sexta-feira, 21 de abril de 2017

SER PASTOR POSSUI SIGNIFICADO DE VIDA.



GRAÇA e PAZ (סד ושלום - PAX ET BONUM)! Na elaboração de sua REGRA, São BENTO vislumbrou a NECESSIDADE de possuir a frente de pessoas a figura do 'BOM PASTOR' de CRISTO. Ao nos debruçar sobre esta magnânima obra, compreendemos a primordial carência de que muitos precisam experimentar a presença de um BOM PASTOR em suas existências. Como predito em pregações diversas, não somos chamados a sermos 'GERENTES' (cuidam de coisas), e tão pouco, 'LÍDERES' (cuidam de pessoas). Somos ESCOLHIDOS e DESIGNADOS a sermos PASTORES, e não qualquer tipo, mas a semelhança do CRISTO, sermos BONS PASTORES.
Na REGRA Beneditina (31,8), frisa S. Bento que ser Líder não é a busca de galgar posições na hierarquia, mas ao contrário do que é pretendido pelo mundo, é um doar-se ao próximo, é um ser puro serviço. Assim, constitui o texto:

Cap. 31. “Ele deveria atentar sempre à sua alma (1) e pensar constantemente nas palavras do Apóstolo: ‘Aquele que bem servir adquirirá um lugar honroso (2). Que ele se preocupe (3) ...”. CONTINUA A FORMAÇÃO!!!

Na leitura textual supra, observamos uma ANÁLISE INTERIOR da figura do BOM PASTOR. É uma condição de serviço, deve Este Pastor ter intimidade com a própria alma, não avaliando apenas as ordens e aspectos exteriores (vozes internas), mas também o seu interior. É na busca da meditação diária que favorecerá uma melhor relação consigo mesmo, desencadeando uma verdadeira relação com as pessoas e com as coisas do mundo. Prestar atenção significa cuidar de si, observar suas necessidades, desejos, paixões e emoções, sendo perigoso agir inconscientemente, pois ao desconhecer as necessidades próprias, poder-se-ia lançá-las sobre o outrem. Aquele que presta atenção a si mesmo e cuida-se, poderá liderar muito bem os outros, cuidando deles como a si próprio. Do contrário efetivará um esgotamento físico e espiritual, ensejando uma falta de entusiasmo que será rapidamente disseminado aos liderados. É importante que a tarefa seja divertida para mim, para que faça bem a meu interior, não quer dizer que não aja problemas, mas ao contrário, a busca de enfrentar e solucionar tais problemas me renderá bons frutos. A seguinte reflexão nos é necessária: Não devemos confiar demasiado em nós mesmos, porque muitas vezes nos falta a graça e o discernimento. Pouca luz há em nós, e esse pouco perdemo-lo depressa, por nosso descuido. (...) Repreendemos nos outros as faltas pequenas e desculpamos as nossas, mesmo as mais graves. (...) O que bem e retamente examinar suas ações, não terá que julgar severamente as alheias" (SÃO BENTO). SER BOM PASTOR é como Serviço é devidamente exemplificada na palavra “Diaconia” , quando bem executada esta tarefa, torna-se o bem servir a mesa do Senhor, favorece o seu crescimento interior, aproximando-se de DEUS, podendo-se denominar de “dedicação”, pois significa ir ao encontro das necessidades do outro e desenvolver a paixão de satisfazê-las, tendo a ver com o Amor, pois o intuito é amar os seus colaboradores e agilizar o seu bem-estar. Então o ato de SER BOM PASTOR é um caminho espiritual, onde sou desafiado espiritualmente na oração e na meditação. Será o ir à frente, conduzir, ou seja, motivar aos seus seguidores a desenvolver seus preciosos dons, despertando-lhes uma vontade de desenvolver as próprias capacidades a serviço da coletividade. Seria uma categoria especial de servir, o que não significa ser usado, mas estar preparado para assumir a responsabilidade de outrem. Então, fica-nos claro que o BOM PASTOR não ordena de cima para baixo, mas ao contrário, segue adiante daqueles com quem gostaria de caminhar. O que difere em espécie e grau do pensamento mundano. Servir à mesa é servir vida , portanto Pastorear é gerar vida nas pessoas. Em próximo texto concluiremos este pensamento. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com