domingo, 9 de janeiro de 2011

BATISMO DO SENHOR

GRAÇA E PAZ! Eis um dia de Festa. SIM, Festa. A Igreja celebra o BATISMO do SENHOR. Domingo seguinte a epifania. Período de reflexão acerca da nossa essência, de sermos FILHOS de DEUS. Gostaria de expressar sentimentos de alegria de SER FILHO de DEUS e conclamar a todos que devemos participar, de forma ativa, nesta festividade, pois é a partir do Batismo de JESUS que O PAI MANIFESTA A MISSÃO DO FILHO. Ora, se entendemos que a missão de CRISTO fora exatamente, por adoção, nos conceder a GRAÇA de, também, sermos Filhos de DEUS, esta Festividade, também nos diz, que a nossa Missão se manifesta neste dia. Já dizia S. Cirilo de Alexandria 'que no tempo de uma liberalidade imesna e gratuita veio o Primogênito Filho de DEUS encarnado, DEUS concedeu-lhe o seu ESPÍRITO, para que JESUS fosse o primeiro a recebê-lo como primícias da natureza que seria renovada. Porque toda a natureza humana se encontra em CRISTO enquanto Homem. Nisto recebendo JESUS o ESPÍRITO, em CRISTO, nós também o receberiamos. Em que o Unigênito de DEUS não recebeu o ESPÍRITO para si mesmo, mas para que o recebessêmos NELE, pois é também por ELE que recebemos todos os bens.'. Magnânimo esta afirmação, permeia-nos de alegria, de felicidade. SIM HOJE É DIA DE FESTA.
S. Máximo de Turim conduz a um entendimento de que o Natal e o Batismo do Senhor possuem sua integras semelhanças e que deveria ser denominada como Festa do Natal. Afirma a seguinte proposta: "No dia de Natal, CRISTO nasceu entre os homens; no Batismo renasce pelos sinais sagrados. No Nata nasceu de uma virgem; No Batismo gerado pelos sinais do céu. No Natal, Maria o acaricia em seu colo; No Batismo, DEUS o envolve com sua doce voz (TU ÉS O MEU FILHO AMADO). No primeiro sua Mãe o traz nos seus braços com ternura. No segundo, o PAI LHE PRESTA TESTEMUNHO de AMOR. No primeiro, sua Mãe apresenta-o aos magos para que o adorem. No segundo, o PAI apresenta-o às naçoes para que o reverenciem".
Magnífico o entendimento colocado por este Santo Homem, que na verdade deixou-se enebriar pela grandeza desta Festa, e nós devemos perfazer o mesmo. Aduz, ainda, que quando as águas tocaram o JESUS, forma elas purificadas, em prol do nosso Batismo. Confirmando S. Cirilo, aduz que CRISTO nos precede no Batismo para que os povos cristãos sigam o seu exemplo. Dando como exemplo a coluna de fogo que ia adiante na libertação do povo do Egito.
Outro grande Santo, S. Gregório de Nazianzo, comenta que no encontro de JOÃO BATISTA e JESUS, aquele diz a ESTE, "EU É QUE DEVO SER BATIZADO POR TI" (Mt. 3,14). Porque a lâmpada assim o diz ao SOL, a voz diz a PALAVRA, o amigo diz ao ESPOSO. E poida, ainda, acrescentar: "E POR CAUSA DE TI", pois tinha a ciência de receber o Batismo de sangue.
Ao sair ds águas, abrem-se o CÉUS, o que Adão tinha fechado por uma espada de fogo. Aí, advêm o ESPÍRITO acorrendo àquele que lhe é igual, dá testemunho de sua Divindade. Em forma de pomba, glorifica o corpo de CRISTO, pois na união com a Divindade é o corpo de DEUS, como também, de forma simbolica, anunciara o fim do dilúvio. Sim o fim daquilo que fazia-nos perecer. Nada agrada mais a DEUS que o arrempedimento e a salvação do Homem.
Nesta leitura de Mateus (3,13-17) vemos colocar o Batismo de JESUS como o Batismo do Novo Povo de DEUS, remete-nos ao Filho Primogênito que é libertado do Egito para servir a DEUS e oferecer-lhe sacrifícios (Ex. 4,22). CRISTO é o 'FILHO BEM AMADO', que pode oferecer um sacrifício extremamente agradável ao PAI, como no início o de ABEL. Ao sair das águas, configura o povo libertado, sendo que esta libertação é DEFINITIVA. Aqui deve-se deter uma atenção: 'O ESPÍRITO desce sobre JESUS, mas ainda, permanece sobre ELE. Pelo pecado, o ESPÍRITO não tinha mais morada (Gn. 6,3), e agora permanecendo peramanentemente em CRISTO, permanece na Igreja que é o complemento do Senhor.
Como servo sofredor (Is. 42, 1-4.6-7), que carrega os pecados do povo, JESUS se submete a umato público de penitência. Disto observa-se uma magnífica SOLIDARIEDADE do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO com a nossa história humana.
JESUS é Homem com os homens, não se distancia de nós, identifiando-se com a humanidade, e de forma sublime confessa seus pecados, mas POR NÓS. Disto nos concede VIDA NOVA.
O que isto tem a nos dizer Católicos. A sublimidade do nosso BATISMO. Não é um simples ato de tradição familiar, mas, SIM, é a concretização de que o Homem, por este ato, torna-se um MEMBRO VIVO do CORPO de CRISTO. É UM MOMENTO DECISIVO meus irmãos, de libertação. Nossa vocação Batismal, no NOME de CRISTO, poê-nos em comunhão com DEUS, integra-nos na FAMÍLIA DIVINA.
Tão importante este fato, que o ESPÍRITO SANTO, suscita na Igreja vários movimentos, que quero destacar a RCC, para que possam apresentar a vida cristã como 'viver o seu batismo', e receber a felicidade de pertença na vida nova em CRISTO.
Nisto conclamo a todos que entendem e buscam entender a importância do Batismo em suas vidas, de que necessitamos ANUNCIAR este novo tempo de libertação que DEUS nos concede. De efetivar, sem temor, uma EFUSÃO profunda e restauradora na vida daqueles com que convivemos e naqueles em que nos forem colocados suas vidas. Precisamos acordar deste sono, e viver o Sacramento Batismal como forma única de nossa existência. Devemos ser ousados, corajosos, audaciosos, em que devemos proclamar na vida de todos a realidade da libertação que nos é gerada neste Dia de Festa, DIA DO SENHOR. Para que, igualmente em CRISTO, possamos receber do PAI este belo e consistente anúncio: "TU ÉS O MEU FILHO(A) AMADO(A), SOBRE O QUAL DEPOSITO O MEU AGRADO". DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE. FELIZ BATISMO DO SENHOR. AMÉM.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com