quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

CIC - 2ª SEÇÃO - CAP. 3º - ART. 8º (4ª parte)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando ênfase a continuação do art. 8º, Cap. 3º: "CREIO NO ESPÍRITO SANTO", analisaremos a intima O Espírito de Cristo na plenitude do tempo. Observa-se as plenas manifestações do ESPÍRITO no período do Novo Testamento, em volta de três figuras primordiais. A primeira será a figura do PROFETA JOÃO BATISTA (Jo. 1,6; Lc. 1,15), será no momento da VISITAÇÃO de MARIA (grávida de JESUS) a sua progenitora ISABEL, que desenvolve a manifestação do ESPÍRITO neste Profeta, e assim sendo, esta visitação de MARIA se torna símbolo da VISITAÇÃO de DEUS ao seu Povo. JOÃO tem-se figura de PRECURSOR, ou o que irá preparar os caminhos do SENHOR (ELIAS - Lc. 1,17). A importância de JOÃO é que Ele se torna PROFETA dos dois períodos Testamentários (Antigo e Novo). Em JOÃO o ciclo dos Profetas iniciado em Elias chega ao término. Este Profeta se torna a materialização do próprio ESPÍRITO, pois virá DAR TESTEMUNHO DO CRISTO que vem (Jo. 1,7.33-36). Com JOÃO, em prefiguração, o ESPÍRITO SANTO irá inaugurar aquilo que irá fazer COM e EM CRISTO (Restituição ao Homem da SEMELHANÇA DIVINA). CONTINUA A FORMAÇÃO DO CATECISMO!!!

A segunda figura será a da VIRGEM MARIA. Será a OBRA-PRIMA da MISSÃO de JESUS e do ESPÍRITO SANTO, pois se torna a HABITAÇÃO ou MORADA PERFEITA para que o VERBO de DEUS se manifeste em sua totalidade. Fato anunciado nas leituras do Livro da SABEDORIA, em que se compara MARIA ao TRONO DA SABEDORIA, pois se iniciará as MANIFESTAÇÕES DAS MARAVILHAS DE DEUS. Para que a TEOFONIA fosse completa, MARIA deveria ser PLENA na GRAÇA DE DEUS, pois esta seria MÃE DAQUELE em QUEM habita corporalmente a plenitude da DIVINDADE (Cl. 2,9). Assim, seria Ela SEM MANCHA do Pecado, exatamente por receber o DOM INEFÁVEL do ONIPOTENTE, e realiza o desígnio do PROJETO SALVÍFICO de DEUS, materializada na CONCEPÇÃO do FILHO de DEUS (ESPÍRITO) mesmo sendo VIRGEM, que simboliza a fecundidade única. MARIA (SARÇA ARDENTE da teologia definitiva) nos dá a conhecer o "FILHO do PAI" feito 'FILHO da VIRGEM'. E assim, MARIA é a 'NOVA EVA' (MÃE dos vivos); MÃE do CRISTO TOTAL, que na interação com os Homens (12 apóstolos - At. 1,14) e com o ESPÍRITO inaugura a MANIFESTAÇÃO da IGREJA (PENTECOSTES).
Por fim, a última figura, JESUS CRISTO, no qual a nossa PROFISSÃO de FÉ deve ser lido no sentido de que desde a ENCARNAÇÃO do VERBO, este é UNGIDO pelo ESPÍRITO DO PAI (Missão do FILHO e do ESPÍRITO). Fica bem claro que JESUS, per si, ainda não revela em plenitude o ESPÍRITO, mas vai fazendo-o aos poucos (DESVELANDO). Porém, o faz plenamente no momento de sua GLORIFICAÇÃO, em que sua Morte e Ressurreição será o CUMPRIMENTO DA PROMESSA aos antepassados. Ficará claro, que o ESPÍRITO VIRÁ DO PAI EM NOME DE JESUS CRISTO. E na ação do ESPÍRITO, nós, Homens, começaremos a tomar a total compreensão do Projeto de Salvação. Ao entregar o seu ESPÍRITO ao PAI, JESUS glorificado concebe aos Homens o ESPÍRITO (SOPRO sob os Apóstolos), tornando a MISSÃO do CRISTO e do ESPÍRITO a mesma da Igreja. No próximo texto concluiremos este 8º Artigo. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com