quinta-feira, 3 de março de 2011

MINISTÉRIO = SER SERVIÇO (Conclusão)

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Caríssimos Irmãos, adentremos em mais uma fase da formação de Liderança. Volto a mencionar que o conteúdo em questão fora extraído do meu Livro: MANUAL DO LÍDER SERVIDOR. Agora, vamos dar continuidade na meditação deste art. 31.
Cap. 31. “... de modo incansável (4) com os doentes, as crianças, os hóspedes e os pobres: (5) que ele saiba (6), com certeza, que no Dia do Juízo Final (7) terá de prestar contas por todos eles”.

4) Gerar Criatividade: Liderar é fazer a criatividade fluir, criar asas. O líder deve ser alguém que consegue ver além da realidade comum, e que estimula os seus a guiarem-se da mesma forma. É o despertar de novas capacidades, buscando encontrar novas soluções para ser mais serviço. Mesmo que o líder não seja criativo, deve estimular à formação de um ambiente propício a criatividade.

5) Curar: Significa ajudá-las a despertar a vida mesmo na doença. É o estar integralmente a disposição para a pessoa necessitada, é o estar preocupado de forma incansável .
O Líder deve usar todo o coração para cuidar dos doentes e pobres. Fica a questão: Como quem lidera lida os seus liderados? Como os incentiva e os ajuda a se curarem? Aqui não basta apenas tolerar, suportar, mas deve dar total atenção aos que estão ‘doentes’ , ajudando-os a viver, dando a ele um trabalho mais adequado a sua capacidade, que lhe traga prazer no fazer.

6) Delegar: Neste tópico aparece uma qualidade da liderança, que é o de fomentar o desenvolvimento de capacidades individuais. Necessita-se ter uma visão ampla das potencialidades dos membros, deve-se analisar o funcionamento geral, para buscar alternativas necessárias, e de forma particular, conduzir os liderados a um desenvolvimento próprio do seu bem-estar.

7) Educar e Acolher: A Liderança aqui explanada possui intima relação com o educar, pois uma boa Liderança favorece o crescimento e amadurecimento na vida das pessoas envolvidas. O Líder sempre será responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos liderados, pois deve conduzi-los para fora . É o incentivar; é o desafiar no processo de desenvolvimento; é o impedir que fique estagnado ou tome rumo errado. Sobressai a qualidade do zelo, referido acima, onde o liderar é ter o cuidado, observando aquilo que o liderado necessita de fato e para aquilo que faze-o bem, nunca impondo limites com ameaças , do contrário semeia-se o ódio e ressentimento. Então, o cuidado e o zelo desemboca no saber receber bem a qualquer um que necessita de auxílio, para ajudá-lo a encontrar suas raízes.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com