terça-feira, 15 de março de 2016

CURA INTERIOR: NÃO SE COLOCA VINHO NOVO EM ODRES VELHOS? (2ª PARTE)


GRAÇE PAZ (חסד ושלום)! ORA ET LABORA! BENDIGAMOS AO SENHOR! DEMOS GRAÇAS A DEUS. Diante do que perfilamos no texto anterior, fica-nos uma admoestação: QUEM PRECISA DE CURA? SERÁ QUE PRECISO DE ALGUMA CURA? Já se pronuncia a PALAVRA DE DEUS: ".... Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós ..." (Jo. 1,8) e mais: ".... Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de DEUS ..." (Rm. 3,23). Analisando apenas o teor da PALAVRA acima, podemos perceber que por causa deste ESTADO DE PECADO adquirimos uma mancha, e será esta a causa de que 'TODO SER HUMANO' necessitar de 'CURA'. QUAL A MOTIVAÇÃO? Ora, existem áreas escondidas em nosso interior, de forma consciente (NEGAÇÃO) e inconsciente (SEM PERCEPÇÃO), que são primordialmente desconhecidas, e portanto, sem a mínima capacidade de interpretação e de certeza. Ao fugir de DEUS (Adão, Caim) acabou, o homem, perdendo a proteção de DEUS, sofrendo profundas transformações interiores, de tal monta que ficou impregnado por uma natureza egoísta, rebelde, perversa, maligna, desencadeando em um coração enganoso. QUESTIONE-SE: EM QUAL ESTADO SE ENCONTRA SEU CORAÇÃO (INTERIOR, EGO, EU)? Melhoremos nosso questionamento. VOCÊ SE CONHECE REALMENTE? QUEM PODERIA PLENAMENTE SE AUTO-DEFINIR? CONTINUA A FORMAÇÃO PESSOAL!!!

Desta feita, enuncia o Profeta Jeremias: "... Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? ..." (Jr. 17,9). Enfim, não nos conhecemos em plenitude, no qual muitas vezes não somos o que gostaríamos de ser. Se torna muito comum depararmos com situações que nos constrange. Atualmente, se torna necessário uma busca profunda de encontrar todos os obstáculos que nos impedem de encontrar a verdadeira essência da vida, e tal intento primordial descobrir todas as verdades que precisarão ser enfrentadas. Para tal, DEUS, embora tenhamos negado sua amizade (Início), sua intimidade, nunca nos permitiu ficar solitários, mas, necessário nos abrir e permitir que possa DEUS adentrar em nosso íntimo, ajudando-o a promover concretas transformações. Em suma, o Homem precisa ser curado: "... Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno ..." (Sl. 139,23-24). Por isto o Salmista pede AUXÍLIO DIVINO (sondar), pois reconhece que a verdade apenas nos será plenamente revelada a partir da anulação de todos os nosso mecanismos de defesa, que são deliberadamente construídos, mas que fomentam muito mais problemas do que soluções. É fato que não podemos mudar determinadas realidades que já foram experimentadas, porém, que temos uma majestosa CAPACIDADE de as modificar com uma nova forma de olhar os mesmos. Tais artifícios tão comuns, para nós, servem-nos para a PROTEÇÃO, porém, nos conduzem ao ENGANO, MENTIRA, desilusão, pois nos aprisionam em falsas perspectivas e, assim, não conquistamos genuínas mudanças, e vivemos o 'VELHO' continuamente. QUAIS SERIAM ESTES MECANISMOS DE DEFESA? Dentre muitas, descreveremos duas primordiais e atuais:
1) NEGAÇÃONegamos algo, mentimos a respeito, não queremos olhar para o problema, nem discutir a respeito, não admitimos que temos mágoas ou ressentimentos. Escondemos, camuflamos (Irritação). Construímos muralhas em volta de nossos sentimentos para que ninguém descubra nossos fracassos (fachada);
2) RACIONALIZAÇÃO: Neste tipo ocorre uma sofisticação, tentamos dar razões que justificam o nosso comportamento, achando justificativas para tudo. "Se você não tivesse começado...".
Para andar com DEUS precisamos aprender a andar na verdadeNos sentimos confusos por não conseguir determinar a causa dos nossos conflitos e sentimentos (medo, mágoa, ira, culpa, vergonha, ansiedade, etc.). Tal fato nos aprofunda ainda mais neste mar da 'CULPA'. Aliás, parecer-nos-ia que tal 'PALAVRA' vem cravada na alma e ecoa constantemente em nossas vidas, e não conseguimos ter um relacionamento sadio e específico com DEUS. Precisamos descobrir qual o ponto da necessidade específica, perceber qual é o verdadeiro problema afim de tratarmos com ele. Não podemos confessar a DEUS o que não reconhecemos em nós mesmos. Eis o fato de nosso maior medo do Sacramento da RECONCILIAÇÃO, porque na verdade, de NÓS, pouco sabemos e pouco gostaríamos de saber, e tudo o que fazemos é de forma generalizada, banal, sem consistência, damos e recebemos muitas coisas superficiais e nos contentamos com as mesmas e acabamos vivendo relacionamentos nebulosos, conosco, com os outros e com DEUS. No próximo texto abordaremos sobre VERDADES e MENTIRAS. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com