quinta-feira, 22 de junho de 2017

A VERDADEIRA LIDERANÇA SIGNIFICA SER SERVIÇO, OU SEJA, MINISTÉRIO (1ª PARTE)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, diante do anseio da Igreja na Evangelização, formulamos mais um VÍDEO FORMATIVO sobre a temática LIDERANÇA, no sentido de proporcionar uma maior interação do Cristão com o significado de LIDERANÇA.



A INTEGRA DE TODO O TEXTO A SEGUIR!!! CONTINUA A FORMAÇÃO

Neste novo texto formativo, contemplaremos o Cap. 31 da REGRA DE SÃO BENTO. Nesta parte do capítulo em questão, evidencia-se a intenção de S. Bento em frisar que ser Líder não é a busca de galgar posições na hierarquia, mas ao contrário do que é pretendido pelo mundo, é um doar-se ao próximo, é um ser puro serviço. Observemos a integralidade do texto do referido Capítulo:

Cap. 31. “Ele deveria atentar sempre à sua alma (1) e pensar constantemente nas palavras do Apóstolo: ‘Aquele que bem servir adquirirá um lugar honroso (2). Que ele se preocupe (3) de modo incansável (4) com os doentes, as crianças, os hóspedes e os pobres: (5) que ele saiba (6), com certeza, que no Dia do Juízo Final (8) terá de prestar contas por todos eles”.

Uma primeira característica a ser analisada no texto acima será a CAPACIDADE de buscar uma ANÁLISE INTERIOR. Na condição de serviço, deve o Líder ter intimidade com a própria alma, não avaliando apenas as ordens e aspectos exteriores (vozes internas), mas também o seu íntimo. É na busca da meditação diária que favorecerá uma melhor relação consigo mesmo, desencadeando uma verdadeira relação com as pessoas e com as coisas do mundo. Prestar atenção significa cuidar de si, observar suas necessidades, desejos, paixões e emoções, sendo perigoso agir inconscientemente, pois ao desconhecer as necessidades próprias, poder-se-ia lançá-las sobre o outrem. Aquele que presta atenção a si mesmo e cuida-se, poderá liderar muito bem os outros, cuidando deles como a si próprio. Do contrário efetivará um esgotamento físico e espiritual, ensejando uma falta de entusiasmo que será rapidamente disseminado aos liderados. É importante que a tarefa seja divertida para mim, para que faça bem a meu interior, não quer dizer que não aja problemas, mas ao contrário, a busca de enfrentar e solucionar tais problemas me renderá bons frutos? A seguinte reflexão nos é necessária: “Não devemos confiar demasiado em nós mesmos, porque muitas vezes nos falta a graça e o discernimento. Pouca luz há em nós, e esse pouco perdemo-lo depressa, por nosso descuido. (...) Repreendemos nos outros as faltas pequenas e desculpamos as nossas, mesmo as mais graves. (...) O que bem e retamente examinar suas ações, não terá que julgar severamente as alheias".
A segunda característica será a capacidade de SER uma DIREÇÃO ESPIRITUAL. A Liderança como Serviço é devidamente exemplificada na palavra “Diaconia” , quando bem executada esta tarefa, torna-se o bem servir a mesa do Senhor, favorece o seu crescimento interior, aproximando-se de DEUS, podendo-se denominar de “dedicação”, pois significa ir ao encontro das necessidades do outro e desenvolver a paixão de satisfazê-las, tendo a ver com o Amor, pois o intuito do Líder é amar os seus colaboradores e agilizar o seu bem-estar. Então o ato de liderar é um caminho espiritual, onde sou desafiado espiritualmente na oração e na meditação.

Por fim, nossa última análise deste texto. O ato de LIDERAR deve promover, GERAR VIDA. Sabe-se que quem serve à mesa, também serve a vida , portanto liderar é gerar vida nas pessoas. Liderar significa ir à frente , conduzir, ou seja, motivar os colaboradores a desenvolver seus preciosos dons, despertando-lhes uma vontade de desenvolver as próprias capacidades a serviço da coletividade . Seria uma categoria especial de servir, o que não significa ser usado, mas estar preparado para assumir a responsabilidade de outrem. Então, fica-nos claro que o Líder não ordena de cima para baixo, mas ao contrário, segue adiante daqueles com quem gostaria de caminhar. O que difere em espécie e grau do pensamento mundano, que exige uma ação soberana sobre os liderados. Assim, como podemos averiguar pela leitura do Capítulo 31, que existem outros significados de LIDERANÇA que serão abordados posteriormente. QUE DEUS VOS ABENÇOE RICAMENTE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com