segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A COMPREENSÃO EXATA DO SER RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA (2ª PARTE)

                                                                        
GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade a nossa temática sobre o "MOVIMENTO ECLESIAL DA RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA" (RCC), desenvolveremos todo os aspectos peculiar e individual deste surpreendente Movimento Eclesial que se baseia na Inspiração das ações do ESPÍRITO SANTO de DEUS. Tendo como ponto de partida o seu conceito basilar, em que se constitui de reuniões de pessoas em grupos, de variedade composição sociocultural (GRUPO DE ORAÇÃO), que possui característica similar a uma estrutura Familiar, cujo objetivo é de agregação e reestruturação da vida humana que brota de seus encontros e ações. Desta feita, a pertença neste Movimento se torna um JEITO DE SER cada vez mais produtivo na própria IGREJA, per si, dos seus próprios elementos constituidores que impulsionam os seus participantes em uma profunda intimidade com a IGREJA CATÓLICA, e será neste sentido que acaba-se por entender o seu sentido conceitual: MOVIMENTO ECLESIAL. Dentre muitos elementos constituidores de sua identidade, pode-se observar que todo o trabalho formativo, de vivência espiritual e de trabalho conduz a todos os seus participantes a PROCLAMAREM, de forma espontânea e voluntária, a Aceitação incondicional de JESUS CRISTO como Salvador pessoal e Senhor Absoluto, seguindo concretamente todo o contexto DOUTRINAL expresso na IGREJA CATÓLICA (CIC). Além de promover um CONHECIMENTO PESSOAL de nossa essência e existência, na condição de, não apenas aceitar, mas se RECONHECER como FILHOS DE DEUS, e o sendo, promover uma AMOR profundo e concreto de DEUS, na condição de NOSSO PAI. CONTINUA A FORMAÇÃO RCC!!!


Neste sentido, para se permitir constituir participante desta FILIAÇÃO DIVINA, o MOVIMENTO ECLESIAL RCC, enseja, através de encontros e formações em vários níveis, direcionar aos seus constituintes uma busca continua e perene no cultivo da SEMENTE da PALAVRA de DEUS, gerando e produzindo diversos dons que possibilitam a nossa santificação, pressuposto maior para envidar a nossa permanência diante de DEUS que é SANTO por excelência. Per si, como consequência, para adquirir este 'STATUS QUO', o MOVIMENTO ECLESIAL fomente em cada participante, o desenvolvimento voluntário de se tornar DÓCIL as ações do ESPÍRITO SANTO, sendo ELE que nos REVELA TODA A VERDADE, e partir desta experiência profunda gera novos procedimentos de conversão, de aprimoramento de vida pessoal, familiar e comunitária, um novo olhar e reconhecimento da realidade pecadora, nova intimidade para com a Igreja, vida relacional reestruturada na fraternidade com outros Irmãos e com os santos, uma nova e ardorosa vivência sacramental, entre tantos outros. Soma-se ao falto de novos posicionamentos de fé sólida e equilibrada de relacionamento com MARIA.
Entretanto, subsiste algo primordial que é a essência da ESPIRITUALIDADE deste MovimentoBATISMO NO ESPÍRITO SANTO (não é o SACRAMENTAL), e sendo parte integrante de sua existência, fica evidente que NÃO PODE SER CONSIDERADO SEU 'FIM', mas sim o seu 'PRINCÍPIO'. O seu sentido etimológico e teológico, per si, designa que é um Fenômeno Espiritual que consiste no ato de uma pessoa acolher a divina graça de ser colocada no coração da Terceira Pessoa da Santíssima Trindade por meio da ação do Filho, simplificando, BATISMO NO ESPÍRITO significa a GRAÇA pelo qual o PAI e o FILHO nos concebem o ESPÍRITO SANTO. Fica evidente que Quem aceita o BATISMO no ESPÍRITO é plenificado por Ele e torna-se apto a produzir seus frutos, e assim, perfaz com que o nosso Batismo sacramental tem deixado de ser somente uma promessa, para se tornar um presente em potencial. Como algo sensível e profundo, acaba gerando frutos, que são, além da plenitude do próprio ESPÍRITO, são manifestações de carismas, bem como conversão real e concreta, que impulsiona o crente cada vez mais para a santidade de vida. Conquanto, o MOVIMENTO ECLESIAL continuamente enfatiza que nos é necessário ou imprescindível permanecer no ESPÍRITO do SENHOR para sermos FILHOS de DEUS, muito mais nos é necessário permanecer nesta graça, e a forma fecunda será a de crer em Jesus, converter-se e recebê-lo, que de forma simplória, seria a abertura de coração para receber permanentemente a graça de DEUS. Porém, a essência espiritual de nosso MOVIMENTO ECLESIAL, ou RCC, se perfaz através de um TRIPE, do qual soma-se ao BATISMO no ESPÍRITO, a VIVÊNCIA plena dos CARISMAS e da VIDA COMUNITÁRIA. Em relação a Vivência, podemos esclarecer que a nossa espiritualidade da Renovação Pentecostal Católica é marcada pela manifestação dos carismas efusos, que atesta o primeiro elemento espiritual (Batismo). Agora em relação ao terceiro elemento espiritual de nosso Movimento (Vivência Comunitária), são prioritariamente observados na constituição dos GRUPOS DE ORAÇÃO (Comunidades Eclesiais), na qual se reúnem e tomam forma familiar, na qual subsiste um certo comprometimento, partilha de vida e de bens em sentido mais profundo, chegando a se assemelhar ao sanguíneo, pois existem diversos tipos de auxílio do viver humano. Como se pode observar, pode-se visualizar um sentido COMUNITÁRIO que conduz-nos a um entender que a espiritualidade da Renovação Carismática Católica é Trinitária e que nasce a partir de uma EXPERIÊNCIA PENTECOSTAL, e per si, reaviva a totalidade da experiência sacramental que se torna o cerne da vida Eclesial e Doutrinária. Por fim, o que nos caracteriza como pertença da IGREJA advêm do sentido de sua própria Lei formal (CÓDIGO DIREITO CANÔNICO), que nos coloca um DEVER e OBRIGAÇÃO de ANÚNCIO do EVANGELHO, quer de forma individual ou coletiva (§ 1º cânon 225). Assim, a RCC se toma configuração de ASSOCIAÇÃO, pois se compõe da reunião de pessoas, e que é regida por Estatutos. Por consciência, a IGREJA permite a vida de uma ESPIRITUALIDADE própria, desde que possua uma AUTORIZAÇÃO do PASTOR (Reconhecimento Pontifício) e que esteja de acordo com todos os aspectos DOUTRINÁRIO, e será esta questão primordial, visto que o problema identificado com algumas questões de empecilho no desenvolvimento de nossa Espiritualidade, ocorre no fato de promovermos situações já vivenciadas pela própria Igreja, mas esquecidas, e tal pressuposto pode gerar medo, insegurança e dúvida em alguns pastores. Mas, a melhor forma de contornar certas situações serão o TESTEMUNHO AUTÊNTICO por parte dos representantes de nosso MOVIMENTO ECLESIAL e o objetivo observado de conduzir ao povo para vivenciar melhor a própria Igreja. Em suma, se observa uma real CATOLICIDADE apenas através dos FRUTOS, e será este o critério utilizado de discernimento de caminhada, cuja base será a visualização dos frutos desenvolvidos. No próximo texto, desenvolveremos aspectos práticos sobre a estrutura básica e a forma de captação de integrantes em nosso MOVIMENTO ECLESIAL. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

 
 
 
 

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