segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MC. 1, 14-20

GRAÇA E PAZ! AOS ELEITOS E AMADOS DE DEUS. Estamos adentrando no Tempo comum. Em outro artigo estaremos explicando cada tempo e o 'porque' de sua cosntituição. Por ora, vamos nos adentrar neste mistério divino que é a graça da LECTIO DIVINA. Nesta primeira semana do TC (Tempo Comum), meditaremos o Evangelista Marcos. Este Evangelho, em suma, segundo a teólogia, coloca-nos duas questões básicas, que cada Cristão deve, e TEM, que responder. QUEM É JESUS? e QUEM É O DISCÍPULO?
O Rhema desta passagem é "CONVERTEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO". Marcos começa a apresentar JESUS como Arauto, por que vem do deserto, assim como seu predecessor, que agora se encontra preso. Vem a um povo, Galiléia, trazer um novo e alegre anúncio: 'O Reino de DEUS está próximo', demonstrando o exercício de seu poder real na história. O Reino, em JESUS, já esta atuando, e por ELE se oferece, através de uma ruptura, de uma atitude de DECISÃO PESSOAL, por intermédio da Conversão e da Fé, elementos que perduram em toda pregação do Evangelho. Neste ponto, considera-se como base o abandono da mentalidade mundana vigente, e a busca, de forma insistente, a mentalidade de DEUS. Como modelo ou pilares, o Evangelho apresenta 1) o chamado dos primeiros Discípulos (3, 13-19), que ao ouvir esta nova mensagem, a atendem, deixam tudo por amor a JESUS e 2) a missão dos Doze (6, 6-13). O núcleo deste chamado é soberano; o seguimento é imediato e incondicional. perfaz-se um paralelo com o chamdao de Eliseu por Elias (1ª Rs 19, 19-22), por ser modelo de toda a vocação cristã e apostólica.
A sua essência de vida, ofício de pescadores, auxiliam-nos para o entendimento da magnitude do seu chamado (Pescadores de homens). Este novo regime, algo inédito e diferente do que acontecia com os Fariseus e Letrados, tem por base a própria VIDA ("Vinde comigo"), a companhia e o trato pessoal, o conhecer em locu, o de assimilar pela familiaridade, pela experiência vivida.
O final do texto coloca: "... FORAM COM ELE...". Até onde vai o chamado? PERGUNTE-SE?
O Anúncio é feito a todos , sem exceção, mas quantos escutam? O nos mostra que uma parcela, de modo especial recebe o convite, que molda-se em uma exigência e radicalidade, por causa do deixar tudo e seguir fielmente um idela que ainda não esta bem definido. Eis os APÓSTOLOS.
No chamado, JESUS, já coloca a diretriz que colocará na sua formação. Não os reúne em torno de si mesmo, como os Rabinos e Mestres o faziam naquela época. Pelo contrário, chama-os a SEGUIR. O Mestre não é um Erudito que ocupa uma catedra e que se concetra todas as atenções. Mas um Mestre itinerante, que vai ao mais pobre e distante.
E para nós. Como fora ou está sendo o convite? Vemos que o Senhor já nos chama, e a muitos perfaz desde o ventre de nossa Mãe. Muitos são moldados, como um perfeito barro, dentro de emarenhados de musculos, veias e artérias maternais. Sendo esculpidos a forma de DEUS. Após uma jornada de formação de vida, estalam-se os sinos do Reino supremo e nos chama, como o Profeta SAMUEL. Podes ouvir a voz retilante, que ocupa a tua alma. Que chama pelo NOME! Qual é o teu nome? Como te chamas? Muitas vezes já disse em pregações, que quando pronuncimaos o nosso nome para nos identificar dizemos: "... EU SOU ....". Interessante que foi desta forma que DEUS quis se identificar. De forma metaforica, quando dizemos o nosso nome, dizemos na verdade o nome de DEUS. Nisto entendemos o significado, ou deveriamos entender, de "... FAÇAMOS O HOMEM A NOSSA IMAGEM E SEMELHANÇA ...". Ainda mais, quando Paulo pronunciou: "... JÁ NÃO SOU EU QUE VIVO, MAS CRISTO VIVE EM MIM ...". Por fim, Irmãos, possamos parar um pouco nossa caminhada. Possamos ir para o deserto, lá no silêncio de tudo e de todos, ousamos uma verdadeira voz que nos chama pelo nome. A partir daí, saia em sua vida como guia de tantos outros que precisam encontrar o seu caminho. Amém.
QUE DEUS VOS ABENÇOE E VOS GUARDE EM SEU CORAÇÃO.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com