quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

O LÍDER, MUITO MAIS DO QUE UMA PESSOA, UM PAI ESPIRITUAL.


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUSNeste artigo declinando sobre a temática LIDERANÇA, iremos ilustrar a figura do LÍDER em si. SÃO BENTO Em um dos seus artigos, coloca a necessidade de SABER ESCOLHER quem ficará a frente, e esta era e será uma das minhas maiores lutas. Sabermos escolher os nossos líderes. Para Bento a liderança deve ser pautada em NÃO AFLIGIR OS IRMÃOS, ou seja, NÃO MAGOAR ou FERIR ALGUÉM. Nisto, observando a nossa realidade de Movimento e Igreja, como nos falta uma verdadeira reflexão. Traduz-se no respeito da pessoa, pois nos relacionamos com PESSOAS, jamais com as coisas. Por isto, o tratar deve ser baseado na mesma equinânime, ou seja, devemos perceber que nos relacionamos com PESSOAS, não com coisas ou objetos de posse. A sabedoria dos monges, agrega o pensamento que no íntimo de qualquer pessoa, por ser esta imagem e semelhança de DEUS, sempre possuíra uma BOA SEMENTE plantada em sua interior. Caberá ao LÍDER saber desenterrá-la e fazê-la brotar desta terra. Na regra, Bento exige que todos devem ser RESPEITADOS do jeito que o são. LIDERAR, para o Santo, não significa DIMINUIR ninguém. É uma exigência ao LÍDER possuir uma VISÃO ESPIRITUAL, para poder enxergar o CRISTO em todos os homens, o que em si se torna sua principal característica. Este fato não é repressor, em que não devo enxergar as falhas do ser humano, mas é o entendimento de NÃO SE FIXAR NELAS. O Líder deve visualizar a boa semente através das fraquezas e dos pontos obscuros do caráter da ovelha. Desta forma, também torno possível ao outro acreditar, também, na semente boa que existe em si mesmo. CONTINUA A FORMAÇÃO LIDERANÇA!!!

Qualquer imagem pessimista da humanidade, perfaz com que a Liderança deseje CONTROLAR todos os seus colaboradores. Disto, neste desejo de controlar, proporcionará uma OPOSIÇÃO concreta destes mesmos colaboradores. Daí, se perde todo o controle de gestão e de ação também. Segundo a Psicologia, quem sempre deseja estar sob controle de tudo e de todos, ou seja, se deseja a tudo controlar, acabará por sair do controle. Se esta for a fonte de Liderança, a criatividade e a fantasia serão plenamente reprimidas, que originarão no déficit da vontade e da alegria no trabalho a ser desempenhado. Na realidade não se poderia admitir que nenhum comportamento possa minar a auto-estima alheia, sua esperança, sua individualidade e dignidade. Devemos entender que todos são especiais no desenvolvimento de qualquer projeto e podem trazer o sucesso para o empreendimento. Deve-se evitar que alguém seja obrigado a desempenhar qualquer função que ultrapasse suas próprias expectativas. Portanto, LIDERAR significa MOTIVAR AS PESSOAS. Fica óbvio que o OCUPAR CARGOS NÃO TRAZ QUALQUER SIGNIFICADO DE LIDERANÇA. Segundo S. BENTO, liderança significaria levar em consideração as pessoas que estão conosco e incentivá-las, e que devemos ajustar as tarefas às pessoas e não o contrário. Neste ponto, não estamos dizendo que devemos satisfazer todos os desejos, sendo capaz a liderança o de dizer um 'NÃO' ou chamar alguém a atenção. Mas o centro é a forma de se efetivar tais ações, nunca diminuindo o outro. Sabemos que quem lidera sempre sera confrontado com desejos e reivindicações, que podem ser até irracionais. Não se pode ignorar, mas ter a coragem de falar sobre elas, e conotá-las como negativas e irracionais. é o que denominamos de CONVERSA de ADVERTÊNCIA, em que o seu objetivo é o de MOTIVAR, NUNCA, e apenas, REPREENDER a PESSOA, mas SIM, O SEU COMPORTAMENTO INADEQUADO.
Segundo Bento, a regra mais importante será: "Apresente a verdade ao outro como uma capa que ele possa vestir, não bata com ela em seus ouvidos como se fosse uma toalha molhada". Quem quiser conversar com alguém que trouxe prejuízo, deve primeiro reparar na pessoa, inicialmente. Toda a abordagem do que é descabido e ruim deve ser permeado na dignidade do outrem, devendo ser constituída pela justiça, sem identificações com o próprio desejo. Se o Líder tiver que dizer um 'não', este deve ser pautado pela racionalidade, nunca pela emoção. Portanto, o líder deve ser uma pessoa SENSATA e PONDERADA, pessoas que denotam emoções em todos os níveis devem ser impedidas de ficar a frente de certas situações, pois são despreparadas para a Liderança. Eis uma grande oportunidade de refletirmos sobre o 'COMO' temos desempenhado a nossa LIDERANÇA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com