART. 1º - § 7º (Conclusão)

 
GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Hoje iremos dar continuidade a temática sobre "A QUEDA", 7º § do 1º Art., Cap. I". Abordaremos o contexto do PECADO ORIGINAL. Na leitura do Livro do Gênesis encontramos uma PROIBIÇÃO: 'a de comer o fruto da árvore do conhecimento do Bem e do Mal' (Gn. 2,17), cujo significado supõe um LIMITE INTRANSPONÍVEL para o Homem em si mesmo, em seu estado de ser Criatura, não poderia usufruir, por si só (mesmo sendo IMAGEM), da INTENSA AMIZADE de DEUS. Para que Ação ocontecesse lhe seria necessário a LIVRE SUBMISSÃO A DEUS, ou seja, sendo uma Criatura totalmente dependente do CRIADOR, está submetido às Leis da criação e às normas morais que regem o uso da LIBERDADE. Resumindo, o HOMEM DEVE POSSUIR UMA TOTAL CONFIANÇA EM DEUS, eis o sentido do PRIMEIRO PECADO DO HOMEM (Gn. 3,1-11). Abusando de sua LIBERDADE Desobedeceu ao Mandamento de DEUS (Rm. 5,19). O que traz-nos o significado geral de que TODO O PECADO SERÁ UMA DESOBEDIÊNCIA A DEUS e a FALTA DE CONFIANÇA EM SUA BONDADE. CONTINUA FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!


Nesta ação aparentemente simples, aconteceu um ESTADO DE OPÇÃO ou VONTADE, o PREFERIR A SI MESMO e o DESPREZAR a DEUS, afastando-o do projeto original que o tinha constituído em um ESTADO de SANTIDADE (IMAGEM), do qual estava destinado  a SER PLENAMENTE DIVINIZADO (SEMELHANTE) por DEUS. Porém, dando ouvido ao mal, quis SER DEUS (Gn. 3,5), mas SEM DEUS, opondo-se a DEUS, e NÃO SEGUNDO DEUS (Maximo Confessor, Ambiguorum liber: PG 91,115bC). Esta DESOBEDIÊNCIA gerou consequências multiplas e drásticas: 1) PERDA DA SANTIDADE ORIGINAL (Rm. 3,23); 2) MEDO DE DEUS (Gn. 3,9-10); 3) PERDA DA HARMONIA COM A CRIAÇÃO (HOSTILIDADE - Gn. 3,17.19); 4) PERDA DOMÍNIO DAS FACULDADES ESPIRITUAIS DA ALMA SOBRE O CORPO (Gn. 3,7); 5) O HOMEM E A MULHER VIVEM UM RELACIONAMENTO SOB TENSÃO (CUPIDEZ, DOMINAÇÃO - Gn. 3, 11-13.16); 6) A MORTE ADENTRA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE (Rm. 5,12). Em suma, por causa desta DESOBEDIÊNCIA o PECADO inundou o mundo {Fraticídio de Abel (Gn. 4,3-15); Corrupção universal (Gn. 6,5.12; Rm. 1,18-32); Infidelidade a DEUS e Transgreção da Lei de Moisés (1ª Cor. 1-6; Ap.2-3)}. Portanto, TODO o GÊNERO HUMANO esta implicado no PECADO de ADÃO (Rm. 5,12.19). Agora, entende-se pela UNIVERSALIDADE do PECADO e da MORTE, que Adão nos transmitiu sua consequência desde o nascimento de TODOS (Morte da Alma), sendo esta a causa da Igreja ministrar o BATISMO as crianças (não possuem pecado pessoal) para remição desta consequência do PECADO ORIGINAL (Conc. Trento: DS 1512). COMO ADÃO SE TORNOU PECADO PARA TODA A HUMANIDADE? O gênero Humano é em ADÃO, UM SÓ CORPO DE UM SÓ HOMEM, ou seja, existe uma  Unidade do Gênero Humano (Sto TOMÁS de AQUINO, Quaestiones disputate de malo, 4,1). Entende a Eclesia que a trasnmissão do Pecado é um MISTÉRIO, mas que segundo a Revelação, ocorre uma TRANSMISSÃO por PROPAGAÇÃO à HUMANIDADE INTEIRA, que consiste na PERDA da SANTIDADE e JUSTIÇA ORIGINAIS outrora percebida nas origens (Conc. Trento: DS 1511-1512). Portanto, o PECADO ORIGINAL É CONTRAÍDO, NÃO COMETIDO (ESTADO, NÃO ATO).
Desta forma, entende-se que a Humanidade não é corrompida totalmente (submetida a ignorância, sofrimento, morte e ao pecado = CONCUPISCÊNCIA), e, portanto, pelo BATISMO, efetiva-se a OPOSIÇÃO da UNIVERSALIDADE da SALVAÇÃO de CRISTO (Rm. 5,18), ou seja, faz o Homem voltar para DEUS. Entretanto, ainda permanece as consequências deste pecado sobre a natureza que incitam o Homem a um COMBATE ESPIRITUAL (inclinação ao mal).
Desta feita, será nesta SALVAÇÃO de CRISTO que percebemos que DEUS nunca abandonou o Homem, mesmo depois de sua Queda. Em que o próprio DEUS O CHAMA e lhe anuncia a VITÓRIA sobre o mal e o seu soerguimento da queda (PROTOEVANGELHO). Aqui esta o vislumbramento do NOVO ADÃO, que pela OBEDIÊNCIA TOTAL, reparará superabundantemente a DESOBEDIÊNCIA ORIGINAL. Igualmente, a MULHER do PROTOEVANGELHO subsiste uma referência a MARIA (NOVA EVA), sendo a primeira do GÊNERO HUMANO a se beneficiar  da VITÓRIA de CRISTO sobre o Pecado, por ser PRESERVADA da MANCHA do PECADO ORIGINAL, e por GRAÇA de DEUS durante sua vida não cometeu nenhuma espécie de pecado. Fica a questão: POR QUE NÃO SE IMPEDIU DO PRIMEIRO HOMEM PECAR? A resposta será que a "MAIOR PROVA DE AMOR, SERÁ DAR A LIBERDADE DE VONTADE DE ESCOLHA DA ACEITAÇÃO OU REJEIÇÃO DESTE MESMO AMOR". Em suma, SOMOS LIVRES PARA DIZER 'SIM' ou 'NÃO'. Em si, DEUS permite que os males aconteçam para lhes retirar um bem maior. com isto concluimos este parágrafo do 1º Capítulo, dando término ao mesmo. Adentraremos no segundo Capítulo na próxima semana. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com