segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O ALTRUISMO

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! BOM DIA. Nesta manhã, DIA da beleza de toda criação, vamos continuar nossa formação pessoal. Falaremos sobre o Altruísmo. Seu conceito é a capacidade de se doar, de cuidar e proteger quem nos cerca, ou seja, poderíamos traduzir como um segredo da afetividade social, pois representa um reflexo de nossa humanidade. Quanto mais ególatras ou individualistas nos tornamos, mais expressamos nossa natureza animal ou instintiva. E nesta relação, onde você se encontra?
O altruísmo efetiva uma ação solidaria com quem falha, faz-nos sentir a dor e o sofrimento do outro, retirando-o do isolamento, incluir, encorajar e estimular. Poderíamos afirmar que seria um desenvolver da paixão pela humanidade e a capacidade de se colocar no lugar do outro. Portanto, podemos, assim, caracterizar as pessoas que NÃO SÃO portadoras desta virtude, aquelas:

1) Que amam mais o poder;

2) Quem controla demasiadamente pessoas;

3) Quem utiliza o poder político, cientifico e social para se promover, subjugando seus concorrentes;

4) Quem apenas enxerga aparências;

5) Quem conota como sacrifício a ação de doar e contribuir para o próximo;

6) Quem sempre desqualifica a vida do outro e não aposta na vida;

7) Quem é rápido em reclamar e lento para agradecer.

Na analise acima percebemos que pessoas altruistas não espoliam os próximos, não sugam e exploram quem amam. Veja isto não significa ser tolo ou ingênuo, mas do contrário, são realistas. É o reconhecer a dádiva da vida, aprenderam a arte de agradecer, e por isto, aprenderam a arte de se doar, pois sentem prazer em fazer os outros felizes. O contrário são aqueles que gostam mais de apontar os dedos, de julgar, de denunciar as falhas, e que serão os últimos a abrirem os braços para acolher.
Devemos deduzir que para ser altruísta deve a pessoa possuir uma capacidade de perscrutar os seus sentimentos, e nisto poder se colocar no lugar do próximo. Quando tal fato não acontece, ocorre uma projeção de sua auto-agressividade ao seu redor. O que analisamos que, infelizmente, somos treinados muito mais para julgar e criticar, mas nunca tivemos orientações para aprender a perguntar sobre o que se sente ou o que realmente gostaria de dizer.
Como são geradas tais situações? Compreenda que os comportamentos que são assimilados por nos incidem sobre o sistema sensorial e acionam o gatilho da memória, que geram várias janelas. Portanto, são estas experiências ou janelas vivenciadas que dão significado ao objeto exterior. Qual o significado desta dedução?

1) Interpretamos os outros a partir de nós;

2) O estado emocional, o grau de motivação e o ambiente social influenciam as janelas que abrimos;

3) Os pensamentos gerados possuem aspecto virtual, ou seja, tenta definir, conceituar, mas jamais atingem a realidade;

Traduzindo, o que pensamos do outro não é a sua realidade, mas um sistema de interpretação que pode diminuí-lo (desumanizá-lo) ou aumentá-lo (divinizá-lo).
Reflita, sempre há um tesouro enterrado nos escombros daqueles que sofrem. Valorizar a vida e respeitar as diferenças serão sempre fundamentais para a maturidade humana, e como conseqüência efetivar a missão nobre da humanidade, que é o de se colocar no lugar do próximo.
Pense que o altruísmo não se ensina oralmente, mas através da transmissão de exemplos de vida. Uma boa educação, unida á ética e ao altruísmo constrói um sujeito solidário, aberto. É uma verdadeira educação, que estimula a aptidão crítica do sujeito. O contrário, o individualismo, é fonte de transtorno psíquico.
A solidariedade é, e sempre será fonte de saúde emocional, que se torna um passo além da tolerância, e esta será uma atitude de respeitar o outro. Portanto ser solidário é procurar o outro e participar da sua história.
Não trabalhar o altruísmo significara o desenvolvimento de duas situações extremas: INSENSIBLIDADE e HIPERSENSIBILIDADE. Estas são armadilhas que bloqueiam o EU. A primeira exclui os outros, enquanto a segunda as superprotege. O primeiro fere facilmente os que rodeiam, já o segundo fere a si mesmo para proteger o outro. Por fim, enquanto o primeiro é um carrasco, o segundo é algoz de si.

Exercícios para o dia-dia

1) Comece a avaliar o prazer de se doar ao próximo, cuidar e proteger os outros.

2) Buscar envolver em atividades que buscam a valorização do ser humano.

3) Buscar uma atitude de escutar o outro. Aproxime-se de alguém e procure escutar mais, e entender a realidade do próximo, fazer um com ele.

4) Praticar a oração dos sábios, o SILÊNCIO.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com