sexta-feira, 6 de novembro de 2015

BUSCAR O SILENCIAR, UMA AÇÃO GENUÍNA DE DESAPEGO (ANSELMO GRUM - 2ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Dando continuidade nesta busca de nos ENCONTRAR NO NOSSO CAOS? Como revelamos o desapegar é permitir a DEUS que tome a nossa direção, significando que nenhum planejamento acerca das possíveis ações piedosas e ideais religiosos que poderiam trazer crescimento e enriquecimento espirituais, devem partir do meu querer e de minhas ideias, contrariamente, DEUS será QUEM definirá realmente cada passo, cada momento, palavra e pensamento. DEUS REINA EM MINHA EXISTÊNCIA, nada que parte de minha vontade deve estar no 'CENTRO', em DEUS me abandono e entrego, desapego em SILÊNCIO, exatamente ao todo o conteúdo de minha história de vida e lhe permito que aja em mim. É o que se compreende o que PAULO prediz: "JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, CRISTO VIVE EM MIM". Neste ato, já não intento em dar importância ao que faço ou planejo, o meu IDEAL perdeu significância, já perco mais tempo precioso construindo minhas edificações imaginárias de um figura que ainda não existe, mas tem valor exponencial para mim. Agora o que mais importa é A MÃO DE DEUS SALVADORA ME TOCAR, ou seja, seu ESPÍRITO DIVINO. CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!


Os passos fundamentais para produzir o real desapego de si serão aqueles definidos pelos irmãos da Comunidade TAIZÉ: 1) Silencio as minhas emoções, tristezas e vãs ocupações de pensamentos (SILÊNCIO DA FANTASIA); 2) Anular as queixas, dificuldades, passados difíceis, lembrando das misericórdias Divinas (SILÊNCIO DA MEMÓRIA); 3) Bloqueio dos desejos, antipatias e do amor condicionado (SILÊNCIO DO CORAÇÃO); 4) Renunciar aos pecados, incapacidades o auto-louvor (SILÊNCIO DO AMOR PRÓPRIO); 5) Enfraquecer os vãs pensamentos, considerações sutis e quebrar as buscas e anseios próprios (SILÊNCIO DO ESPÍRITO); 6) Anular quaisquer julgamentos (SILÊNCIO DO JULGAMENTO); 7) Subjulgar as angústia do coração, das dores da alma, sentimentos do abandono (SILÊNCIO DA VONTADE) e 8) Anular a própria escuta de si, queixas, consolos (SILÊNCIO DE SI). Nesta busca de encontrar o SILÊNCIO perceber-se-á o quão pesaroso e exigente estas práticas, pois contêm a real essência do desapego completo, constatando que muitas outras forças se rebelaram contra qualquer fase deste crescimento. Ora, como prática humana comum o que mais desejamos é nos fixar em NÓS mesmos (SÍNDROME DE ADÃO), intentando utilizar DEUS como nosso instrumento de crescimento pessoal e de nossa PERFEIÇÃO, ao invés de nos entregarmos permeados de imperfeições. Se torna difícil e angustiante tomar ciência de que não podemos relevar importância a tudo que provêm de mim e para mim mesmo, e tendo de direcionar toda a visão apenas para DEUS. Para se alcançar o 'FUTURO' primeiramente devemos desapegar de nosso 'PASSADO', pois se não o fizermos jamais seremos Adultos de direito. Não se pode crescer apegado a costumes, práticas, pessoas, lugares, exatamente a vislumbrar coisas novas. A ação primordial de se libertar deste passado é lançar fora as algemas escravizantes de situações negativas que nos torturam, e mais, das feridas que nunca cicatrizam e se tornam adereços e fardos de auto-flagelações, pior, são colocados como troféus e/ou medalhas de comprovações de uma vida sofrida e causticante, com objetivo de mostrar aos outros e automaticamente pedirem aos mesmos: VOCÊS DEVEM CUIDAR DE MIM. Aqui não existe o PERDÃO, estão extremamente estranguladas pela raiva, indignação, que se afogam nos sentimentos negativos, e infelizmente fecham as portas para DEUS os curar. Somente DEUS pode me salvar, e para isto devo estender as minhas mãos em sua direção, não posso mais agarrar em mim mesmo, desistir de me auto-afirmar, pois somente DEUS pode dizer-me 'QUEM SOU DE FATO E DE DIREITO', mais ninguém. Esta busca incessante do SILÊNCIO fora amplamente desenvolvida pelos 'MONGES DO DESERTO', no qual se busca o exercício da morte do Homem velho, tornando-se morto para o mundo para que DEUS possa RESSUSCITÁ-LO para a verdadeira vida: "... Torna-te um CADÁVER, despreza tanto as injustiças como o louvor dos homens, da mesma forma como os mortos, e hás de ser SALVO ..." (Apo. 476 - Patriarca Macário o Egípcio). Aqui fica a consideração de que quem busca o SILÊNCIO deve aprender a se tornar INDEPENDENTE  do RECONHECIMENTO alheio, no qual louvor e injúria humana não possuem qualquer valor, e o próprio mundo perde sua importância, não deixa de possuir sentimentos, mas lança fora os valores mundanos tão radicalmente que acaba morrendo para o mesmo, direcionando tudo para DEUS. Quando conquistar a este estágio de morte interior, poderá realmente viver no mundo sem ser escravizado por ele ou seja, "VIVE NO MUNDO, MAS NÃO DO MUNDO" (ANSELMO GRUM). Para concluir este pensamento, direciono a SÃO BENTO, em sua regra orienta a cada dia pensarmos na 'MORTE' (RB 4,55), exatamente para fundamentar a nossa morte interior e permitirmos que deixe um espaço vazio para se preencher com a VIDA VERDADEIRA. Assim proclama: "... Se imaginarmos que dentro de três dias estaremos enterrados, que haveríamos de deixar para trás? Tudo o que em nós é morto, todo o peso que não tem sentido, todas as posses que carregamos conosco, as opiniões a que nos apegamos, os papeis que desempenhamos, as máscaras que usamos, tudo isto nos seria tirado. E poderíamos levantar-nos do túmulo como homens novos ..." (ANSELMO GRUM). Observe-se não é uma insinuação para a 'FUGA', mas sim um AJUSTE, uma ajuda para vivermos concretamente e ver em CRISTO o sentido real da RESSURREIÇÃO. Em outro texto concluiremos este pensamento. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com