quinta-feira, 17 de março de 2016

CIC - 2ª PARTE - 2ª SEÇÃO - CAP. 3º SACRAMENTOS DE SERVIÇO) - ART.7º (MATRIMÔNIO - 1ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORABENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Neste texto, daremos continuidade ao SACRAMENTO DE SERVIÇO, especificamente, ao MATRIMÔNIO. Assim, o Pacto Matrimonial possui a dignidade de SACRAMENTO (comunhão íntima entre HOMEM e MULHER), por nos revelar a DEUS, exatamente no desenvolvimento de uma vida INTER-RELACIONAL (PESSOAS) e à procriação e educação da proleA Sagrada Escritura começa pela criação do homem e da mulher, à imagem e semelhança de DEUS (Gn. 3), e termina com a visão das "núpcias do Cordeiro" (Ap. 19, 9). Do princípio ao fim, a Escritura fala do matrimônio e do seu 'MISTÉRIO', da sua instituição e do sentido que DEUS lhe deu (origem e finalidade - 1ª Cor. 7, 39). A íntima comunidade da vida e do amor conjugal foi fundada pelo Criador e dotada de leis próprias, e, portanto, esta vocação está inscrita na própria natureza do homem e da mulher. Em nenhum momento este SACRAMENTO possui traços de instituição puramente humana, mesmo que ocorra uma ampla e irrestrita diversidade cultural, sobrepõe um maior sentido da grandeza da UNIÃO Matrimonial. É perceptível sua importância ao fato de que ao criar o HOMEM (Homem e Mulher) por amor, DEUS os chamou ao, com e por AMOR e, assim, torna o MATRIMÔNIO uma vocação fundamental e inata de todo o ser humano (1ª Jo. 4, 8.16).


Desta feita, a VIDA CONJUGAL expressada no amor mútuo de duas PESSOAS (Homem e Mulher) torna-se imagem do AMOR ABSOLUTO e indefectível com que DEUS ama o Homem "... DEUS abençoou-os e disse-lhes: 'Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a' ..." (Gn. 1, 28). Fica evidente que o Homem e a mulher foram criados um para o outro: "... Não é bom que o homem esteja só ..." (Gn. 2, 18). Também denota que Homem NÃO É SUPERIOR a Mulher, mas esta é a sua igual (auxiliar - carne da sua carne), representando o 'DEUS que é o nosso auxílio': "... Por esse motivo, o homem deixará o pai e a mãe, para se unir à sua mulher: e os dois serão uma só carne ..." (Gn. 2, 24), e: "... Portanto, já não são dois, mas uma só carne ..." (Mt. 19, 6). De forma análoga, o PECADO se faz sentir nas relações entre o Homem e a Mulher, independentemente da natureza humana e de suas relações, ameaçada pela discórdia, domínio, infidelidade, ciúme, ódio e ruptura desde os primórdios, e tem um caráter universal. Por culpa do Pecado, aconteceu a Ruptura com DEUS, e como consequência a ruptura da comunhão original do homem e da mulher, tornando suas relações distorcidas. Mesmo com tal alteração, a ordem da criação subsiste, e pode acontecer a cura das feridas do pecado, entretanto, para que o aconteça o HOMEM (homem/mulher) necessitam da ajuda da irrecusável GRAÇA de DEUS. Entenda-se que as consequências do pecado (Gn. 3, 19) se constituem remédios e o matrimônio ajuda a superar o auto-isolamento, o egoísmo, a busca do próprio prazer, e a abrir-se ao outro, à mútua ajuda, ao dom de si. A consciência moral relativamente à UNIDADE e a INDISSOLUBILIDADE do Matrimônio desenvolveu-se com o objetivo de proteger a Mulher contra um domínio arbitrário por parte do homem (Lei de Moisés). Será na experiência continuada do Povo Eleito que os Profetas enxergam nesta RELAÇÃO DE AMOR CONJUGAL com DEUS, e se prepara a consciência desta Unicidade e Indissolubilidade (Rute, Tobias, Cântico dos Cânticos). JESUS enfatiza a importância do MATRIMÔNIO para o Homem (Homem e Mulher), no qual neste ocorre um sinal eficaz da presença de CRISTO, pois sua vida pública iniciar-se no episódio das 'BODAS DE CANÁ'. Desenvolvendo-se no teor de suas pregações ao ensinar acerca do sentido original da união do Homem e da Mulher (Não separe, pois, o homem o que Deus uniuMt. 19, 6), baseada enfaticamente na indissolubilidade do vínculo matrimonial, porém, sem impor fardo impossível. Do contrário, uma busca de restabelecer a ordem original da criação (viver na dimensão nova do Reino de DEUS). Eis a GRAÇA do MATRIMÔNIO Cristão que é fruto da CRUZ DE CRISTO (Ef. 5, 25-26. 31-32). Este SACRAMENTO é um sinal eficaz da Aliança de CRISTO com a Igreja (Mt 19, 12). Continuaremos em próximo texto. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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