domingo, 20 de março de 2011

IDENTIDADE RCC = NOVO PENTECOSTES

GRAÇA E PAZ (חסד ושלום)! Estamos quase no término de nossa Formação sobre a IDENTIDADE da RCC. Estudaremos o por que fomos considerados como a "PRIMAVERA da IGREJA", e nisto entenderemos o como seremos a verdadeira expressão de SER IGREJA CATÓLICA.
Na verdade podemos expressar que somos os herdeiros do Movimento Pentecostal Apostólico que marcou o fundamento de nossa Igreja. E como todo movimento é necessário compreender qual a nossa VOCAÇÃO? Pelo o que observamos nos conteúdos dos cantos, pregações, orações, etc., fica claro que é a EVANGELIZAÇÃO. SERÁ? Não. Sabemos que depois de experimentarem o PENTECOSTES sobreio aos Apóstolos esta ação Evangelizadora. Ora, a Evangelização é FRUTO do PENTECOSTES. Sendo assim, não poderíamos, apenas, resumir, que a Vocação da RCC seria apenas a Evangelização, pois esta, também, é FRUTO da EFUSÃO do ESPÍRITO SANTO experimentada na RCC. Portanto, a real VOCAÇÃO DA RENOVAÇÃO É: "A RENOVAÇÃO DO PENTECOSTES AÓSTÓLICO PARA TODA A IGREJA". Mas o que quer significar esta vocação para toda a Igreja. Possui o signficado de que ao olharem para RCC animem-se a EXPERIMENTAR O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO e a PRATICAREM SEUS CARISMAS en suas pastorais e movimentos.

Todos nós sabemos da improtância do PENTECOSTES para a nossa Igreja, ou deveríamos ter, pois se desconhecemos tal fator primordial do nascimento, já damos um passo para nos disassociarmos do corpo de CRISTO. Para a realização do PENTECOSTES é necessário alguns pontos essenciais: 1) ANTECEDENTES BÍBLICOS; 2) PROMESSAS DE DEUS; 3) CUMPRIMENTO DAS PROMESSAS; e 4) FRUTOS PENTECOSTAIS.
O primeiro tópico essencial já observamos na esperança e disposição, do desejo convertido numa vontade, mesmo que pequena, de experimentarmos o acontecimento do livro dos Atos dos Apóstolos (2, 1-41). Vemos que durante toda a história da Igreja, sempre fora esculpida com um estágio, mesmo que pequeno, de uma renovação nos átrios da Igreja. Poderíamos citar tantos (Francisco, Bento, Agostinho, etc.). Que desencadeou com a promoção eclesiastica do Concilio Vaticano II, que serviu de base para o acontecimento ocorrido em 1967 (MANSFIELD, Patti G. COMO UM NOVO PENTECOSTES. 1993). No qual aconteceram vários episódios que desembocaram na preparação do regresso da Espiritualidade pentecostal (Sinais visíveis da presenaç do ESPÍRITO SANTO).
Quanto ao segundo elemento essencial, as promessas, poderemos enumerar os percalços efetivados por DEUS, para CONCLUIR o seu intuito. Seu início, advêm da mensagem direcionada à Beata Freira ELENA GUERRA, designada de "APÓSTOLA do ESPÍRITO SANTO". Inspirada por DEUS  a escrever ao Papa Leão XIII para que renovasse a Igreja, com um culto profundo à TERCEIRA PESSOA da TRINDADE (doze cartas confidenciais ao Papa Leão XIII entre os anos de 1895 a 1903). Deus deu à Irmã Elena a visão de que a Igreja seria um permanente cenáculo de oração.
Após o início das correspondências de Irmã Elena, Leão XIII publicou o documento "Provida Matris Caritate", no qual pedia que toda a Igreja celebrasse entre as festas da Ascensão e do Pentecostes solene novena ao Espírito Santo. Posteriormente, publicou a Encíclica "Divinum Illud Munus", preparação para a passagem do Séc. XIX ao Séc. XX. Dando origem ao HINO LITÚRGICO "VENI, CREATOR SPIRITUS", que se transformou no ato de consagração do Séc. XX ao ESPÍRITO SANTO.
Igualmente, outro cumprimento das promessas divinas, fora a eleição do Bispo ANGELO RONCALLI para ser o novo Pastor da Igreja, recebendo o nome de JOÃO XXIII. Dele, por ação do ESPÍRITO, convocou um Concílio Ecumênico em Roma, cuja denominação seria CONCÍLIO VATICANO II. Neste Concílio foram formulados documentos embasadores para a fundamentação dos pontos cruciais do PENTECOSTES (CARISMAS).
O Terceiro ponto essencial, ou seu cumprimento, desenvolveu-se no ano de 1967, em um retiro de estudantes da Universidade do ESPÍRITO SANTO de Duquesne (Pensilvânia, EUA), formada por Professores, intelectuais e estudantes. Válido lembrar, que quem dirigia a Universidade de Duquesne eram a Ordem Missionária dos Padres do ESPÍRITO SANTO, cujo lema era: "É O ESPÍRITO QUEM VIVIFICA" (SPIRITUS EST QUI VIVIFICAT). Depois, em 1969, este novo modo de ser Católico chegou ao Brasil em três cidades: Campinas (SP); Campo Grande (MS)e uma cidade do interior do Amazonas. E depois, a realização do primeiro Congresso nacional em 1974, e hoje pode ser vista em todo o Brasil sua obra e realização.
Para terminar, devemos falar dos FRUTOS. Hoje presenciamos um novo ardor missionário tanto na Hierarquia, como nos leigos. O desenvolvimento da evangelização. Formação de comunidades e Grupos de Oração. E a observação de muitos, muitos CARISMAS visíveis e inteligíveis.
Disto tudo explicitado podemos deizer que a RCC é um verdadeiro KAIROS para a Igreja nos tempos atuais. É a manifestação viva, palpável do ESPÍRITO SANTO no seio da Igreja de JESUS. AMÉM. DEUS VOS ABENÇOE.

Nenhum comentário:

POSTs RELACIONADOS

2leep.com