terça-feira, 8 de novembro de 2016

LIDERANÇA O ENSINO DO CAMINHO DO AUTO-CONHECIMENTO


GRAÇA e PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUM)! Na ciência da psicologia, especificamente no estudo do SER, elaboraram um processo de demonstração do ‘SER’, chamado de Janela JOHALI. Esta 'janela' compõe-se de quatro áreas, que representam o estado de VISÃO do SER entre o ‘EU’ e o ‘TU’ (quadrantes), no qual dimensiona-se o conhecimento do SER HUMANO. O 1º Quadrante constitui como o meu conhecimento ou VISÃO de minha pessoa, porém o ‘TU’ não me conhece ou enxerga. O 2º Quadrante o Outro (TU) me conhece (enxerga) e EU próprio não me enxergo (Conheço). O 3º Quadrante EU me conheço e o TU também. Por fim, o último Quadrante, no qual nem o EU e nem o TU possui qualquer conhecimento ou Visão. Da compreensão deste redimensionamento da VISÃO DO SER, advêm uma questão: QUE TIPO DE HERANÇA DEIXAREI? COMO SOU VISTO PELAS PESSOAS? E COMO EU PRÓPRIO ME VEJO? Esta reflexão se coaduna com o questionamento de JESUS para seus Discípulos: "... PARA VÓS, QUEM EU SOU? ...". Amalgamando-se tais questões, sobre-veio-me a pergunta basilar: COMO DEUS ME VÊ? Anelando-se as respostas ao conceito fundamental da Liderança, que é o "TRATO COM PESSOAS", modelou-se a compreensão de que se busco posses, cargos, status, tudo isto e mais outras coisas que estão diretamente interligadas, não passará de PURA GERÊNCIA, pois esta trata apenas com as 'COISAS'. Portanto, é salutar reavaliar o como gostaria de SER LEMBRADO pelas gerações que hão de vir. CONTINUA A FORMAÇÃO DE LIDERANÇA!!!

Agora, imagine-se que de forma a não ser reconhecido, pudéssemos questionar as pessoas mais próximas (família, parentes, amigos, vizinhos, conhecidos, colegas de trabalho ou estudo, igreja e desconhecidos) a condição de revelarem seus pensamentos, conceitos, sentimentos sobre o que representamos em suas vidas. QUAL SERIA O TEOR DESTA AVALIAÇÃO? COMO GOSTARÍAMOS QUE FOSSE O SEU RESULTADO? Per si, agrega-se ao questionamento inicial: QUE TIPO DE HERANÇA DEIXAREI? A resposta permitirei que cada um possa REFLETIR e ANALISAR. No conhecimento sobre a LIDERANÇA. Seu maior sentido ESTÁ NA ação de FORMAR NOVOS LÍDERES. Anela ao saber CUIDAR, RECONHECER, CURAR e LIBERTAR PESSOAS. Um Líder, em si mesmo, reflete a própria IMAGEM de DEUS, ou seja sua SANTIDADE e GLÓRIA em palavras e ações (JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, CRISTO VIVE EM MIM – SÃO PAULO). É o sentido primordial de TOMAR PARTE DA NATUREZA DIVINA, mesmo vivendo no mundo: "... A Redenção e a libertação de um mundo que está perdido acontecem pela mediação do SER DIVINO por nós. Na medida em que somos divinizados pelo próprio CRISTO, nós nos tornamos seres humanos autênticos. A divinização nos torna o Ser Humano tal como DEUS originalmente o pensou ..." (Anselmo Grum). Toda a relação verdadeira com DEUS não se configura como fuga das pessoas, mas contrariamente, desenvolve o desejo de COMUNIDADE, de proximidade de doação e recepção automáticas. Ora, se DEUS é AMOR, e sendo um ente que busca sempre viver um relacionamento cristalino com DEUS, jorra em mim o AMOR. NELE, EU torno-me parte em DEUS, aqui exprime-se claramente o que é a natureza divina, e desta forma, sabemos "QUEM É DEUS"! (Anselmo Grum). Neste sentido, NÃO SÓ TENHO CONHECIMENTO (sentido grego: 'CONHECE-TE A TI MESMO'), mas também RECONHECIMENTO, olhando para o mais profundo do meu SER e vendo meu estado original. Por isto, enfatizo: QUAL SERÁ O MEU LEGADO? Na condição de Líder sempre será a de CONDUZIR PESSOAS A LUGARES QUE NUNCA ESTIVERAM E A ALTURAS QUE NUNCA IMAGINARAM ALCANÇAR. Nunca se tornar INDISPENSÁVEL, mas conceber valores de ESTIMULO para serem SUPERADOS pelos LIDERADOS. Traduzindo, devemos nos tornar MARCOS para serem superados. Como fomentou HENRY WARD BEECHER (reformador social): "... Em nossa geração, devemos viver e trabalhar de tal forma que a semente recebida passe à geração seguinte como FLOR; e o que recebemos como flor seja transmitido como fruto. ...". Portanto, medite, analise e conclua: QUE TIPO DE LEGADO VOCÊ DESEJA FIRMAR NESTE MUNDO? QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com