sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mc. 4, 26-34

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, nesta data a Igreja celebra a memória de Sto TOMÁS DE AQUINO. Presbítero e Doutor da Igreja. Nascido perto de Montecassino, adentrou na Ordem dos Dominicanos aos dezoito anos. Por sua excelência logo passou a ser mestre em teologia. Discípulo de Alberto Magno, nutrido da doutrina da Sagrada Escritura e dos Padres, serviu-se da filosofia (Aristóteles); acolhia a verdade expressa por quem quer que fosse, para com ela ilustrar a fé; porém, rejeitava o erro. toda a verdade, sustentava ele, vem de DEUS. Pode operar uma grande síntese doutrinal (Summa contra gentes, Summa Theiologiae, etc.) na qual a Igreja reconhece uma das mais perfeitas expressões de seu ensinamento. É honrado com o título de 'Doutor Angélico'. Simples e silencioso, fazia-se amar por todos; mais do que qualquer outro entendeu o estudo e a ciência como instrumento de santificação. Por isto, podemos dizer, STO TOMÁS DE AQUINO, ROGAI POR NÓS. Bem, vamos dar continuidade em nossa caminhada em rumo do caminhos que se chama JESUS. Iniciemos a nossa reflexão.
Hoje o Rhema de Marcos é: "O homem espalha a semente na terra e vai dormir, a semente vai germinando e crescendo sem ele saber como". Belíssimo conteúdo, que por si só, concede-nos um grande aparato de meditação. Mas qual a intenção do Evangelista? Contra todos aqueles que queriam apressar pela força o Reino de DEUS, JESUS convida a ter paciência e confiança. Veja-se os detalhes que constam neste texto. primeriamente encontra-se CRISTO com o povo (multidão). ELE esta efetivando um ensinamento daquilo que sabe e é sua essência. Utiliza-se para explicar seus ensinamentos a figura da parábola. Toma emprestado a figura de um agricultor, visto durante seu crescimento humano ter-lhe concedido visualizar o trabalho da agricultura em sua terra natal. Comenta que DEUS lançou com ELE a semente e, com sua graça certamente fará germinar. O ponto fundamental é o SEMEARembora o homem possa ceder o terreno e o trabalho, a vitalidade se encerra na Semente (Gn. 1, 11-12). Observe que não se dá importância, em Marcos, a qualidade do terreno, sim, SEMEAR o REINO de DEUS, que depois, por si, desenvolverá, tanto de forma individual, como coletiva. Pois esta vitalidade se processará segundo seu ritmo próprio, porque DEUS continua agindo para além do trabalho humano: "... eu plantei, Apolo regou, mas era DEUS quem fazia crescer ..."(1ª Cor. 3,6; Sl. 65, 10-12). A notícia firme e concreta para cada um de nós, é que o Reino de DEUS não crescerá pelo mero esforço humano, tão pouco se estende com violência. Necessário é 'DEIXAR CRESCER'. A raiz é o verbo 'DEIXAR', não impor, não destroçar, ou seja, nada humano. Aqui permeia um convite a ESPERANÇA (Tg. 5,7; Jl. 4,13). Como se diz em um ditado humano: "A Esperança é a última que morre".
Depois, com outra parábola JESUS manifesta a certeza de que o Reino de DEUS, fixada no ritmo do crescimento. coloca-se uma comparação visual com o acontecimento presente. Leva a observar a desproporção do tamanho da semente e a planta na qual se converte. Traduzindo, inicia com uma semente concreta, pequena; mas quando se põe a descrever a planta, sugere a extensão majestosa de uma árvore frondosa, que é o Reino de DEUS (Ez. 17,23; 31,6; Dn. 4, 12-21). O paralelo é o seu pequeno rebanho, que dará origem a um reino imponente que abrangerá todos os povos da terra (Dn. 4,9.18).
JESUS nos convida a confiança ativa em relação ao REINO de DEUS, cujo paralelo não possui relação no que se vê no presente e que se formará no futuro. Se pudessemos observar um crescimento de uma semente, colheriamos uma conclusão de que ela cresce lento e silencioso, mas seguro. A intenção do Messias era colocar que é nesta confrontação da proporção do tamanho é que dará respaldo no testemunho (Semente: pequena; Planta; robusta).
Olhe irmãos, um insucesso presente aos olhos humanos, não será avaliado da mesma forma segundo os critérios de DEUS. Melhor, aqui esta a bela e suprema GARANTIA de sua autenticidade. Nisto podemos ressaltar que existe a melhor ação de DEUS, sempre quando observamos a desproporção entre a pobreza dos meios em confronto com a ardua tarefa de anunciar. Portanto, em vez de agitação, serenidade; em vez de indolência, esforço; em vez de desânimo, certeza de Fé.
A conclusão dos discursos acima: O REINO de DEUS vem, mesmo sem a nossa oração. Assim, também, que não é apenas na CAPACIDADE, puramente intelectual, que se perfaz sua concretização, pois para sua efetivação, necessita de uma disposição do ouvinte para aceitar o ensinamento.
REFLEXÃO: Quantas vezes julgamos o resultado de uma obra pelos nossos próprios conceitos de vitória? Quantas vezes, ousamos, dizer que nossa opinião será sempre a mais correta e concreta, segundo a vontade de DEUS? Somos detentores de toda a verdade? Somos, conforme existe em Gênesis, deuses, senhores da vida e da morte? Esta na hora de confiar, e esta ação sobrepõe uma reação, o de colocar as mãos em obras. Confiar sem efetivar nenhum esforço não possui valia. Muitos querem estimular, apenas mandando os outros fazerem seus próprios esforços, e você que ordena. O que fez e o que faz? Em vez de exigir, faça primeiro, e com mais vigor do que se exige. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com