terça-feira, 29 de novembro de 2016

O SENTIDO REAL DA UBI ECCLESIA (CONCLUSÃO)


GRAÇA e PAZ (חסד ושלום - PAX ET BONUM)! Dando continuidade a nossa FORMAÇÃO PESSOAL sobre o real sentido de SER ‘ECCLESIA’, observamos que para AGOSTINHO não bastava a Igreja preservar uma Lei, pois acabaria anulando sua real IDENTIDADE, ao simplesmente contentar-se em guardar uma aliança estática de Obediência. AGOSTINHO em sua magnitude de pensamento considerava a IGREJA CATÓLICA "UMA HERDEIRA de um TESTAMENTO, preste a tomar posse de uma vasta propriedade, o MUNDO". Assim, o que mais deixava enraivecido AGOSTINHO era a desculpa Donatista (hoje tão comum) de que a expansão da Igreja teria sido comprometida devido a INDIGNIDADE de alguns de seus membros. Para o Santo tal presunção seria o mesmo que admitir que o LIVRE ARBÍTRIO de Homens fosse capazes de OBSTRUIR o CAMINHO DA ONIPOTÊNCIA e da ANTEVISÃO DIVINAS: “QUEM ELIMINARIA A PREDESTINAÇÃO DE DEUS?”. Em contraposição ao enunciado por AGOSTINHO os Donatistas respondiam: ‘SE A IGREJA É PURA, ÚNICO CORPO EM QUE RESIDE O ESPÍRITO SANTO, COMO SEUS MEMBROS PODEM NÃO SER PUROS?’. Como resposta AGOSTINHO aduzia que estes membros que recebiam e ministravam os Ritos eclesiásticos lutavam de modo imperfeito para realizar a SANTIDADE. Assim, tais ritos tinham validade objetiva e permanente, existindo INDEPENDENTEMENTE das QUALIDADES SUBJETIVAS dos ministrantes. CONTINUA A FORMAÇÃO!!!


AGOSTINHO compreendia que os Donatistas haviam solucionado o problema do mal no Homem ao recusarem em estabelecer qualquer relação com o mundo, elaborando um circulo fechado de PARES. Porém, a ideia de AGOSTINHO era a de EXPOSIÇÃO, no qual o Cristão deveria, antes de tudo: a) SANTIFICAR-SE; b) COEXISTIR com pecadores na mesma Comunidade (HUMILDADE e INTEGRIDADE) e c) REPREENDER e CORRIGIR (independentemente quem fosse). Nesta VISÃO de IGREJA de AGOSTINHO vislumbrava-se sólidos LAÇOS que se estendiam pela sociedade romana, quando os Bispos ligados a Ele governavam comunidades. Os SACRAMENTOS marcavam os Cristãos, como que TATUAGENS, igualmente como ocorria aos soldados romanos, que traziam gravadas no dorso da mão, a insígnia de Roma, para os identificar. Assim, CRISTO tinha direito de convocar para as suas fileiras (Igreja) aqueles(as) que haviam recebidos a sua MARCA. Para os DONATISTAS a Igreja seria um lugar de refúgio, uma alternativa a sociedade. AGOSTINHO pensava contrariamente, a Igreja podia ser coo-extensiva a sociedade, podia ABSORVER, TRANSFORMAR e APERFEIÇOAR os laços existentes das RELAÇÕES HUMANAS. A ideia de Raça humana seria aquela que TODOS foram feitos a partir de um só, ADÃO, para mostrar que "... NADA É MAIS DILACERADO PELA DISCÓRDIA DO QUE ESTA RAÇA HUMANA, EM SEU ESTADO FALÍVEL. CONQUANTO NADA TENHA SIDO TÃO CLARAMENTE DESTINADO POR SEU CRIADOR A VIVER EM CONJUNTO ..." (SANTO AGOSTINHO). O parentesco comum com ADÃO, foi que orientou AGOSTINHO na ideia da 'AMIZADE', no sentido de recuperar a UNIÃO PERDIDA, eis a MÍSTICA AGOSTINIANA. A Igreja Católica era o MICROCOSMOS da UNIÃO restabelecida da Raça Humana. Já unira todas as línguas dos Homens na Festa de PENTECOSTES, e no qual AGOSTINHO desejava recriar ao redor de suas COMUNIDADES o mesmo sentido. Assim, a Igreja seria o Microcosmo das RELAÇÕES HUMANAS IDEAIS. Se estas estão com os laços frouxos, a Igreja poderia CONSOLIDÁ-LOS e PURIFICÁ-LOS, no qual a sociedade é a MATÉRIA PRIMA a ser absorvida e transformada, não se pode ter a ideia de criar um REINO ISOLADO, com um único redentor da Lei Divina, em um mundo hostil e indiferente. A Igreja não era admoestada a desafiar a sociedade, mas DOMINÁ-LA nos parâmetros e diretrizes de CRISTO: "... A IGREJA CATÓLICA, MÃE SUMAMENTE VERDADEIRA DOS CRISTÃOS (ECCLESIA CATHOLICA MATER CHRISTIANORUM VERISSIMA) ..." (AGOSTINHO). QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

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