segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

MC. 8,11-13

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Magnifica manhã para meditarmos a Santa Palavra de DEUS. Hoje a Igreja celebra a memória de dois Santos. Sto CIRILO (Monge) e Sto Metódio (Bispo). Os dois são irmãos consaguíneos, sendo enviados pela Igreja de Bizâncio em missão aos eslavos, cumpriram a mesma traduzindo a Bíblia nesta língua nativa, como também celebravam nesta língua a liturgia. Laçaram as bases de verdadeira cultura cristã popular. Graves dificuldades impediram seu apostolado. Procruaram, então, o apoio de roma, em que o Papa Adriano II autenticou-lhes sua metodologia apostólica (liturgia) CIRILO morreu em Roma; Metódio feito Bispo continuou a missão inicial, nunca se afastando das normas essenciais do apostolado cristão. Perfez com maestria a adaptação da mensagem à cultura dos povo, valorizando os pontos de contato do Evangelho com a mentalidade popular, rejeitando a uniformidade na busca da unidade. SÃO CIRILO e SÃO METÓDIO, ROGAI POR NÓS.
Façamos a nossa oração: "Ó DEUS, PELSO DOSI IRMÃOS, CIRILO E METÓDIO, LEVASTES A LUZ DO EVANGELHO AOS POVOS ESLAVOS; DAI-NOS ACOLHER NO CORAÇÃO A VOSSA PALAVRA E FAZEI DE NÓS UM POVO UNIDO NA VERDADEIRA FÉ E NO FIEL TESTEMUNHO DO EVANGELHO. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Amém.
Marcos perfaz nova cena de uma interprete discussão entre JESUS  e os seus adversários. Aos Fariseus de consistência teimosa e mal-intencionada não conseguem visualizar os milagres feitos por JESUS, em que seu intuito é querer comprovar acerca desta missão de CRISTO; Será Profética ou messiânica? Como legitimação de sua atividade pedem um sinal do céu, que se traduz de um milagre não feito por CRISTO, mas diretamente do céu, de DEUS, e que, por este motivo, considerarão um inequívoco. Existem paralalelos no AT, observe a atitude do rei Acaz (Is. 7,11) e o pedido de Gedeão (Jz. 6,36-40). O intuito deste pedido é para colocar JESUS em prova, para comprometê-lo, certos de que DEUS não fará nenhum milagre em favor dele.
Advêm seu suspiro, que expressa comoção interior (Dt. 32,5.20). Diante de tanta obstinação, CRISTO afirma solenemente que DEUS não concederia tal sinal, porque seria inútil, neste ponto encontramos um passivo teológico, ou seja, O AGENTE é DEUS. No seu contexto o que Marcos quer sublinhar é a INCREDULIDADE, pois "Quem não quer crer, nenhum sinal vale". Por esta causa, vai-se embora de barco para outro lugar, na busca de pessoas com coração mais abertos.
REFLEXÃO: JESUS se debate com a INCREDULIDADE. Será que hoje não se constata o mesmo? Esta INCREDULIDADE possui raiz, que será a CEGUEIRA, de uma firme tomada de decisão, e da desatenção para aquilo que é pronunciado como Palavra Divina. Portanto, a mensagem de JESUS não é acolhida profundamente (lembre-se da semente que cai na terra). No caso os Fariseus, ou melhor, muitos de nós, querem colocar à prova, recusam o que lhes é ofertado por DEUS, mas por não conseguirem enxergar, pretendem estabelecer suas próprias normas do que deve ser advindo pro DEUS. Falta abertura, humildade, confiança, adesão livre. quantas vezes não observamos atitudes farisaicas de alguns que respiram a verdade, e por isto, são aqueles que possuem capacidade de reconhecer o que advêm ou não de DEUS. Os outros que não estão em sintonia, NÃO PODEM REPRESENTAR A VONTADE DIVINA. Uma lástima! E JESUS confirma isto com seu SUSPIRO. Então se afasta, respeitando a decisão humana, mas dá a entender que esta decisão impede o encontro e a salvação. Quantas vezes aconteceu e acontece isto em muitos movimentos? Se não estou em acordo com as normas, digamos, impositivas, estou alijado, excluído, por não compactuar com o 'verdadeiro' pensamento divino 'deles'. Será que este juízo de JESUS sobre o fechamento do homem acaso não será também terrível no que toca à nossa geração? O QUE PODEMOS FAZER? Será que consiguiremos abrir os corações para a busca humilde e desinteressada do bem, da verdade, da salvação? PENSE NISTO. DEUS TE ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com