GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste instante iniciaremos a
formação sobre a EUCARISTIA, dando o complemento final, assim, a INICIAÇÃO CRISTÃ,
favorecendo a participação no próprio Sacrifício do SENHOR. Fica
evidente que a EUCARISTIA é a "FONTE e CUME de toda a vida
cristã", e que TODOS os demais Sacramentos serão a ESTA vinculados e a ELA
se ordenam (TESOURO ESPIRITUAL DA IGREJA). Portanto, a EUCARISTIA nos une
à Liturgia CELESTE e nos antecipa a VIDA
ETERNA (1ª Cor. 15, 18). A sua nomenclatura advêm da
sua vasta e inesgotável riqueza, representando em si a 'AÇÃO DE GRAÇA',
provindo das PALAVRAS 'Eucharistein' (Lc. 22, 19; 1ª
Cor. 11, 24) e 'Eulogein' (Mt 26, 26; Mc 14,
22) que lembram as bênçãos judaicas que proclamam as obras de Deus: a
criação, a redenção e a santificação. Chamada CEIA do SENHOR, por que relembra
o ápice RELACIONAL de CRISTO com seus Apóstolos antes de sua PAIXÃO e um paralelo com o BANQUETE NUPCIAL DO CORDEIRO na Nova JERUSALÉM. CONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!
Designado como FRAÇÃO DO PÃO. pelo significado do rito judaico da Ceia Pascal, bem como o de se
UNIR, em COMUNHÃO, integralmente ao seu CORPO ao comer do ÚNICO PÃO PARTIDO,
JESUS. Também chamada de ASSEMBLÉIA EUCARÍSTICA (Sýnaxis) por ser celebrada em assembleia de fiéis (Igreja). SANTO
SACRIFÍCIO porque
atualiza o único sacrifício de CRISTO e inclui a oferenda da Igreja (Hb. 13,
15), bem como, completa e ultrapassa todos os sacrifícios da Antiga
Aliança. SANTA E DIVINA LITURGIA ou
CELEBRAÇÃO DOS SANTOS MISTÉRIOS,
por que a Igreja encontra o seu centro e a
sua expressão mais densa nesta celebração. Ainda, SANTÍSSIMO
SACRAMENTO, porque é o "SACRAMENTO DOS SACRAMENTOS" (espécies eucarísticas guardadas no sacrário). COMUNHÃO, por que nos unimos a JESUS,
tornando-nos participantes do seu Corpo e do seu Sangue. Por fim, SANTA
MISSA, porque a liturgia em que se realiza o MISTÉRIO da SALVAÇÃO termina
com o envio dos fiéis (missio). Como SINAIS expressivos encontramos o PÃO e o VINHO,
que se tornam o CORPO e o SANGUE do CRISTO (ORAÇÃO DA TRANSUBSTANCIAÇÃO), mas que também representam a bondade da Criação (Apresentação Ofertas
- Melquisedec - Gn. 14, 18), primícias da terra (Antiga
Aliança), em reconhecimento do CRIADOR. O
PÃO representa, também, a LIBERTAÇÃO
do EGITO e a peregrinação no deserto (Pães Ázimos e
o MANÁ). De forma análoga, vem o "Cálice
de Bênção" (1ª Cor. 10, 16 - ceia
pascal judaíca), acrescenta à alegria a expectativa messiânica do
restabelecimento de Jerusalém. Sobrevêm outros SINAIS: a) Multiplicação
dos pães e b) Milagre
em Caná. Portanto, fica claro que a Eucaristia e a Cruz são pedras de tropeço. É o mesmo mistério e
não cessa de ser ocasião de divisão (Jo. 6, 60.67-68). A instituição da
EUCARISTIA serve como uma garantia do
AMOR SUPREMO de DEUS pelo Homem, para jamais se afastar dos seus e para
os tornar participantes da sua PÁSCOA (Memorial da Morte e Ressurreição), e que
se tornou uma ORDEM para que fosse celebrada até o seu regresso (seus
Apóstolos). Os três Evangelhos sinópticos e São Paulo transmitiram-nos a
narração da instituição da Eucaristia, enquanto que no Evangelho joanino ocorre
as palavras de Jesus que que preparam a sua instituição (Sinagoga de Cafarnaum
- Lc. 22, 7-20). O intuito desta celebração seria a de dar sentido definitivo à Páscoa judaica (PÁSCOA
NOVA), no qual a passagem de JESUS para o seu PAI, pela sua morte e
ressurreição, é antecipada na ceia e celebrada na Eucaristia. MEMORIAL não possui, apenas, o
significado de lembrança da sua PESSOA ou do ELE fez (JESUS - 1ª Cor. 11,
26), mas de firmar o presente na
celebração litúrgica (Apóstolos e seus sucessores), VIDA, MORTE,
RESSURREIÇÃO e de sua plena e efetiva INTERCESSÃO junto do PAI (At. 2,
42.46). Comumente esta CELEBRAÇÃO acontecia no DOMINGO (Ressurreição - At. 20,
7), se perpetuando até aos nossos dias, no qual hoje a encontramos em toda a
parte na Igreja com a mesma estrutura fundamental (Centro da vida da Igreja).
Por fim, nestas Celebrações, anuncia-se o MISTÉRIO PASCAL DE JESUS (1ª Cor. 11, 26). Em próximo texto desenvolveremos
este tema sobre a 'EUCARISTIA'. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.
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