quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Mc. 3,1-6

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos adentremos neste caminho do Evangelho de Marcos. O Rhema é 'É PERMITIDO NO ´SÁBADO FAZER O BEM OU O MAL? Neste momento observva o culme de um distanciamento de JESUS contra os seus discordantes. Consuma-se a ruptura integral, com desejo mórbido de morte daquele que era dissidente do pensamento dominante. Novamente a temática é o Decálogo, sob o prisma do Sábado, conhecidamente pelos Judeus, como momento de descanso, de louvor a DEUS. Aparece um aspecto, novamente, de NECESSIDADE. Alguém adentra na casa de DEUS necessitando de uma cura. Agora uma mão, um orgão de ação atrofiada (Sl. 137,5).
Aparece os rivais, não diretamente designados, que tinham intenção objetiva já planejada {vigiavam = má intenção(Pr. 12,6a; Jr. 20,10; Sl. 59,4)}. O intento não era a de discutir e resolver uma questão já debatida, mas desacreditar aquele que propõe nova doutrina e/ou pensamento diverso.
JESUS observa e analisa a situação e a altera em seu favor, toma uma iniciativa, e propõe um questionamento amplo a todos. Eles devem refletir e dar uma resposta. Outrora era os seus inimigos que faziam-lhe perguntas, agora ELE é que os faz. Coloca uma questão ética no centro: 'BEM e o MAL' (Dt. 30,15). Se você observar o enunciado de CRISTO, entender o contexto de MAL como ausência de um BEM. A questão é UNIVERSAL, atua sobre todos os presentes, inclusive os rivais. Pois o intuito anterior dos mesmos era impedir de fazer o Bem.
Ao atacar JESUS, condenado-o em suas atitudes e curas, fomentavam uma ação reversa o mal de um infeliz, sacrificando-o pelo seu prazer.
A base da decisão ética é a ajuda ao próximo. Exigência que deve ser superior as instituições religiosas vigentes (cf. o bom samaritano) e a intepretação rigorosa e inumana. O pensamento vigente era o contrário, as instituições estariam acima das necessidades humanas. Em seu discurso de indignação JESUS prenuncia que a instituição deve estar ao serviço do homem (1ª Mc. 2,32-30).
O sentimento é de indignação, permeado de uma cólera, quiçá, divina. Paralelamente vem o sentido de misericordia. Ao restabelecer a mão atrofiada conota-se uma ação divina normal (Is. 35,2).
A ação permeada por CRISTO conduz ao seus algozes inimigos a ficarem obstinados, precisam eliminar totalmente este obstáculo (Dt. 29,18; Jr. 3,17). Buscam automaticamente se unir a outros adversários no nível político, do qual o discurso de JESUS também atingia.
O ódio domina os adversários de CRISTO. Não raciocinam, estão com o espírito bloqueado por uma idéia fixa: "JESUS TEM DE MORRER". A motivação é lógica, ELE é um Profeta incomodo. Sim o reconhecem pela autoridade de suas paalvras e pelos gestos e milagres realizados. ELE não dá tréguas a iniquidade, duplicidade, falsidade. Sequer ouvem o teor da pergunta de JESUS lhes faz.
Demonstram pela sua atitude egocêntrica, que são homens que buscam a si mesmos e não a verdade. Não conseguem admitir, não se sentem inclinados a aceitar a VERDADE QUE É CRISTO.
Nossa reflexão. SERÁ FACIL ENCONTRAR A DEUS? VOCÊ O TEM EXPERIMENTADO? VOCÊ CONSEGUE REALMENTE A VERDADE DO TEU CHAMADO, MESMO NAS TEMPESTADES QUE SÃO COLOCADAS EM TUA VIDA? SERÁQUE TEU PENSAMENTO E VISÃO NÃO ESTÃO EMBARAÇADAS POR CAUSA DAQUILO QUE SENTES EM TEU CORAÇÃO? VOCÊ TEM UMA VISÃO REAL DE DEUS EM TUA VIDA?
Muitas vezes achamos que encontramos um caminho, e pode até estar a frente de cada um, porém, deixamos escapar a graça maior por deixar aflorar sentimentos que desvirutam a realidade propsota em nossas vidas. PENSE E MEDITE: QUAL A VERDADEIRA FACE DE DEUS NA MINHA MISSÃO E VOCAÇÃO? DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com