quarta-feira, 12 de agosto de 2015

CIC - 2ª PARTE - 2ª SEÇÃO - CAP. 1º (INICIAÇÃO) - ART. 3º (1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste instante iniciaremos a formação sobre a EUCARISTIA, dando o complemento final, assim, a INICIAÇÃO CRISTÃ, favorecendo a participação no próprio Sacrifício do SENHOR. Fica evidente que a EUCARISTIA é a "FONTE e CUME de toda a vida cristã", e que TODOS os demais Sacramentos serão a ESTA vinculados e a ELA se ordenam (TESOURO ESPIRITUAL DA IGREJA). Portanto, a EUCARISTIA nos une à Liturgia CELESTE e nos antecipa a VIDA ETERNA (1ª Cor. 15, 18). A sua nomenclatura advêm da sua vasta e inesgotável riqueza, representando em si a 'AÇÃO DE GRAÇA', provindo das PALAVRAS 'Eucharistein' (Lc. 22, 19; 1ª Cor. 11, 24) e 'Eulogein' (Mt 26, 26; Mc 14, 22) que lembram as bênçãos judaicas que proclamam as obras de Deus: a criação, a redenção e a santificação. Chamada CEIA do SENHOR, por que relembra o ápice RELACIONAL de CRISTO com seus Apóstolos antes de sua PAIXÃO e um paralelo com o BANQUETE NUPCIAL DO CORDEIRO na Nova JERUSALÉMCONTINUA A FORMAÇÃO DOUTRINAL!!!

Designado como FRAÇÃO DO PÃO. pelo significado do rito judaico da Ceia Pascal, bem como o de se UNIR, em COMUNHÃO, integralmente ao seu CORPO ao comer do ÚNICO PÃO PARTIDO, JESUS. Também chamada de ASSEMBLÉIA EUCARÍSTICA (Sýnaxis) por ser celebrada em assembleia de fiéis (Igreja). SANTO SACRIFÍCIO porque atualiza o único sacrifício de CRISTO e inclui a oferenda da Igreja (Hb. 13, 15), bem como, completa e ultrapassa todos os sacrifícios da Antiga Aliança. SANTA E DIVINA LITURGIA ou CELEBRAÇÃO DOS SANTOS MISTÉRIOS, por que a Igreja encontra o seu centro e a sua expressão mais densa nesta celebração. Ainda, SANTÍSSIMO SACRAMENTO, porque é o "SACRAMENTO DOS SACRAMENTOS" (espécies eucarísticas guardadas no sacrário). COMUNHÃO, por que nos unimos a JESUS, tornando-nos participantes do seu Corpo e do seu Sangue. Por fim, SANTA MISSA, porque a liturgia em que se realiza o MISTÉRIO da SALVAÇÃO termina com o envio dos fiéis (missio). Como SINAIS expressivos encontramos o PÃO e o VINHO, que se tornam o CORPO e o SANGUE do CRISTO (ORAÇÃO DA TRANSUBSTANCIAÇÃO), mas que também representam a bondade da Criação (Apresentação Ofertas - Melquisedec - Gn. 14, 18), primícias da terra (Antiga Aliança), em reconhecimento do CRIADOR. O PÃO representa, também, a LIBERTAÇÃO do EGITO e a peregrinação no deserto (Pães Ázimos e o MANÁ). De forma análoga, vem o "Cálice de Bênção(1ª Cor. 10, 16 - ceia pascal judaíca), acrescenta à alegria a expectativa messiânica do restabelecimento de Jerusalém. Sobrevêm outros SINAIS: a) Multiplicação dos pães e b) Milagre em Caná. Portanto, fica claro que a Eucaristia e a Cruz são pedras de tropeço. É o mesmo mistério e não cessa de ser ocasião de divisão (Jo. 6, 60.67-68). A instituição da EUCARISTIA serve como uma garantia do AMOR SUPREMO de DEUS pelo Homem, para jamais se afastar dos seus e para os tornar participantes da sua PÁSCOA (Memorial da Morte e Ressurreição), e que se tornou uma ORDEM para que fosse celebrada até o seu regresso (seus Apóstolos). Os três Evangelhos sinópticos e São Paulo transmitiram-nos a narração da instituição da Eucaristia, enquanto que no Evangelho joanino ocorre as palavras de Jesus que que preparam a sua instituição (Sinagoga de Cafarnaum - Lc. 22, 7-20). O intuito desta celebração seria a de dar sentido definitivo à Páscoa judaica (PÁSCOA NOVA), no qual a passagem de JESUS para o seu PAI, pela sua morte e ressurreição, é antecipada na ceia e celebrada na Eucaristia. MEMORIAL não possui, apenas, o significado de lembrança da sua PESSOA ou do ELE fez (JESUS - 1ª Cor. 11, 26), mas de firmar o presente na celebração litúrgica (Apóstolos e seus sucessores), VIDA, MORTE, RESSURREIÇÃO e de sua plena e efetiva INTERCESSÃO junto do PAI (At. 2, 42.46). Comumente esta CELEBRAÇÃO acontecia no DOMINGO (Ressurreição - At. 20, 7), se perpetuando até aos nossos dias, no qual hoje a encontramos em toda a parte na Igreja com a mesma estrutura fundamental (Centro da vida da Igreja). Por fim, nestas Celebrações, anuncia-se o MISTÉRIO PASCAL DE JESUS (1ª Cor. 11, 26). Em próximo texto desenvolveremos este tema sobre a 'EUCARISTIA'. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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