quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mc. 4, 21-25

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos Perdoem-me a demora de hoje. Estive na cidade de Recife/PE. Mas vamos dar continuidade em nossa caminhada em direção a CRISTO JESUS. Nesse dia a Igreja faz memória a Sta Ângela Merici (Virgem 1.474-1540). Esta Santa traaz em si um contexto de mensagem moderna. Compreendeu que a luta da Igreja contra o neopaganismo só poderia alcançar êxito se a Família, célula maior do cristianismo, fosse restaurada. Uma mulher sábia, prudente, empreendedora e forte, fundou a congregação das 'Ursulinas', com o objetivo de formar as futuras mães de família., abrindo-as as exigências de sua geração. Como uma mulher de visão, queria que suas religiosas vivessem no mundo e que sua regra fosse sempre aberta às necessárias adaptações aos tempos e lugares. Por causa disto é uma Santa que se agrega a atualidade, em que as Famílias são frequentemente atacadas em sua estrutura primordial. SANTA ÂNGELA MERICI ROGAI POR NOSSAS FAMÍLIAS.

Hoje, retomamos a caminhada com Marcos. Nesta passagem Marcos nos coloca sobre o Rhema: "A lâmpada nos é trazida para ser colocada sobre o candelabro. Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos".
Marcos ocupa o seu texto com duas comparações cruciais e comuns em sua época, que denominamos de aforismo, cujo intuito de amoldar a diversas situações. São devidamente ilustradas com provérbios judaicos e compostas com palavras de exortação. Perfaz seu conteúdo para iluminar e se iluminar reciprocamente, pois possuem funções paralelas e oblíquas. Uma sobre divulgar (ação) e outra sobre corresponder (reação).
no primeiro plano coloca-se a ilustração da lamparina. O conteúdo deste provérbio (Tudo vem a lume) tem o objetivo de revelar que o mistério do Reino de DEUS, que até o momento esta sendo comunicado aos Discípulos, mesmo que ainda de forma oculta, não ficará muito tempo escondido, mas será, em breve colocado, pela nova comunidade pentecostal, as claras como luz de revelação total (Eclo. 24,32-34), ou seja, no candelabro, para que brilhe para todos, sem excessão.
Em um segundo plano vem a ilustração da Medida, que se caracteriza no teor de resposta. Diferentemente de Mateus (7,2), Marcos comenta que DEUS retribuira com Graças e Revelações para aqueles que proporcionalmente ouvem a palavra com zelo e atenção, conforme o contexto de um provérbio corrente (a riqueza costuma multiplicar-se, a pobreza leva a miséria completa). Cada vez que ensina-se generosamente, aprende-se e compreende-se cada vez mais {instrui o douto, e será mais douto (Pr. 9,9); aprendi sem malícia, reparto sem inveja, e não guardo suas riquezas para mim (Sb. 7,13)}.
O que podemos analisar que JESUS, nossa palavra, nos revela o segredo do Amor de DEUS, através de sua humanidade. E a Igreja tem completa ciência de seu dever e responsabilidade de efetivar ao mundo a resplandecência desta bela, misteriosa e completa luz, com a qual é iluminada (LG 1). Também tem consciência dos obstáculos e da opacidade de sua condição terrena, pelas fraquezas, erros e pecados. Se temos ciência de que a plena revelação é reservada para o fim dos tempos, nos é necessário, desde já, anunciar a mensagem do Evangelho com fidelidade e coragem, de acordo com o contexto atual, e proclamada ao mundo todo. Não com um conceito mediocre de que nos pertence toda a verdade e podemos modificá-la de acordo com a nossa vontade; mas, visualizar que quem muito recebeu, possui maior responsabilidade.
REFLEXÃO: VOCÊ ESTA CONSCIÊNCIA? O QUE TENS FEITO MESMO? TENS BUSCADO UMA FORMAÇÃO DIGNA PARA SER UM VERDADEIRO CANDELABRO? PENSE NISTO. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com