sábado, 15 de janeiro de 2011

FELICIDADE

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Amigos de DEUS, e meus também. Vamos adentrar em uma reflexão singular. Para isto nos é necessário questionar algo. QUEM QUER SER FELIZ?
É uma questão tão óbvia, não é. Porém, se é óbvio, porque não a alcançamos de forma absoluta? Muitos dizem, aos altos ventos, "SOU FELIZ!". Mas de repente, algo sobrevêm e desintegra este estado tão bonito e puro. Ou isto nunca te aconteceu? Você esta sempre feliz? Em todos os momentos e situações? Nunca ficou triste, desanimado, impotente ou preocupado? Se nada disto te aconteceu, querido(a) este texto não é para você ler. Por que já alcançou algo que muitos estão a procura.
Mas se você procura a FELICIDADE, seria bom dar continuidade neste texto e suas continuações. Vamos navegar nesta procura da FELICIDADE ABSOLUTA. Pois, SER FELIZ NÃO É UM ESTADO DE SENTIMENTO. MAS UM ESTADO DO SER. (A fonte desta meditação são os livros do Monge Beneditino Anselm Grum).

Para o mundo a acepção de FELICIDADE é ser bem-sucedido, ter posses, dinheiro, profissão e prestígio. Porém, segundo teologos renomados (Anselm Grum, etc.) e psicologos (Jung) estar FELIZ signfica "ESTAR DE BEM, de ACORDO CONSIGO MESMO". Logicamente que o que fora difundido acima trará um estágio de felicidade, mas temporária ou passageira. O status absoluto apenas acontecerá na relação ou encontro com a nossa origem, ou seja, com DEUS. Ora, encontrar com DEUS, significa adentrar em nosso espaço interior mais profundo para revelar o Reino de DEUS que existe em cada um de nós.
Na nossa atualidade nós não pdoeriamos desginar que podemos possuir a FELICIDADE, mas podemos experimentá-la. O termo propriedade apenas acontecerá, conforme descrito no Apocalipse (21,23), quando DEUS relamente reinar no meio de nós, pois como enunciado: "... a cidade não necessita que o sol a ilumine... pois a glória de DEUS a ilumina...".
Quando a experimentamos a FELICIDADE estamos unidos conosco, com os outros, com o mundo e com a nossa realidade. Mas podem acontecer que determinadas situações aflitivas possam turvar ou embaçar, e nesta situação, esta experiência feliz acaba esvaziando-se ou perdendo sua consistência. Porém, é conhecido que quem experimentou a felicidade sempre estará e será fortalecida nas demais situações. Por que? Porque adentrou no mais íntimo de seu ser, foi capaz de olhar em seu espelho e reconhecer o verdadeiro brilho de vida que existe em seu interior. Quem se encontra de bem consigo será sempre capaz de suportar as situações aflitivas da vida em comum (críticas, fatalidades, deboches, perdas, etc.).
Quem encontra seu espaço interior, de forma concreta e responsável, sempre será capaz, apesar das tempestades, encontrar o seu rumo ou porto seguro. Este reconhecerá o caminho a ser trilhado no seu silêncio interior, e apesar dos obstáculos, sempre estará em sintonia com o Reino de DEUS que encontra em si mesmo. E encontrando com DEUS todo o corpo, alma e espírito humano adentra numa perfeita harmonia.
Observe que a felicidade real é uma expressão de atitude de vida, pela qual deve-se decidir pessoalmente. É o tomar posse de tudo e dos fatos em sua vida.
A filosofia estoica via a felicidade como total submissão a vontade de DEUS. Epicteto descrevia: "... Não te esforces para que as coisas acoteçam como desejas, mas deseja os acontecimentos como acontecem, e terás uma vida feliz...". E ainda: "... Levanta fianlmente tua cabeça, como um homem liberto de sua escravidão; atreve-te a levantar teu olhar para DEUS e dizer-lhe: 'faça de agora em diante segundo tua vontade; meus pensamentos são teus. Sou teu. E não recuso nada daquilo que te parece bom; leva-me para onde queres; veste-me com o manto que te agrada' ...". É plenamente magnifico seu conteúdo, porém, será que somos capazes de estar prontos para esta atitude? O que observamos que quem quer ser feliz deve se entregar totalmente a DEUS. porém, isto nunca será fácil de conseguir. É o que chamamos de CAMINHO ESPIRITUAL. E todo caminho tem uma fase ou processo para seguí-lo fielmente, senão será abandonado. Nem sempre será pelo traçado mais facil e/ou certo. Deve estar ligado a disposição de auto-entrega, ao esforço pessoal e de exercício, para que se tornem elementos ativos. Quando tudo isto se torna uno em si, apesar de tudo que acontece do lado de fora da vida, a pessoa pode verdadeiramente dizer que é feliz.
E MEDITANDO HOJE. VOCÊ PODE DIZER QUE É FELIZ? PARE E REFLITA. DEUS TE ABENÇOE.


Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com