quinta-feira, 15 de setembro de 2016

PROATIVIDADE, A ARTE DE TRANSFORMAR UMA DERROTA EM UM NOVO CAMINHO A SEGUIR.


GRAÇA E PAZ (חסד ושלום PAX ET BONUM)! Em nossa análise diária, adentraremos na temática LIDERANÇA, exatamente em um tópico importante acerca do nosso viver diário.  Em diversas vezes, partilhando com pessoas, deparamos acerca de assuntos sobre as dificuldades da vida, dos tropeços, das perdas e derrotas pressentidas. Nos diversos tipos de discursos, constata-se que o teor sobre a derrota compunha-se de sentimentos expressivamente NEGATIVOS, e desta forma, acabei buscando na atitude filosófica a busca de uma composição de uma pergunta razoável para meditar sobre a temática 'DERROTA'. Já tinha visto em um texto: "... o maior prejuízo para o sucesso de amanhã é o sucesso de hoje ..." (Rick Warren). Desta feita, iluminou-se no pensamento que em muitas situações da vida, o NOSSO desenvolvimento dependerá de sabermos perder algo, para alcançarmos voos maiores na liderança. Já tinha enunciado em diversas pregações este simples contexto administrativo: "... Quando evitamos os riscos, arriscamos o que há de mais importante na vida: buscar o crescimento, o desenvolvimento, de nosso potencial e a oportunidade de oferecer uma contribuição genuína para um meta comum ..." (MAX DEPREE). A arte do saber viver perpassa em aprender a lidar com situações difíceis e complexas, no qual TODOS, sem exceção, podem passar a conviver, se não o vivem atualmente, para poder, posteriormente, usufruir de seus ganho. Em suma, este é o PARADIGMA PSICO-FILOSÓFICO dominante, amplamente utilizado na esfera empresarial e administrativa: "APENAS SE ALCANÇARÁ UMA CONCRETA VITÓRIA, AQUELE QUE APRENDEU A REAL IMPORTÂNCIA DE SUA DERROTA". CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

Geralmente, aduzimos que o SER LÍDER significa possuir RESPONSABILIDADE. Entretanto, se efetivarmos uma análise desta palavra, podermos-ia dividi-la em dois segmentos (RESPONSABILIDADE = RESPONS + ABILIDADE). A tradução correta deste termo será a HABILIDADE de DARMOS RESPOSTAS, ou de ENCONTRARMOS RESPOSTAS. Ora, saiba as conquistas de uma vida bem-sucedida dependerá de situações de Ganhos e Perdas, de Trocas e Compensações. Será que estamos aptos a TROCAR NOSSA SEGURANÇA POR ALGUMA OPORTUNIDADE? O desenvolver humano estará sempre em cognição de encontrar-se, continuamente, com situações de OPÇÕES. Dever-nos-ia aprofundar a compreensão de que no dia-a-dia sempre existirão portas abertas, e que a escolha sempre dependerá de nossa capacidade de RESPONDER. No início de cada caminhada, as perdas serão sempre poucos ou mínimas. Mas, ao partir de determinado tempo, em nossas mãos, devido ao crescimento particular, o conteúdo do sacrifício terá uma enorme monta ou valor. Necessário responder, de forma consciente e espontânea. A partir deste ponto, observamos que o que mais favorece a estagnação das pessoas é um sentimento peculiar humano: o MEDO. A partir deste sentimento, transcorre que não se desenvolvem potenciais, pelo simples fato de não desejam sair da ZONA DE SEGURANÇA, ou seja, as áreas em que nos sentimos estritamente CONFORTÁVEIS. Assim, se vislumbrarmos a essência de tais fatores, constata-se plenamente que tais áreas, em si, não possuem um valor essencialmente negativo. Analisemos uma ação concreta, imagine-se um alpinista, observamos que ao escalar as montanhas, sempre buscam construir áreas de descanso, para recuperar o fôlego e as forças, e dar novo impulso a subida. Seguindo tal premissa, na vida diária, que poderíamos igualar a escalada de uma montanha, deveríamos elaborar tais áreas em nossos cotidianos de vida. Eis o sentido radical de pensamento, no qual deveria permear a nossa essência de AFIRMAÇÃO PESSOAL. Porém, se analisarmos paulatinamente, observaremos que os reconhecimentos, as vanglorias e benefícios que tanto desejamos são TEMPORÁRIOS, não possuem magnitude em si mesmos. São como penas soltas no ar, que por sua consistência leve, se elevam ao alto, mas a partir de algumas tempestades se dispersam e se perdem. O essencial da vida seria a CONSTRUÇÃO DE ALGO SÓLIDO, que poderia ser utilizado por outros, e desta forma nunca ser esquecido. Será o escolher algo que faça uma DIFERENÇA, que seja marcado como um divisor de águas. Este fator de diferença sempre iniciará a partir do desejo de se construir algo que tenha continuidade e que seja progressivo. Assim, como um 'ALPINISTA DA VIDA', irá implementar um estágio de treinamento, disposição e vontade de superação, pois requer dispêndio de tempo, suor e vontade. Um investimento a longo prazo, sempre será melhor do que ganhos exponenciais no presente, mesmo que tenham valores extraordinários, o melhor da vida é a sua perenacidade, ou seja, sua constância.
É fundamental perceber e acatar aprender a SACRIFICAR prazeres e conveniências em prol de oportunidades de crescimento. Ligado a este passo esta a ser mais RACIONAL do que SENTIMENTAL, o de manter mais um foco ou objetivo do que agir de forma inconsequente. Pois, o sentido de viver bem não está na QUANTIDADE (Sentimentos, valores, projetos, etc.), mas sim, na QUALIDADE dos mesmos. Ora, e se buscarmos a QUALIDADE em tudo, NUNCA PODEREMOS CONTENTAR COM A MEDIOCRIDADE. Se algo realmente vale a pena, teremos duas e únicas respostas: "SIM ou NÃO". Agora, fazendo uma viagem no teor de sua vida, neste exato momento, estas respostas acima, FAZEM PARTE DE SEU DIA-A-DIA? OU TERIA VOCÊ ACRESCENTADO UMA TERCEIRA VIA? "TALVEZ". E DENTRO DESTA, VOCÊ COMPREENDE A EXATA ESSÊNCIA DESTA OPÇÃO? Bem, quem tem a resposta é VOCÊ e espero que esta análise possa te ajudar a tomar as decisões corretas e coerentes. Mas, saiba uma coisa fundamental: DERROTAS NUNCA TERÃO SIGNIFICADO NEGATIVOS DE QUEM OPTA POR VIVER REALMENTE. SAIA DE SUA ZONA DE CONFORTO e SUBA A MONTANHA. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com