segunda-feira, 15 de julho de 2013

SACRAMENTUM CARITATIS (EXORTAÇÃO APOSTÓLICA)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR. DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste iremos aprofundar sobre a 'EXORTAÇÃO APOSTÓLICA SACRAMENTUM CARITATIS' do Émerito Papa BENTO XVI. Nesta primeira parte, além de uma Introdução, colcoaremos os seguintes tópicos: 1ª PARTE: EUCARISTIA, MISTÉRIO ACREDITADOSANTÍSSIMA TRINDADE E EUCARISTIA; EUCARISTIA: JESUS VERDADEIRO CORDEIRO IMOLADO; O ESPÍRITO SANTO E A EUCARISTIA. Bom, comumente temos ouvido que a EUCARISTIA É O SACRAMENTO DA CARIDADE, o fato basilador desta afirmação é que o é, porque será na DOAÇÃO que JESUS perfez de si mesmo é que nos é REVELADO o AMOR INFINITO de DEUS, ou seja, a manifestação do AMOR que leva a DAR a VIDA pelos AMIGOS (Jo. 15,13), que demonstra-nos um gesto de infinita HUMILDADE, exatamente na SANTA CEIA. No SACRAMENTO DO ALTAR que DEUS vem ao ENCONTRO DO Homem (Gn. 1,27), fazendo-o companheiro, em que o próprio CRISTO perfaz-se em alimento para o Homem, que encontra-se faminto da VERDADE e da LIBERDADE. Pois somente algo excepcional poderá favorecer ao Homem se locomover espontaneamente, sem constrangimento, ao encontrar algo que lhe atrai e que deseja profundamente. Como  diria SANTO AGOSTINHO: "QUE PODE A ALMA DESEJAR MAIS ARDENTEMENTE DO QUE A VERDADE?". CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!



O Homem procura em seu intimo a VERDADE ÚLTIMA e DEFINITIVA, faz parte d seu SER. E o que se concebe que JESUS CRISTO é a própria VERDADE FEITA PESSOA. Por isto, para a ECLESIA a EUCARISTIA se torna CENTRO VITAL, e desdobra-se a ANUNCIAR que DEUS É AMOR, exatamente por que CRISTO SE FEZ ALIMENTO DA VERDADE para nós. Desta feita, entendemos que a EUCARISTIA É VERDADE DE FÉ por excelência, pois se torna RESUMO E  SÚMULA DA NOSSA FÉ, per si, a Igreja é ESSENCIALMENTE FÉ EUCARÍSTICA, em que a FÉ e os SACRAMENTOS são complementares na VIDA ECLESIAL. Onde a FÉ será suscitada pelo ANÚNCIO da PALAVRA, e posteriormente alimentada e crescida no ENCONTRO, através dos SACRAMENTOS, do CRISTO RESSUSCITADO. Em si, a FÉ EXPRIME-SE NO RITO E ESTE REVIGORA E FORTIFICA AQUELA. Portanto, quanto mais vivo for a FÉ do Povo na EUCARISTIA, maior será sua participação na vida da IGREJA.
Na EUCARISTIA, JESUS não dá apenas alguma coisa, ELE SE DÁ COMPLETAMENTE A SI MESMO (corpo e sangue), ou melhor, a TOTALIDADE DE SUA VIDA. CRISTO identifica-se como o próprio PÃO vindo do céu, e associa seu corpo e seu sangue com este PÃO (Jo. 6,51). Agora, sendo DEUS TRINO próprio AMOR, e ESTE se envolvendo plenamente com a nossa HUMANIDADE, será nesta figuração única em que no PÃO e no VINHO, cujas aparências o CRISTO se doa espontaneamente, que TODA A VIDA DIVINA será cedida e que nos alcança e nos comunica na forma de SACRAMENTO. Assim, a EUCARISTIA é um DOM GRATUITO de DEUS, em que a IGREJA acolhe, celebra e adora com fiel OBEDIÊNCIA, da qual não pode fugir. Por isto, de forma insistente a IGREJA professa que este MISTÉRIO DE FÉ é um MISTÉRIO DE AMOR TRINITÁRIO do qual somos chamados a participar. Como diria SANTO AGOSTINHO: "SE VÊS A CARIDADE, VÊS A TRINDADE". Desta feita, entende-se que a MISSÃO do CRISTO atinge seu ápice no MISTÉRIO PASCAL, é o status PLENO DA OBEDIÊNCIA (Fl. 2,8) em que se CUMPRE A NOVA E ETERNA ALIANÇA. Será na carne crucificada de JESUS que a LIBERDADE DE DEUS e a LIBERDADE DO HOMEM se fundem em um PACTO INDISSOLÚVEL. Ora, neste MISTÉRIO, na Cruz, que DEUS VIRA-SE CONTRA SI PRÓPRIO, para elevar o Homem e salvá-lo plenamente (BENTO XVI). Existe um intrínseca relação entre a INSTITUIÇÃO da EUCARISTIA (Ceia Pascal) e o momento da oferta oblativo na Cruz, da qual consubstancia-se a NOVA e ETERNA ALIANÇA (Mt. 26,28; Mc. 14,24; Lc. 22,20). O que se observa neste ápice é que JESUS CRISTO é o VERDADEIRO CORDEIRO PASCAL, que se ofereceu em nosso sacrifício. Deve-se, porém, relembrar que a CEIA PASCAL aconteceu no âmbito de uma ceia ritual, que se constituía no memorial do Povo de Israel (Libertação da Escravidão do Egito), em que tinha uma associação com a imolação dos cordeiros (Ex. 12,1-28. 43-51). Era uma associação entre a memoria do passado, com o profético anúncio da libertação futura, em que se observa à súplica e o anseio pela libertação mais profunda, radical, universal e definitiva. Eis que acontece a novidade introduzida por JESUS na 'BERAKAH (Louvor)'. Será neste momento que na instituição da EUCARISTIA CRISTO se antecipa e implica o Sacrifício da Cruz e a vitória da RESSURREIÇÃO, em que este ato supremo se torna explanação do AMOR DIVINO e a definitiva LIBERTAÇÃO da humanidade do mal. Assim, observamos que o próprio CRISTO inseriu esta novidade radical no âmbito da antiga ceia sacrifical hebraica, e perfaz, deste modo, que os Cristãos não mais possuem necessidade de a repetir. Agora o que se anunciava para as realidades futuras, cedeu lugar a própria VERDADE ('Figura transit in veritatem).
Na expressão "FAZEI EM MEMÓRIA DE MIM", se manifesta a esperança de que a Igreja nascente acolha este DOM e a desenvolva na forma litúrgica de SACRAMENTO, através do ESPÍRITO SANTO. Este novo memorial não consiste apenas na repetição da última ceia, mas o é um ATO OBLATIVO do próprio JESUS, não é estático, mas dinâmico em doação fecunda, em que somos arrastado para adentro de CRISTO, que será perceptível em virtude da AÇÃO profunda do ESPÍRITO SANTO, exatamente na TRANSUBSTANCIAÇÃO: "INVOCAMOS DEUS MISERICORDIOSO PARA QUE ENVIE O SEU SANTO ESPÍRITO SOBRE AS OBLAÇÕES QUE APRESENTAMOS A FIM DE ELE TRANSFORMAR O PÃO EM CORPO DE CRISTO E O VINHO EM SANGUE DE CRISTO. O QUE O ESPÍRITO SANTO TOCA, É SANTIFICADO E TRANSFORMADO TOTALMENTE" (SÃO CIRILO DE JERUSALÉM). Posteriormente daremos continuidade a esta EXORTAÇÃO do querido Papa BENTO XVI. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com